ITAJUÍPE: RAIMUNDO DA AABB DEIXA OPOSIÇÃO DE CALÇAS CURTA E SE ALIA A GILKA BADARÓ

​Na Sessão da última quinta-feira (29/05), aconteceu um fato inusitado e nunca visto antes na história das legislaturas daquela Casa Legislativa. Após uma discussão efervescente entre o edil Raimundo da AABB (PDT) e o edil Pádua da FM (PTN) tendo como cerne da discussão a matéria polêmica de autoria do edil Pádua da FM que há poucos dias atrás protocolou um Requerimento de nº 04 na Presidência da Câmara Municipal, no qual o mesmo pede vistas as prestações de contas de 2013, em relação a gastos com diárias e suas justificativas, por parte dos edis: Portela, Léo da Capoeira, João Magalhães e Ivan Júnior, na ordem de mais de R$3.000,00 (Três mil reais), gastos com os quatro Vereadores que fazem oposição ao Governo Municipal, cujas justificativas dos mesmos na Prestação de Contas foi a ida da Bancada de Oposição até a Assembleia Legislativa do Estado. Segundo o nobre edil Léo da Capoeira, esclareceu nas suas palavras na sessão de quinta-feira, que foram até o Gabinete do nobre Deputado Claudio Cajado. Mas, o que mais chamou a atenção nas justificativas das diárias dos nobres Vereadores, foi o fato dos mesmos informarem nas suas declarações terem ido à empresa Bahiagás tratar de “assuntos de interesse deste município” e no momento da tensão na Câmara ninguém informou ou comentou detalhes desse ocorrido.

Por parte do nobre edil Raimundo da AABB, na sua justificativa, o mesmo esclareceu que depois da sua posse até a data atual, solicitou a Mesa Diretora da Câmara, apenas meia diária, cujo valor recebido foi de R$143,10 (Cento e quarenta e três reais e dez centavos), para participar de um Seminário Regional de Vereadores que aconteceu na cidade de Ibirataia, no ano passado, com a presença de alguns Vereadores. Assunto esclarecido.

O que ninguém conseguiu entender na hora, no calor das discussões, justamente quando escassearam as tentativas de argumentos, irritações, pressão alta, por parte da bancada de oposição composta pelos edís: Portela, Léo da Capoeira, Ivan Júnior e João Magalhães, foi quando o nobre edil Raimundo da AABB subitamente, apresentou um documento em mãos e em alto bom som falou: “Publiquem nos blogs, no face, nos sites, nas rádios... Eu Raimundo da AABB, consciente das minhas decisões, nesse exato momento ENTREGO O MEU CARGO DE 2º SECRETÁRIO DESTA MESA DIRETORA... Minha decisão é irrevogável, sou um homem de palavra, não volto atrás. Só Deus e eu sabemos o porquê da minha decisão. O futuro a Deus pertence.”

Raimundo da AABB, com certeza tem seus motivos inconfessáveis para tal atitude, que pegou todos de calça curta. De uma coisa é certa, ele devolverá a meia diária solicitada legalmente para o evento legislativo na cidade de Ibirataia, assim o mesmo anunciou. “Vereador ganha muito bem, não precisa de diárias para se locomover não, eu mesmo fui a cidade de Caatiba visitar alguns jovens num Centro de Recuperação e toda a despesa foi por minha conta.” Finalizou o nobre edil Raimundo da AABB. Silencio total, todos emudecidos e pegos de surpresa. Duas perguntas que não se calam: Quais assuntos foram tratados de real interesse do município de Itajuípe na Bahiagás em Salvador?

Coincidentemente a ida dos Vereadores da Bancada de oposição ao Governo Municipal irem ao Gabinete do Dep. Claudio Cajado que foi o autor da emenda da pavimentação do Bairro Acácio Almeida (Novo Itajuípe)? Nos bastidores da política local é o que se comenta, muito estranho a retirada da emenda de autoria do nobre Deputado que culminou com a paralisação da obra. Mas a força política da Prefeita Gilka Badaró e apoio dos Deputados: Geraldo Simões (Federal) e Zé Neto (Estadual) mais de 1 (Milhão) de reais já foram assegurados para a pavimentação do bairro e o saneamento parcial. Com certeza a Prefeita não se cansará até conseguir a totalidade do saneamento do referido bairro. Raimundo da AABB desceu da bancada da Mesa Diretora para assentar-se embaixo ao lado do companheiro Gean Vasconcelos e toda a bancada governista. Foi uma atitude corajosa do Vereador! Com certeza todo o seu eleitorado e a comunidade como um todo compreenderá e apoiará a sua decisão.


NA BERLINDA

Tem  três vereadores dessa gestão que está na berlinda. A qualquer momento eles poderão ser notificados e indiciados por desvios de verbas. Nesses processos envolvem empreiteiras, Emasa, e enriquecimento ilícito. A jiripoca vai piar.

PREFEITURA APRESENTA PROJETOS MENTIROSOS NA TENTATIVA DE LUDIBRIAR O POVO

A cidade tombada está tombando! E cada dia que passa a situação fica pior, o governo tenta ludibriar o povo com projetos, mas projetos não paga as contas de ninguém, me refiro aos míseros salários dos estagiários que estão atrasados. Projetos não concertam os pontos de ônibus, não tapam os buracos, não melhora a saúde. Adianta projetos, e os postos de saúde sem médicos, sem medicamentos, têm deles que não tem seringas, algodão, vacinas, e nem água para o povo beber, a farmácia de medicamentos psiquiátrico está falida nunca tem remédios controlados. Aí eles reúnem uma turma de trouxas para apresentar projetos que só ficam no papel. O povo não quer projetos não, o povo quer ação, atitudes imediatas. Observem a situação desse ponto de ônibus (foto) na Praça Camacan estamos terminando o ano e nenhuma providências foi tomada. Observem os semáforos da cidade 98% quebrados, o colégio municipal do Bairro Santa Inês está caindo aos pedaços, e aí eles aparecem com projetos para desviar as atenções das pessoas com promessas mentirosas em ano eleitoreiro. Vocês não vão passar mel em minha boca, porque eu não vou me vender para vocês nunca, não tem preço que pague minha postura em relação a essa digestão.

VEREADORES SE TRAJAM COM FALTA DE RESPEITO NAS SESSÕES PLENÁRIAS

A câmara de vereadores está tão desmoralizada que está afastando o publico cada vez mais das sessões plenária. Eles colocam leis aonde a lei não impera, os próprios vereadores se apresentam nas sessões com trajes inadequados para um legislativo. Tem deles que se apresenta ao público de calças jeans, e camisas gola polo como se as sessões plenárias e a sala de comissões fosse uma festinha qualquer. A moralidade não impera dentro da casa do povo, então como pode exigir que o povo venham vestidos de maneiras adequadas se os mesmos não dão exemplos? Tem funcionárias se vestido  como se fosse para uma boate. Na verdade não tem ordem é tudo levado de qualquer jeito. Mas quando se fala que o Prefeito vai estar presente na Câmara eles tiram o paletó com cheiro de naftalina do guarda roupas, e se apresenta como se o Prefeito fosse um DEUS, quanto ao publico que ali vão assistir aos espetáculos miraculosos das sessões ficam a se perguntar: "e pode um vereador se vestir desse jeito para dirigir uma sessão"? NA VERDADE A CÂMARA É UMA VERDADEIRA CASA DE NOCA. OU QUEM SABE UM CIRCO DE QUINTA CATEGORIA.  

MUDANÇA NO ITINERÁRIO DO TRANSPORTE COLÉTIVO


Itinerário dos transportes Coletivos via Av. Aziz Maron contorno via Câmara Municipal sentido Av. Mário Padre, é Pedido de Providência de autoria do Vereador Antonio Cavalcante atendido pelo Secretário Clodovil Soares, desde já o Vereador agradece também ao Diretor de tráfego do Setran Tomaz Fernandes. 

Vereador Antonio Cavalcante leva ao conhecimento da população Itabunense que foi atendido pelo Secretário Clodovil Soares ref. ao Pedido de Providência nº 361 de 20/05/2014. Desde já agradece também ao Diretor de tráfego o Senhor Thomas Fernandes pela colaboração para que tudo isso de fato tornasse realidade. Parabéns Setran.
Assessoria de Comunicação do Vereador Antonio Cavalcante, em 30 de maio de 
2014.

MOÇÃO DE PESAR

Moção de Pesar enviada pelo Vereador Antonio Cavalcante a família do soldado Pm Jeferson Amaral e Policiais do 15º BPM de Itabuna.

ALFINETADAS "VENENOSAS"

*BATATA QUENTÍSSIMA
>Tem Vereador nessa gestão que não aguenta ver um estranho engravatado na sessão plenária ele pensa logo que é um Oficial de Justiça com mandato de busca e apreensão...Três deles estão com a batata quentíssima...

*LIVRE
>Soldado Marco Prisco acaba de ser solto. Demorou até demais esse Governo vai receber o troco nas urnas...Qual foi o crime que Prisco cometeu??

*SEM DRT
>Uma rádio AM de Itabuna tem vários radialistas exercendo a profissão sem a tão famosa DRT. Umas das funcionárias que exerce a profissão indevida mora em São José da Vitória e se chama Carla Meneses, autoritária e presunçosa.

*INAUGURAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE
>O prefeito Vane, um verdadeiro Marionete do PCdoB, fez o gosto de Davidson Gá$$,esse querendo se aparecer e inaugurou algo inacabado, e pior algo que não tem médicos e nem remédios. Lembrando que quem administra a secretaria de saúde e seus recursos é o ambicio$$$o PCdoB.

*POSTO DE SAÚDE
>A Unidade de saúde Dilson Cordier (caixa d’água) foi reinaugurada por Renan e inaugurada por Dr. Plínio na última sexta, também já fechou novamente. Ninguém sabe o porque de tanto (des)comando da saúde.

*VIDRAÇAS E GAFANHOTOS
>Nas gestões de Fernando e Azevedo os comunistas partiam para o ataque sem trégua, faziam zuadas na Praça Adami, nas portas dos bancos, na entrada da Prefeitura, nas portas de colégios erma uns verdadeiros estilingues, hoje eles são uns verdadeiros GAFANHOTOS E VIDRAÇAS...

*PROPINEIRO
>O descarado do Flávio Lopes (a região) foi até a Câmara de Vereadores e fez a seguinte proposta para o Vereador Carlito do Sarinha...Você me paga e eu esqueço você e as pessoas ligadas ao seu gabinete se referindo a Joelma Reis...Carlito disse não pra ele.

*AMIGOS?
>Muitos tolos abrem suas bocas para dizer que é amigo de deputado tal e politico tal...Politico nunca foi amigo de eleitor, isso é notório, eles só querem seu voto seus trouxas...

*EX-POBRE
>Tem um secretário de Vane que era pobre trabalhou na Prefeitura de Ilhéus, hoje dar aulas em faculdades e se tornou um homem rico...Como enricou de repente ninguém sabe...

*DESTAQUES DA CÂMARA DE VEREADORES
>Os vereadores que mais se destacaram nessa gestão como os piores e uma vergonha: 1º Nadson Monteiro 2º Joílson Rosa 3º Junior Brandão 4º Socorrinho 5º Pastor Francisco esses são considerados os piores até suas oratórias são sem sentido, sem pudor, sem nexo, e sem perspectiva de subir no ranking. Aliás, nessa gestão de 21 edis apenas 4 ou cinco podem retornar ao segundo mandato, mas isso terão que continuar a ser diferentes andar debaixo da virilha do Prefeito.

E-MAIL - O DASABAFO DE UMA ESTAGIÁRIA DA EDUCAÇÃO DE ITABUNA

Estagiários das escolas municipais de Itabuna contam que estão há 3 meses sem receber pagamento da prefeitura. Revoltada com o ocorrido, uma estagiária mandou esse e-mail para divulgar um desabafo, e um pedido ao prefeito.


DESABAFO
"senhor excelentíssimo Prefeito claudevane, imprensa local e autoridades responsáveis pelo pagamento dos estagiários: quero por meio destas linhas expressar sobre o que vem ocorrendo no nosso município na área da educação. Nós estagiários das escolas municipais, estamos completando 3 meses sem receber aquilo que é nosso por direito,onde me envergonho até em dizer quanto recebemos! pergunto aos senhores que honra vocês estão dando a classe de trabalhadores das quais dependem todas as demais? Será que não pensam que pagamos 4 anos de curso, mais passagem para nos transportar até as escolas e para irmos para faculdade? Até mesmo aqueles que se preparam para tornar-se um educador através da UESC pagam transporte! Ou será que voam para chegar ao serviço?

Quero demostrar minha indignação com este desrespeito com estudantes que se prepararam com amor para docência. Mas me pergunto como um estado diz que deve garantir a criança e ao adolescente direitos, como por exemplo: a educação para todos para o cumprimento de sua cidadania, alegando que este é um direito social que ainda tem por estímulo o valor da igualdade entre as pessoas? Mas onde está essa igualdade, onde jovens como eu trabalham na área educacional e não recebem o que é seu? Enquanto muitos outros servidores recebem corretamente o seus honorários.

Sabem senhores a bíblia diz que: o operário é digno do seu salário (Lucas: 10,7), porém, devo salientar que o nosso não chega nem a ser salário, enquanto em outros lugares fora da Bahia estudantes de pedagogia e docência recebem em seus estágios mil reais de auxilio por mês, enquanto o nosso é negado e negligenciado, pasmem, não chegam nem a 500 reais para estagiários em escolas. Porém, no ano de 2013 os pagamentos foram pagos corretamente , onde está o erro? Por fim, assim desejo tornar público este desabafo!!! Que o senhor DEUS os façam cumprir os seus papéis como representantes do povo!!!!!"

SERÁ QUE É MAIS UM FRAUDE?

Essa é a página da consultoria da seleção de endemias da Prefeitura Municipal de Itabuna. Lembrando que o grupo Excellence não tem endereço, nem CNPJ e o telefone nunca atende. Os inscritos apenas tem informações sobre o dia e horário da prova (08\06\2014, às 13:00 horas), sendo local ainda indefinido, boatos "afirmam" que será na FTC, além de vários erros no edital de abertura, a Prefeitura não dá informação em sua Home-Page, dando a impressão de mais uma fraude em concurso público. Atenção Ministério Público.

VEREADOR PODE SER INDICIADO POR CRIMES CONTRA OS ANIMAIS

A ABRAPA -Associação Brasileira Protetora dos Animais,  existe desde 1999. A diretora Kátia Lira está preparando um dossiê no qual constam muitas sujeiras deixada pelo Vereador Joílson Rosa quando presidente do Zoonoses tipo maus tratos aos animais e até execução. O documento será entregue a justiça a qualquer momento, e o Vereador vai ter muito que se explicar. É esse o Vereador que está querendo ser presidente da Câmara? Eu aprovo a atitude da senhora Kátia Lira, esse tipo de gente tem que pagar pelos crimes cometidos contra os animais.

BURACO DE VANE

Esse buraco fica na Rua Nina Barreto, no Fátima. A rua é uma travessa da Avenida Juracy Magalhães. Os moradores colocaram uma placa de alerta com uma frase bastante conhecida nesse governo. O BURACO DE VANE. No dia em que o povo dessa cidade parar de votar errado talvez os buracos de seja lá quem for não apareçam mais.

POSTO DE SAÚDE DO SANTA INÊS - A VERDADE








Alguns blogs de Itabuna publicaram que o teto do posto de saúde do Bairro Santa Inês tinha desabado. O Azulzinho Noticias foi hoje checar de perto, não houve desabamento do teto, tudo no corpo físico do posto está perfeito, o piso, as paredes, o local que os morcegos faziam a festa está perfeito, a cozinha foi reformada, tem até sala para os agentes de saúde. Porém o que falta é inaugurar de verdade, com médicos e medicamentos no geral.

VEREADOR CÉSAR BRANDÃO PARTICIPA DE 23º SEMINÁRIO DE MARKETING DA BAHIA

Com Tema: “Marketing nos Negócios. A Bola da Vez”. O 23º Seminário de Marketing da Bahia, promovida pela Associação Comercial de Itabuna, ACI e MVU – Promoção & Eventos, teve sua abertura nesta quinta-feira, 29/05/2014, no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que tem como objetivo de possibilitar encontros e abrir espaços para discussão com profissionais especializados. O vereador César Brandão, salientou a importância do evento para a região e parabeniza os organizadores. “está é uma ação de planejamento e execução integrada para o marketing na região”.

A VERDADE SOBRE O TRABALHO DAS MAQUINAS EM ITAJUÍPE

Como o blog Azulzinho Noticias mostra a verdade doa em quem doer. Um certo blog de Itabuna publicou uma matéria sobre as maquinas da Prefeitura de Itajuípe fazendo trabalho particular em um posto de combustível. Nossa equipe foi verificar a veracidade dos fatos e constatou que realmente as maquina estavam trabalhando, mas não a serviço do posto. A Prefeitura está fazendo o serviço de iluminação pública que pega da entrada do trevo até entrada da cidade, e as maquina estavam fazendo o serviço de terraplanagem ao lado dos postes, e fazendo a limpeza lateral da estrada. Portanto o blog se equivocou e foi infeliz em divulgar uma matéria mentirosa.   

ISSO É UMA VERGONHA NA CINQUENTENÁRIO

Quem observar essa foto direitinho, vai pensar que é um bairro periférico de Itabuna. Mas se enganou essa imagem fica na Cinquentenário em frente a  loja Gilmara. Aí eu pergunto quanto um Secretário está ganhando para trabalhar nesse governo? Eu perguntei trabalhar, e não ficar com o traseiro sentado na poltrona no ar condicionado, esperando o real cair todo mês. Me deixe viu!!!

ESCULHAMBAÇÃO


Avenida Inácio Tosta Filho centro da cidade uma esculhambação generalizada, de um governo que não está nem aí. Eu só queria que a ASCOM da Prefeitura mostrasse a realidade para o povo de Itabuna.

MAS AFINAL DE CONTAS, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Sem controle - O aumento de camelôs nas ruas de Itabuna fugiu do controle da prefeitura. Lojistas e pedestres não sabem a quem recorrer. A secretaria de Indústria e Comércio correu do pau, e diz que é problema é da Guarda Municipal, Sedur, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária. Na verdade de quem é mesmo essa responsabilidade? Sobre o shopping dos camelôs a construtora responsável está irregular então esse ano não vai sair do papel. É um jogo de empurra daqui, e mente dali, que tá parecendo casa de P... Governada por S...Umas coisa eu sei. Os camelôs foram a todas as reuniões, e até convocação feita pela Câmara eles se fizeram presentes, e nada foi resolvido, então não é mais de responsabilidades dos mesmos essa bagunça interna na Prefeitura. Esse jogo de empurra prova como tem Secretários despreparados dentro desse governo.“Doutor José Humberto Martins, se sua caneta não dá pra escrever, cai fora. Bote a viola no saco e dar meia volta, por favor.”

FOGO CRUZADO - CÂMARA DE VEREADORES DE ITABUNA


PROJETO DE LEI DISPÕE POLÍTICA DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE A PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

O vereador ilheense Cosme Araújo (PDT), elaborou e apresentou Projeto de Lei º 031/2014, hiper-abrangente que cria no Município de Ilhéus, o Programa de Políticas Públicas de Mobilidade e Acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência, objetivando a inclusão social da pessoa portadora de deficiência, de forma que todo cidadão, independentemente de suas limitações motoras, sensoriais ou mentais, conforme o disposto no artigo 5º do decreto federal 5.296 de 2 de dezembro de 2004, possa usufruir, com segurança, seguridade e conforto, de todos os meios.

Para o propositor, entende-se como suporte da mobilidade das pessoas portadoras de deficiência o corpo humano, auxiliado ou não por elementos específicos para seu deslocamento. Entende-se como pessoa portadora de deficiência aquelas definida na legislação federal específica, complementada pela legislação municipal.

Legislação – Conforme disposto na Lei 10.048 de 8 de novembro de 2000, e 10.098 de 19 de dezembro de 2000, regulamentadas pelo Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004, o Programa Nacional de Acessibilidade, deve-se buscar a integração e a cooperação com o Estados, e Municípios para a elaboração de estudos, diagnósticos e situação arquitetônica, urbanística, de transporte, comunicação e informação, visando a promoção e a normatização que busque o desenvolvimento urbano, com projetos de revitalização, recuperação ou reabilitação arquitetônica, com a necessária inclusão de ações destinadas à eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, nos transportes e na comunicação.

“Este projeto para a cidade de Ilhéus, busca a inclusão de todas as pessoas, permitindo, ainda, a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida”, orienta o autor do projeto, Vereador Cosme Araújo.
Fonte o defensor

NOTA PÚBLICA

O Partido Republicano Brasileiro - Bahia (PRB-Ba), através do seu Presidente Estadual, Márcio Marinho, esclarece que tomou conhecimento através dos veículos de comunicação sobre as denúncias, de assédio moral e sexual, formuladas por funcionárias da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, contra o atual secretário, Dr. Almiro Sena, fato que já está sendo apurado pelos órgãos competentes.

Esclarece ainda, por oportuno, que dentre os três nomes indicados pelo partido ao governador, à época, a escolha foi feita considerando a trajetória pública e profissional do secretário, que não possuía nada que o desabonasse moral e eticamente para a assunção do cargo.Por fim, o Partido aguardará com equilíbrio e sensatez o desenvolvimento da apuração pelos órgãos competentes.


Márcio Carlos Marinho
Presidente Estadual do PRB/Bahia

CRIANÇA MORRE DE DENGUE HEMORRÁGICA EM ITABUNA

E agora o que vão falar dessa morte de dengue hemorrágica de uma criança? Não existem culpados, o que existe são pessoas ganhando altos salários para combater a proliferação do mosquito transmissor. Uma criança vitima de pessoas que se dizem experientes sem compromisso nenhum com nossa cidade, ganhando altos salários sem resolver o problema. Agora a Secretaria de Comunicação tenta tapar o sol com a peneira, se justificando não sei de que, como se isso fosse trazer a vida da criança de volta. Hoje nós somos a segunda cidade da Bahia em infestação do mosquito da dengue, perdendo apenas para Salvador, espero que o Prefeito se sensibilize, e seja solidário aos familiares dessa criança, mas que também tome uma atitude em relação a essa direção de descompromissados que coordenam essa área. Eu nunca vir na história de Itabuna, tanta confusão e tantas mentiras como esta que existe dentro do PA central de endemias. Pronto! Aqui está o meu desabafo.

REFORMA DOS POSTOS DE SAÚDE

A unidade de Saúde do Santa Inês foi reinaugurada na sexta e fechada na segunda para dar continuidade aos trabalhos de reforma. Eu não sei onde estão o Conselho de Saúde e o Ministério Público que não agem. Antes, no governo de Azevedo graça e sua turma incomodavam a saúde, hoje o tal do Josivaldo (PCdoB) se cala e ainda quer ser candidato a deputado estadual. Me façam uma garapa de limão balão. 

PEDIDO DO VEREADOR ANTONIO CAVALCANTE É ATENDIDO


Vereador Antonio Cavalcante autor do pedido de providência referente a Instalação do Restaurante Popular do Bairro de Fátima, em parceria com a Prefeitura de Itabuna. Próxima matéria mostraremos pedido escaneado.


A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna iniciou as obras de reforma e adaptação de um imóvel na Rua Saturnino José Soares, no bairro de Fátima, onde vai funcionar, a até o meio do ano, a segunda unidade do Restaurante Popular com o fornecimento de mil refeições. As obras estão a cargo da Leve Construtora e Incorporadora Ltda., empresa vencedora do processo de licitação por tomada de preço.
O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, afirma que o projeto de inclusão da atual gestão prevê a ampliação da segurança alimentar da população com o fornecimento de alimentação saudável, rica em nutrientes e ao preço simbólico de R$ 2. "O prefeito Claudevane Leite é sensível e deseja melhorar as condições do povo, principalmente o que reside no entorno do Fátima", afirma, fazendo referência aos bairros Califórnia, Santa Inês, São Roque, Caixa d'Água, Parque Boa Vista, residenciais Jardim América I e II e vilas Vital e da Paz.

José Carlos Trindade lembra que a unidade do restaurante popular, no centro da cidade, reinaugurada ano passado também oferece mil refeições diárias, de segunda à sexta-feira. "Com a unidade do Fátima estamos expandindo os serviços que prestamos à população", explica, lembrando que cerca de 20 novos profissionais vão trabalhar ali para atender à clientela. Serão um diretor, um vice-diretor, nutricionista, dois cozinheiros, seis ajudantes de cozinha, seis auxiliares gerais, dois caixas e um almoxarife.

Quanto às obras, o secretário da Assistência Social informa que serão reformadas paredes, telhado e piso; revisadas as redes de energia elétrica e hidráulica e implantadas três caldeiras, duas câmaras frias e 12 cubas para o fornecimento da alimentação. "Esperamos atender à demanda diária e as necessidades daquelas comunidades de segunda à sexta-feira", afirmou.

PEC EXIGE CONCURSO PARA PROCURADORES E ADVOGADOS DE AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES

Proposta de Emenda à Constituição (PEC 373/13) que tramita na Câmara dos Deputados exige que os procuradores e os advogados públicos estaduais, distritais e municipais das autarquias e fundações públicas façam concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas as suas fases, para exercer a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federativas.
A PEC inclui esses profissionais – além dos advogados públicos incumbidos do assessoramento jurídico da administração direta dos entes federados e distrital – na mesma carreira em que hoje estão procuradores dos estados e do Distrito Federal. Com a função de assistência e assessoramento jurídico, eles passariam a integrar a Advocacia Pública dos Entes Federados, sendo regidos pelas mesmas garantias, direitos e deveres prescritos às outras carreiras.

Pela proposta, os procuradores e advogados públicos passariam a ter estabilidade assegurada após três anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho.
Atualmente, a Constituição Federal exige concurso apenas para procuradores dos estados e do Distrito Federal.

Efeito moralizador Para o autor da PEC, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), além de garantir direitos, a proposta tem efeito moralizador, uma vez que evitará, nos estados e municípios, contratações precárias e aleatórias, já que os procuradores e advogados públicos deverão ser estáveis, efetivos e integrar carreiras. Márcio Marinho argumenta ainda que os procuradores e advogados públicos, tanto da administração direta como da indireta, usufruirão de maior independência técnica se a Constituição reconhecer “a dignidade funcional que merecem, para bem exercerem suas missões”. “Nesse sentido, pensamos que a acolhida de nossa proposta beneficiará tanto o poder público quanto esses valorosos servidores, aos quais é confiada a nobre tarefa de zelar pelo bem público”, afirmou o deputado. Tramitação A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, seguirá para uma comissão especial e, depois, para votação em dois turnos no Plenário.

RONALDÃO DOA ALIMENTOS À CRECHE S.O.S CRIANÇA

Como já é de praxe o Vereador Ronaldão (DEM), faz sempre uma ótima surpresa ao visitar instituições de caridade na cidade de Itabuna. Desta vez foi  a creche S.O.S  CRIANÇA, localizada no bairro Nova Califórnia, cuja a qual recebe uma grande quantidade de crianças daquele e de outros bairros, mas infelizmente não recebe à devida atenção dos órgão competentes, pois há uma carência generalizada.
O Vereador ciente das necessidades  se deslocou à referida instituição  hoje, dia 29/05/14  com seu veículo lotado de alimentos e produtos de limpeza. Foi recebido com alegria e emoção, pois o que vale é ação.
Há a necessidade de se registrar essa ação caridosa, não só pra comprovar  a ação do vereador, mas também de estimular outras pessoas que tanto reclamam e se apegam á falácias, a fazer o mesmo... Ajudar de coração.

OLHA O ABSURDO QUE ESTÁ ACONTECENDO NA EMASA.

O diretor de finanças  Davi Pires, comprou vários celulares com valores absurdos para os diretores, gerentes e encarregados, que são de sua confiança. Mais o pior é que tem gerente e encarregados que não atendem o celular. E esse brinquedinho que ele comprou é de ultima geração e custa cerca de R$ 3,000,00  (três mil reais) para os diretores e os gerentes brincarem. Os funcionários desafiam qualquer um ligar para algum Diretor. Nem o gerente Administrativo Ricardo Benevides, ele mesmo ou próprio Davi atendem o celular. Só que eles se esqueceram de comprar um celular desse para o prefeito.  Sabe de nada inocente.

SABE POR QUE A LICITAÇÃO NÃO ESTÁ ANDANDO?

porque senhora Maria das graças não sabe nada sobre o assunto. Pois quem era pra assumir era o marido dela Divaldo Melo que é irmão da Secretaria de Educação e ai seria nepotismo, ou seja, mesmo ela assumindo é nepotismo e não está resolvendo nada, quando Celso Ataúlfo estava a frente em março, já estava todas as licitações pronta.

Agora sabe o que resta nada, pois estamos sem material pra trabalhar por falta de licitação dona Maria das graças esta dificultando tudo. Agora pergunto? Ela veio pra somar ou diminuir o governo Vane ?
Esse E-mail chegou até nossa redação.

ALFINETADAS "VENENOSAS"

>ALVARÁ DO TAXI QUE FOI DE JOELMA REIS
*Vem aí uma noticia quentíssima...

>PROPOSTA INDECENTE
*Um Secretário do Governo Vane fez uma proposta indecente para uma construtora... Ele pediu uma doação de duas camionetes, quando Vane soube imediatamente ele mandou chamar o Secretário para uma conversa de pé de orelha...

>FUNDAÇÃO MARIMBETA
*Um pastor da Fundação Marimbeta foi flagrado com uma menor próximo ao Sitio do Menor tentaram abafar o caso, mas a tarde vou publicar o nome do pastor e o local...

>JOGO DE EMPURRA
*José Humberto Martins (Indústria e Comércio) está tentando de todo jeito tirar o dele da reta. Entenda o caso: os problemas da panfletagem, os camelôs, as barracas de frutas e verduras na Cinquentenário...Segundo ele isso já não é mais de sua alçada ele está jogando o peino para cima das Secretarias Agricultura, Sedur, e da Vigilância Sanitária. Então é melhor fechar a Secretaria de Indústria e Comércio, já que o Secretário não resolve bulhufas de nada...

>SUJEIRA EM BAIXO DO TAPETE
*Tem muita sujeira em baixo do tapete dessa Fundação Marimbeta, ou o Pastor Junior Teles toma uma providência com meia dúzia de desonestos que tem aí dentro ou o barco vai afundar...

>APARELHOS DO BASE
*Pelo jeito o povo de Itabuna foi levado pra história mesmo, os ladrões continuam soltos dando risada da cara de todo mundo...

>GUARDA MUNICIPAL
*Nem bem o novo Comandante assumiu e já foi rejeitado pela maioria...

>JONAS PAULO "INDIGNAÇÃO COPA DO MUNDO"
*Agora que é candidato, o ex-presidente do PT acordou e viu o descaso do Governo do seu partido com o sul da Bahia…Como ele é cara de pau!!!

>POSTOS DE SAÚDE UMA PIADA
*Eles reabriram os postos de saúde que segundo eles reformaram, sem remédios, sem médicos, e sem estarem 100% concluídos. Mas o dinheiro da reforma foi pra onde? Perguntar não ofende...

>PEDIDO OU ORDEM?
*O vice-prefeito pediu a Vane que não deixassem o publico adentrar nas Secretarias, imediatamente as portas foram travadas antes de um eleitor entrar é preciso se identificar, e dizer qual é o assunto para a atendente. Vane imediatamente atendeu a ordem do vice...

LEIA NA INTEGRA A CARTA QUE O POLICIAL DEIXOU PARA JUSTIFICAR O SUICÍDIO

Na carta que deixou para justificar sua decisão de se suicidar, o soldado Jefferson Amaral do Nascimento, lotado no Batalhão da PM, em Itabuna, demonstrou muita revolta e insatisfação com que vida que levava. Não estava bem nem na família, nem no trabalho. Fez, principalmente, duras críticas à estrutura de funcionamento da Polícia Militar. Leia a carta abaixo na integra.
Clique na carta e leiam.

RONALDÃO DEIXA JAIRO ARAÚJO DE “SAIA CURTA”!

A sessão de hoje à tarde na Câmara Municipal de Itabuna teve seu momento de “ópera-buja”, protagonizada pela vereador Jairo Araújo (PC do B), que exigiu explicação do seu colega de parlamento, o democrata Geraldo Ronaldo (Geraldão da UBI), sobre o paradeiro de supostos 3 milhões de reais desviados na gestão do então prefeito, Capitão Azevedo. E como resposta o comunista acabou sabendo o significado mais profundo dos adágios, que dizem que “boca fechada não entra mosca” e “quem muito fala, dá bom-dia a jumento”. Além de sentir nos tímpanos, o que quis dizer Abraham Lincoln, ao afirmar que "é melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você e um idiota do que falar e acabar com a dúvida." Jairo Araújo ouviu de Ronaldão, que questões de gestão pública passada, que não o teve como integrante, é problema a ter resposta de vereadores de então, que ficaram calados diante dessas denúncias; não as investigou e recebeu apoio político e financeiro da mesma, como foi o caso do comunista ex-vereador Wenceslau Júnior e ele atualmente está mais preocupado com explicações que devem ser dadas sobre o paradeiro de três equipamentos de respiração artificial, que foram furtados neste atual governo compartilhado pelo PCdoB. O vereador Jairo Kim Jong acabou falando o que não devia e ouvindo o que não queria!
Por Val Cabral

AVENIDA DOS ENTULHOS

Na avenida Ilhéus em pleno centro da cidade a vergonha está instalada, para quem quiser ver. Vários entulhos estão sendo jogados nos canteiros em toda extensão. As pessoas que passam pelo local, pensam que a localidade virou um depósito de entulhos da prefeitura de Itabuna.

A JUSTIÇA COMEÇA DE CASA

A direção da Câmara de Vereadores de Itabuna colocou um anuncio na porta de entrada com a seguinte frase: É PROIBIDO MULHERES ENTRAREM DE MINI SAIA, SHORTS, MINI BLUSAS, OU ROUPAS INADEQUADAS. Mas pra que colocar esses avisos, se as próprias funcionárias (não generalizando) se vestem de maneira inadequada exigido pelo legislativo? Só fiz perguntar!!!

DEPUTADO PARABENIZA SECRETÁRIO DE SAÚDE


DENUNCIA

Caro blogueiro, venho aqui denunciar para que os órgãos competentes compareçam no local dessas imagens. Os trabalhadores correndo risco de vida e os pedestres também. Passei hoje por esse local e um bolo de massa de cimento, por pouco pegava em minha cabeça. Rua Joaquim Batista, 384. Bairro Santo Antônio. CREA, Prefeitura, segurança do trabalho, já tentei todos sem sucesso.

DIREITO DE GREVE

Por: Deputado Federal Márcio Marinho


A deflagração de greves dos rodoviários em São Paulo, Salvador, Florianópolis, São Luís e Rio de Janeiro demonstram o caos e desmandos que estão a imperar em nossas relações de trabalho. Todos os anos vemos repetir-se o sofrimento de povo, sobretudo os segmentos mais frágeis, que ficam reféns da vontade e ao arbítrio de categorias cujas atividades são consideradas essenciais. A Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, no seu Artigo 10, Inciso V, diz que transporte coletivo é considerado serviço ou atividade essencial. No Artigo 14 está dito que constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo.

Nenhum direito pode exceder o limite da lei, porque nesse caso estaremos admitindo que as vontades e desejos individuais estarão acima do direito e dever para com a coletividade, o que claramente põe em risco a sobrevivência da sociedade. Esse ponto fundamental está muito bem descrito no Parágrafo Único do Artigo 11: “São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.

No Artigo 15 está descrito: “A responsabilidade pelos atos praticados, ilícitos ou crimes cometidos, no curso da greve, será apurada, conforme o caso, segundo a legislação trabalhista, civil ou penal.” E no Parágrafo Único desse mesmo artigo: Deverá o Ministério Público requisitar a abertura do inquérito e oferecer denúncia quando houver indício da prática de delito.

Nós, legisladores, defendemos o direito e o dever. E é obrigatório a todo cidadão cumprir a lei no que se refere a ambos os casos. A Democracia e a liberdade de expressão, que a define, não pode prescindir do cumprimento da lei tanto nas garantias dos direitos individuais quanto coletivos. A lei não existe para ser flexibilizada ao sabor dos desejos de cada um, mas para garantir a todos os seus direitos. Aos trabalhadores que lutam por melhores condições de trabalho não está autorizado, em nome desse direito, eliminar os direitos dos outros cidadãos posto que o seu não se sobrepõe ao do outro, pois se assim fosse estaríamos autorizando privilégios e perpetuando desigualdades. As milhões de pessoas prejudicadas têm direito a uma resposta positiva do Poder Público e nós, legisladores e representantes da população, temos de buscar respostas dos órgãos públicos garantidores da ordem pública para que tais transtornos não se repitam. O Direito não prescinde do Dever.

CARTA ABERTA AO PREFEITO VANE

Sr. Prefeito
Uma parte de nós vêm, nos últimos dias, indignados contra o aumento das tarifas de água.. Não importa a nós, nem a um número crescente de cidadãos, se tal aumento foi abaixo da inflação. Estamos manifestando uma profunda insatisfação com esses serviços prestados pela empresa. Mas não apenas. É também a canalização de uma sensação represada de inconformismo, cada vez menos difuso, com os rumos políticos da cidade.

Não somos partidários, somos eleitores ou opositores seus. Mas as atitudes da Emasa, mostraram sem a menor sombra de dúvida que o povo está sendo roubado, via tarifas. Em questão de minutos, sr. Prefeito, inúmeros relatos e imagens provam em blogs e mostram a indignação do povo. Assista aos vídeos. Leia os depoimentos. Converse com itabunenses vossa excelência anda muito sumido, e o povo já não podem mais ter uma conversa com o senhor cara a cara, pois o senhor sumiu das ruas da cidade.

O que a população comenta em cada esquina, em reuniões e roda de bate papo, que não esperavam nada diferente, você, sim porque você prometeu o mundo e o fundo e o povo deu esse voto de confiança como se estivessem hipnotizados, e em troca estão recebendo como agradecimento o descaso, e desprezo de seu governante maior. O povo conta os dias e as horas para que o senhor venha desocupar a Prefeitura com toda sua bagagem amaldiçoada.

Sua eleição representou para muitos um ato de possível ruptura política, de descontinuidade que a antiga prefeitura nos oferecia. Nos causa enorme tristeza e decepção não vê-lo tomar uma posição de reação imediata. Vê-lo longe da cidade, em viagens, alegando buscar recursos que nunca chegam, já causou na população uma certa impaciência e repúdio por vossa senhoria. Tem ideia de como isso nos atinge?

Vivemos em uma metrópole exausta, à beira de um colapso físico e psico-social, que intimida, oprime, espanca e mata o melhor da sua juventude: moradores da periferia, ativistas, ciclistas, skatistas, grafiteiros, enfim trabalhadores no geral... Que por tempo demais criminalizou nossas últimas reservas de potência, saúde e sanidade cidadã. Foi em nome dessa potência, Sr. Prefeito, que o senhor pediu votos. Não para defender o mesmo tipo de “ordem” autoritária e insensível.

O prefeito diz que está acertando, e que está no rumo certo e que as cobranças feitas não são maduras, Pois lhe dizemos com toda franqueza: é você que não está sendo maduro. Pois não compreende ou não quer compreender, a real situação em que se encontra o município. O senhor pelo que muitos observam não tem grupo, não tem assessoria, nem de imprensa e nem de gabinete. Não entende que seu governo está desabando e descendo o Rio Cachoeira abaixo. Mais do que uma vitória do povo, será em 2016 tirar toda essa equipe fracassada do poder. Será uma vitória de Itabuna. Uma demonstração de que um governo popular é aquele que escuta o povo. Será uma pequena vitória da ideia de cidade que você diz manter. Se em seus discursos você fez eco aos que disseram nas praças que Existe Amor em Itabuna, se quer com essas palavras ser inspirador de transformações, é essa transformação, esse amor pela cidade que hoje bate à sua porta. Esperamos que agora ela não seja trancada. Igual seu gabinete quando o senhor está na Prefeitura.

CARTA ABERTA PARA O VEREADOR JOÍLSON ROSA E PARA OS DEMAIS EDIS

Durante as Sessões Plenárias, o Vereador Joílson Rosa, vem causando uma certa antipatia de seus colegas de profissão, e do público presente. O Vereador tem reações não condizentes de um representante do povo. O povo me para nas ruas da cidade e me perguntam se tem alguma obra desse Vereador na cidade, eu como não sou muito amante de puxa saco de Prefeito, digo que não conheço, e realmente eu não conheço. O que eu conheço desse Vereador é ver abrir a boca nas sessões plenárias pra falar um besteirol pior do que Faustão, ou na porta do gabinete do Prefeito puxando o saco de Vane.

Fico indignado, como um morador de Itabuna há 40 anos, amo essa Cidade e o adotei como minha terra natal. Também sou um trabalhador, pela sobrevivência e pelo engrandecimento do município. Mas  minha indignação vem aumentando a ponto de não mais aguentar, sem agir. Agora, preciso manifestar-me. Os sucessivos casos de malversação, corrupção, desmandos, desvios e roubo de dinheiro público colocaram-me na situação de Cidadão lesado.

Trabalho desde a minha adolescência e o fruto da minha contribuição para com a minha cidade (os impostos) têm sido perdido nos ralos da incompetência, da má-fé e das desonestidades. De pessoas que se dizem representantes do povo. Peço aos demais Vereadores que tenham muito cuidado quando forem votar a próxima mesa diretora da casa. Esse cidadão que se diz representante do povo, mas não passa de um fracassado ganancioso pelo poder, está cotado para assumir a presidência dessa casa. Aí eu pergunto ele tem condições de dirigir uma Câmara como a de Itabuna? Respondo: Claro que não.

Considerando minha pequena experiência como jornalista e defensor do servidor público,e do cidadão itabunense, gostaria de pedir aos “nobres” edis que sejam cautelosos, para escolher o chefe dessa casa. Cada partícipe do processo de votação nessa escolha têm a sua responsabilidade perfeitamente definida nas normas legais vigentes, mas se o barco afundar todos vão juntos... Assim, todos são co-responsáveis para que a escolha seja perfeitamente certa. Na escolha que vocês vão fazer do novo presidente ele é o principal responsável, caso os outros errem, e se Joílson Rosa errar vocês são os responsáveis, e eu não pouparei criticas ásperas caso isso aconteça.


Espero ter contribuído com meu alerta e aguardo uma ação positiva de todos os Representantes do Povo, para que depois não se lamentem futuramente nessa escolha. Joílson Rosa é um  despreparado e não tem condições nenhuma de se tornar presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, e lembrando que a mesma já não goza de boa confiança da população, imaginem se esse episódio vier acontecer??? 

ISSO É UMA ESCULHAMBAÇÃO

Não estou aqui pra puxar saco de pilantra nenhum, a cidadania deve ser respeitada. Que absurdo isso, falta de respeito. Com um povo que saem de suas casas para votar nesses calhordas ...Esse esgoto é no centro da cidade. Então porque a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna não mostra a realidade?

EXTINÇÃO DO ANALFABETISMO

Dentre os problemas da educação no Brasil, o analfabetismo é o mais grave. Em noticiário no início da década de 90 divulgou-se a diminuição da alta taxa do analfabetismo em decorrência da morte de pessoas idosas, faixa de maior número de analfabetos. Colocar no papel mais algumas teorias a respeito do assunto até que não é tão difícil. Complicado é quando as sugestões precisam ser efetivadas no dia a dia, pois dependem decisivamente de políticas públicas efetivas, incisivas, amplas e duradouras. Mas por maiores que sejam as dificuldades, trata-se de um problema básico, que precisa ser solucionado para que o país tenha mão de obra qualificada e alcance o desenvolvimento socioeconômico. Como potência econômica que vem se tornando, é inexplicável e vexatório que o Brasil seja ainda o país com maior percentual de analfabetos da América Latina.

O governo federal deveria criar uma lei que permitisse aos empregados estudarem nas próprias empresas, sem obrigação de frequência em estabelecimento de ensino, ficando a avaliação periódica a cargo das secretarias de Educação. Aos empresários caberia dividir as despesas financeiras, adequar os horários para permitirem o estudo via conferência ou à distância, com adequação de um local de estudo dentro dos próprios estabelecimentos. Nesse caso, financiariam o material e o funcionário ficaria obrigado a ressarcir após a conclusão do curso ou quando saísse da empresa, num prazo razoável já predefinido. Concomitante a essas alternativas, seria sensato e muito bem-vindo se o governo melhorasse a qualidade do ensino fundamental e médio nas escolas públicas. Evitaria que as pessoas se criassem analfabetas, talvez a principal iniciativa de combate ao analfabetismo.

A imprensa precisaria contribuir com mais debate e publicação de matérias sobre a educação. Já os cidadãos deveriam desempenhar o papel de convencerem os analfabetos mais próximos, parentes, empregados, vizinhos e amigos a deixarem essa condição e encararem a educação com mais seriedade. Quem já estivesse afastado, deveria voltar à sala de aula para conclusão dos ensinos fundamental e médio. Além disso, os pais devem acompanhar de perto o aprendizado dos filhos. Por enquanto, as autoridades falam muito enquanto a qualidade da educação só piora. Não há justificativa plausível para o Brasil ainda contabilizar milhões de analfabetos e outros tantos mais de semianalfabetos. O engajamento precisa ser geral e irrestrito para a extinção do analfabetismo, essencial para melhoraria do ensino em geral.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito

INSATISFAÇÕES PIPOCAM POR TODO LADO

Greve de policiais militares na Bahia; greve de policiais civis em 13 estados; de motoristas de ônibus na capital paulista; dos professores municipais paulistas, e assim, greve e manifestações Brasil afora. Ninguém entende por que tantas categorias estão insatisfeitas num país onde tudo anda às mil maravilhas nas versões oficiais. Por formação histórica, a sociedade brasileira, em sua grande maioria, é contra a greve e tacham os grevistas de irresponsáveis. Quem faz greve são os escravos atuais que possuem, a duras penas, o direito de manifestar suas insatisfações. Mais do que contra a realização da Copa do Mundo de futebol, já há algum tempo as manifestações refletem muito mais um mal estar, uma angústia reprimida, que pode chegar até a uma aflição raivosa contra os desmandos, a falta de qualidade nos serviços públicos e até contra a linguagem contemporizadora das autoridades, totalmente dissociada da realidade.

A saúde pública está num verdadeiro caos, próximo ao esculacho, com a presença constante de atos de deboche e menosprezo aos pacientes. Como não tem solução, as autoridades só falam dos milhões destinados e percentuais de primeiro mundo. Ora, isso reforça que algo está muito errado quando sai dos cofres públicos dinheiro de primeiro mundo para fornecer um serviço desumano de mundo nenhum. As perguntas sem respostas são as de sempre: para onde foi o dinheiro e quem deveria fiscalizar esse percurso? Essa sangria se aplica à educação, à segurança, ao transporte público. Com toda essa agitação, a imprensa chapa-branca, as autoridades e as pessoas que não utilizam esses serviços vendem a ideia maldosa de que o povo reclama fortuitamente, apenas por capricho de grupos contrários ao governo, por puro interesse político-partidário. É uma defesa simplista demais para uma situação que requer serenidade. Faltam olhar no próprio umbigo e perceberem a sujeira que fizeram com esse país. Não podem alegar desconhecimento, surpresa ou qualquer outra estratégia tola como essas. Parece óbvio demais que a insatisfação transcende à onda da Copa. E nisso há outro equívoco ingênuo. Os mesmos que defendem a Copa como vitrine para mostrar o país ao mundo criticam os protestos por serem oportunistas. Eles defendem protestos nos desertos. Só os incautos defendem paralisações sem prejuízo a alguém e sem nenhuma visibilidade.

Recentemente, o ministro Teori Zavascki deu um exemplo dessa linguagem dissociada da realidade. Num dia mandou soltar 12 presos de uma operação da Polícia Federal, no dia seguinte determina a prisão de todos, exceto, coincidentemente, o diretor da Petrobras, o principal acusado do esquema. E rebate aos críticos dessa decisão pingue-pongue com a afirmação de que não mudou o entendimento e nem retrocedeu. Quer dizer que os argumentos e fundamentos jurídicos podem ser os mesmos para fazer ou desfazer sobre as mesmas pessoas e os mesmos fatos? Quem entendeu que responda. Posição semelhante são as ameaças de punição aos grevistas de ônibus pelas autoridades paulistas. Enquanto eles ameaçam trabalhadores insatisfeitos – e com certeza punirão – continuam os caixas eletrônicos subindo aos ares em todo o estado de São Paulo. É inconcebível que façam tanta ameaça de punição a trabalhadores aviltados nos seus salários e benefícios, ao mesmo tempo em que não há nenhuma resistência aos assaltantes de banco. É bom que as autoridades não repitam o menosprezo do governador Geraldo Alckmin no início das manifestações há um ano. Ao povo só resta a indignação geral e os recados estão surgindo de todas as partes. Caso as autoridades prefiram falar coisas dissociadas da realidade, esse desvario pode levar o país a uma convulsão social.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito

SAÍDAS PARA A EDUCAÇÃO

Todos esperam ter uma educação que eduque. Parece tão óbvio, mas isso não tem acontecido. Mesmo difícil de conceituar o que seria uma educação ideal, existem alguns parâmetros por meio de exames internacionais e a comparação com o nível de conhecimento de alunos de outros países. O Brasil tem ficado na zona de rebaixamento em todos os testes internacionais. Nos últimos anos, houve avanço na quantidade de alunos matriculados. Tem sido crescente o ingresso de crianças à escola na idade correta. Numa proporção inversa, não estão aprendendo. Nos anos sessenta, um aluno que concluísse o curso primário, correspondente à 4ª do fundamental, sabia, necessariamente, bem mais do que a grande maioria que conclui um curso superior hoje. Segundo estudiosos, não existe alternativa única e conclusiva para melhorar a qualidade da educação. Mas, as alternativas devem ser buscadas para que, no conjunto, a qualidade seja alcançada.

Os governos, a sociedade e todos os segmentos precisariam reforçar a importância da educação formal para todos. Há algum tempo a educação, o ensino e o conhecimento vêm sofrendo uma desvalorização generalizada. A partir desse valor já mais arraigado, criar as ações práticas para uma melhoria contínua. Todas as ações devem se adequar às peculiaridades de cada região. Algumas, entretanto, devem ser gerais. Em âmbito nacional deveria ser definido um calendário com a obrigatoriedade de leitura de uma quantidade de livros para cada ciclo. Quem terminasse a 4ª série, necessariamente, deveria ler ao menos 10 livros; para o ensino fundamental, ao menos 50 e para o ensino médio, em qualquer modalidade, 100 livros. Seriam quotas mínimas. Hoje, a maioria termina o ensino médio sem ter lido nenhum livro de literatura. Investir de forma efetiva e permanente na formação do corpo docente para evitar que professores lecionem matérias diversas das suas formações. Viabilizar uma fiscalização efetiva para auferir a capacidade efetiva de ensinar. Nenhuma escola averigua isso.

Estabelecer um método de avaliar o conhecimento assimilado pelo aluno de forma objetiva, e não apenas por testes de perguntas e respostas prontas e uniformes. Criou-se um círculo vicioso de achar suficiente apontar os culpados. Os segmentos envolvidos no processo educacional são estanques. Professores culpam governos, pais e alunos; alunos criticam a falta de estrutura da escola. É o bastante cada um apontar a culpa do outro. Só um livro permitiria aprofundar essas questões. Mas aqui é fundamental que as pessoas tenham consciência de que o sistema carece de inovação, assumindo os riscos dos inevitáveis erros. Omitir-se e colocar a culpa no outro é uma tática usada há várias décadas, que não trouxe nenhum resultado. Por mais repetitivo que seja, a escola tem que ter uma interação com a comunidade, que amplie o conceito de educar e inclua todos nessa função. O esporte, a música, a invenção, a educação física, a natação, as atividades corriqueiras, tal como as demais matérias tradicionais, têm que fazer parte da escola-comunidade. As justificativas para terceirizar os culpados precisam ser substituídas por inovações. A omissão pelo medo de errar precisa ceder lugar às iniciativas, com todos os erros inerentes à criação e inovação.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito.

ESCLARECIMENTOS DA VEREADORA SOLDADO VALÉRIA MORAES


Perguntar não ofende e responder menos ainda por isso eu a VEREADORA Soldado Valéria Morais informo.

A pedido do grupo que está praticamente acampado em Brasília, formado por diretores da ASPRA e advogados da entidade, viajei com recursos próprios e munida de Moções de apoio ao Vereador Sd Marco Prisco para fortalecer a luta e encaminhar juntamente com os colegas denúncias para a ONU (Organização das Nações Unidas) OIT (Organização Internacional da Trabalho).

Além disso, na condição de Presidente da Comissão de Direitos Humanos de nosso município, não poderia me manter inerte frente a tamanha injustiça. Com todo apoio aqui em Brasília da Sgt Angélica e entidades de classe. JUSTIÇA -LIBERDADE.


A REALIDADE DE ITABUNA - A VERDADE QUE ELES NÃO MOSTRAM


A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna, deveria tomar vergonha na cara, e mostrar a verdade para a população ao invés de divulgar em Televisão, Blogs e jornais pagos, a mentira...

O SOFRIMENTO DE BENÉ

Ah! Molequeeeee
Os meios de comunicação de Itabuna estão muito apreensivos em relação a um colega nosso de profissão. O jornalista e radialista Ederivaldo Benedito (Bené) está sofrendo de uma doença muito grave, DAH (Déficit de Atenção e Hiperatividade). Bené na semana que passou deu um show a parte na frente do Atacadão Makro, segundo informações ele gritava bem alto dizendo: "eu sou o melhor de Itabuna", Ele se dirigiu a uma pessoa, e perguntou se conhecia ele, a pessoa respondeu que nunca tinha ouvido falar em Bené, e perguntou "quem é você mesmo"? O radialista ficou furioso e começou a gritar.