LICITAÇÃO - "FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO"

Boca de lacraia me procurou hoje, e disse que tem um esquemão no setor de licitação da Prefeitura, que envolve uma suposta empresa de prenome LIGA LEVE. Segundo boca de lacraia, tem uma tal de Graça, que é pau mandado de alguém para beneficiar essa empresa, E tem um Vereador que recebe uma ponta por fora.

PROCURA-SE O PROCURADOR MILIONÁRIO

O nosso Procurador do Município anda meio sumido do QG do Centro Administrativo Firmino Alves. Mas não é de agora que que o dito cujo anda ausente.

ESQUEMA

Um funcionário comissionado da Prefeitura, foi até o HBLEM, pegou os nomes de algumas enfermeiras para beneficiar no programa Minha Casa Minha Vida. Hoje eu liguei para uma dessas pessoas me passando como  funcionário do programa habitacional, e a mesma entregou todo o serviço.

MUDANÇA

Mudança na Secretaria de Assistência Social. José Carlos Trindade vai para a Secretaria de governo, e o Vereador Pastor Francisco assume a pasta. Cleide vai para Ficc e Manoel Junior, Diretor de Transito assume no lugar do Vereador Pastor Francisco. Essa mudança na Secretaria de Assistência Social vai deixar muita gente desempregada, e tudo isso devido a um desentediamento provocado por uma tal de "Tia Eron", com o deputado federal Marcio Marinho. Só queria saber do "bostético" do Prefeito: afinal quem manda mesmo nessa fuleragem? É essa tal de "tia Eron", o partido, ou o Prefeito frouxo? Ter que engolir um péssimo Vereador, que não somou em nada durante quase três anos de mandato, como Secretário de Assistência Social, é querer que a população engula qualquer merda.

GREVE CONTINUA

O Sindicato do Magistério SIMPI, foi notificado na manhã de hoje, 29/07, por meio de seu advogado, Dr. Jessé Melo, acerca da decisão prolatada pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT 5º Região, acerca da abusividade da greve dos professores municipais de Itabuna, entretanto o acórdão dos desembargadores não julgou o pedido de antecipação da tutela feito pelo município, portanto, com a publicação judicial o sindicato possui prazo de 08 dias para recorrer da decisão para o Tribunal Superior do Trabalho em Brasília.
Entendendo o caso:

O Município de Itabuna, após um mês e meio de greve dos Professores, ingressou com uma ação judicial contra o sindicato com pedido de antecipação da tutela perante o TRT. O pedido de antecipação dos efeitos da tutela consiste em um julgamento liminar, que visava impor o retorno imediato dos professores às salas de aula, antes mesmos do mérito da ação ser julgada, todavia tal pleito não foi atendido, o que resultou numa audiência de conciliação designada para 08 de junho. Infelizmente a audiência de conciliação não logrou êxito, situação que resultou na audiência de julgamento em plenário no dia 29 do mesmo mês.

Na audiência de julgamento, a relatora do processo, Desembargadora Léa de Albuquerque proferiu voto favorável a greve dos professores, pois ao analisar a situação à luz da legislação em vigor, percebeu que a educação não se encontra classificada como serviço de caráter essencial, logo a greve era legítima. Por outro lado, os desembargadores Valtércio Oliveira e Edilton Meireles, pediram vistas ao processo e só se manifestaram acerca do caso em sessão posterior, que ocorreu na última quinta, dia 23 de julho.

Os Desembargadores, divergindo da opinião da relatora e contrariando a legislação que não classifica a educação como atividade de caráter essencial, votaram pela abusividade da greve, determinando que os professores retornassem às suas atividades sob pena de corte de ponto dos dias paralisados, bem como pagamento de multa diária pelo sindicato no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

Desta forma, no dia 24 de julho, a categoria de professores participou de uma assembleia com a Diretoria do SIMPI em que foram orientados pelo Advogado da entidade, Dr. Jessé Melo, pela manutenção da greve até a publicação da decisão, pois de acordo com o princípio da publicidade dos atos processuais as decisões judiciais só passam a ter efeito a partir de sua publicação em diário oficial.

Somente na madrugada de hoje, 29/07, de forma recorde, o acórdão foi publicado, entretanto sem o julgamento da tutela antecipada, situação que enseja ao sindicato e a categoria o direito de recorrer da decisão ainda em greve.

A Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso LV, garante a todas as pessoas o direito ao duplo grau de jurisdição, que seria no caso em concreto, o direito ao reexame de uma decisão judicial por um tribunal superior. Além disso, um processo judicial de conhecimento só é considerado findo, quando ocorre o trânsito em julgado da decisão, ou seja, quando não houver mais possibilidade de interposição de recurso, o que não é o caso do dissídio de greve dos professores.

Por tais motivos, os Professores de Itabuna junto com o Sindicato do Magistério, respeitando o devido processo legal, bem como as disposições constitucionais, mantém a greve até que seja emitido um parecer da segunda instância, que será o Tribunal Superior do Trabalho, órgão máximo de julgamento das relações trabalhistas no Brasil. “Desde o início nós estamos respeitando os tramites legais, pois jamais iremos afrontar uma decisão emanada do Poder Judiciário. Por outro lado, se nos é dado o direito de recorrer, iremos exercê-lo como forma de garantir à categoria todas as prerrogativas de proteção e luta ao qual fazemos jus”, finaliza Carminha Oliveira, Presidente do SIMPI.

TERROR NA EMASA

Vejam como são as coisas. o Prefeito Vane  decretou no dia 23/07/2015 através do decreto de n° 11279  em todas repartições publicas da administração municipal. Que no dia 27/07/2015  séria " ponto facultativo" séria!!!


O presidente da Emasa. Ricardo Campos não aceitou que os funcionários da Emasa  tivesse esse privilegio de folgar. Ele obrigou a todos que comparecesse ao seu horário de serviço normalmente. o que vem nus intrigando é que o diretor de finanças Davi Pires não aparece na empresa já vai fazer 30 (trinta) dias. E nem ele e nem o prefeito cobram do diretor  que assuma suas funções. Esse decreto só é valido para nós que somos piões. Diretor aqui faz o que quer.  Eles vivem dizendo que a empresa está quebrada e fizeram um contrato com uma determinada empresa de informática de quase R$ 50,000,00(cinquenta mil )  por mês.

O SARGENTÃO SUMIU!!!!!!!!!!!!!............

Parabenizar os bravos guerreiros por mais esta vitória sobre a ditadura jurássica deste desgoverno; resistiram mais uma vez e não compareceram às escolas, nem cederam à pressão imperialista. Isto é História pra ser contada e lembrada, semelhantemente a Revolução Farroupilha e seus ideais de Liberdade, mesmo sendo preso, Bento Gonçalves não cedeu à tirania. Lutou bravamente até o fim e hoje somos conhecedores de sua história. Que dizer de Martin Luther King, em sua luta pelos direitos civis? Nelson Mandela confrontando o Apartheid, o pacifista, Mahatma Gandhi, sendo espancado, torturado, preso, humilhado... Este simples homem, praticando o amor (ahimsa), derrotou o maior império da época sem pegar em armas. Simplesmente acreditando em seus ideais e libertou seu povo.

A educação e os educadores de Itabuna fazem história se tornando exemplos de luta e resistência para os demais 416 municípios do Estado. Aliás, exemplo de luta para o Brasil, afinal, nem o G1 resistiu! A geração por vir terá muito orgulho de todos esses combatentes.

CARLOS LEE LANÇA PRÉ-CANDIDATURA E DIZ QUE TUDO É PRIORIDADE EM ITABUNA

Ao oficializar sua pré-candidatura a prefeito de Itabuna, nas eleições de 2016, o empresário Carlos Lee (PSB) voltou a dizer que o desenvolvimento econômico será prioridade número um da sua plataforma de campanha, e, obviamente, de governo, caso saia vitorioso das urnas.

“Quero ser um prefeito obcecado pela geração de emprego e renda. Vamos trabalhar dia e noite na busca de alternativas capazes de promover o desenvolvimento econômico. Um dos projetos é preparar melhor Itabuna para que novas empresas se instalem aqui em nossa cidade”, garantiu. 

Lee afirmou também que dará especial atenção a outros setores, igualmente prioritários. Ele fez uma avaliação crítica da atual situação em que vive o município, que apresenta carências em todas as áreas da administração pública. Entende o pré-candidato que os gestores públicos têm deixado muito a desejar no enfrentamento dos problemas, especialmente os mais graves, que exigem solução imediata e definitiva.
Este, por exemplo, é o caso da Saúde, sucateada e sem atender às necessidades da população.  Lee chegou a dizer que vai encarar o mau funcionamento dos postos médicos como seu inimigo, e prometeu fazer o mesmo em relação a outras áreas que apresentam deficiências.

Para ele, a Saúde, a Educação, o Saneamento Básico, enfim, tudo é prioridade em Itabuna. E observou: “temos que ter um olhar diferenciado para áreas estratégicas como a Educação, por exemplo. Com investimentos e criatividade é possível diminuir os problemas deste setor”.

Carlos Lee considera essencial investir em Educação e lembra que essa também é uma forma eficaz de se combater a violência, que tanto incomoda a população em geral. Afinal, não podemos perder de vista que  Itabuna é uma das cidades mais violentas do País”, lembrou.
Lançamento     

A pré-candidatura de Carlos Lee pelo PSB foi lançada nesta terça-feira (28), no Palace Hotel, durante coletiva à imprensa regional, com a presença do deputado federal Bebeto Galvão, principal líder do PSB no sul da Bahia. Além do parlamentar, participaram do evento o agrônomo João Carlos Oliveira, membro da Executiva Estadual do partido na Bahia, e o presidente do Diretório Municipal, professor Aurélio Farias de Macedo. O evento reuniu um bom público, além dos comunicadores. Também estiveram presentes empresários, profissionais liberais e ainda amigos e familiares de Carlos Lee.

Os representantes do PSB elogiaram Carlos Lee, destacando as qualidades do pré-candidato. O deputado Bebeto disse, por exemplo, que o PSB convidou Lee para o desafio de ser candidato, não apenas porque ele representa renovação na política, mas principalmente por tratar-se de um homem ético, trabalhador e digno em suas ações.

“O PSB convidou Carlos Lee para ser o nosso candidato aqui em Itabuna porque ele se encaixa perfeitamente no perfil do candidato que o povo  deseja: uma pessoa digna e compromissada com os interesses da comunidade”, declarou.

Segundo o parlamentar, Carlos Lee não representa apenas uma mudança. A sua pré-candidatura vai além disso. “Não basta mudar, trocando um nome pelo outro. É necessário alguém mais completo, que interprete os sentimentos do povo. E Carlos Lee é essa pessoa de quem Itabuna precisa nesse momento”.

Bebeto Galvão também fez questão de assegurar que Carlos Lee será um candidato com todas as condições para vencer o pleito de outubro do ano que vem e para isso conta com o apoio irrestrito da presidenta do partido na Bahia, a senadora Lídice da Matta.


João Carlos Oliveira e Aurélio Farias de Macedo lembraram que a pré-candidatura de Carlos Lee consolida um projeto que vinha sendo amadurecido há algum tempo. Ambos comemoraram a filiação de Lee ao PSB e prometeram todo o empenho necessário para a vitória do candidato em 2016.      

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIARÁ CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM PARCERIA COM SENAC NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA 03

A Secretaria de Assistência Social de Itabuna, em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), iniciará os cursos profissionalizantes na próxima segunda-feira (03). As atividades dos cursos serão realizadas na AFI (Ação Fraternal de Itabuna), nos turnos vespertino e noturno.

O público alvo matriculado nos cursos, é oriundo das famílias assistidas pelos serviços públicos sociais, via CRAS (Centros de Referências) de Itabuna, Divisão de Juventude e rede SUAS, após triagem que obedeceu a critérios técnicos específicos, com faixa etária e escolaridade mínima.

À Priore, serão iniciados os cursos de Auxiliar administrativo, como 30 alunos matriculados, Operador de computador com 25 alunos, que acontecerão no turno da tarde. No turno da noite serão realizados os cursos de Recepcionista e Porteiro/Vigia ambos com turmas composta por 27 alunos.

Os demais cursos ofertados no processo de pré-matrículas serão iniciados posteriormente, com data ainda a confirmar.

PARABÉNS ITABUNA PELOS SEUS 105 ANOS!

Estamos felizes pela sua festa, CONTINUAMOS CELEBRANDO O NOSSO ATRASO! Creio que foram quase cinco mil REINAUGURAÇÕES para comemorar!

Acho que uns 60 mil quilos de fogos, comprados com superfaturamento, para alegria de todos os espertos de plantão!

Reinauguração de pintura de ultima hora, de instalação de vaso sanitário (com Dez Carga e tudo), em fim, grandes e pomposas comemorações por obras superficiais, cuja obrigação já faz parte de rotina da prefeitura, obras de manutenção e preservações dos equipamentos do município – TUDO DEZ!

De Novo, só o Serviço de Intermediação do Emprego o SINE, mesmo assim a situação é constrangedora, pois, como no caso da UFSB, o município teve de arcar com o aluguel do imóvel e com a conclusão da obra. Ou seja, já pagamos um aluguel para um serviço que é obrigação do Governo Federal, agora vamos pagar outro aluguel, para um serviço que é de competência do Estado.

Detalhes o preço dos aluguéis foram contratados muito acima do valor de mercado, afinal o dinheiro é publico e, também, tem de pagar a troca de favores e ajudinhas para as ações de alguns políticos, as farras nos restaurantes nas madrugadas, etc.

Presente de verdade foram os DOIS PRESÍDIOS que virão para Itabuna, uma maravilha do governo do Estado para nossa cidade, pois, não precisamos de mais escolas, mais creches, nem de hospitais e postos médicos, só de mais celas e complexos penitenciários.

Estamos felizes mesmo... Muitas reinaugurações, muitos superfaturamentos, circo, mímica, puxa sacos, baba ovos, que legal, tudo de bom! Itabuna mais feliz. Não importam os buracos, a saúde Dez Graçada, a porcaria das ciclo-faixas superfaturadas e feitas a facão, a indústria das multas, o transito caótico, os nossos filhos fora da escola, às feiras livres mais sujas e porcas, os postos de saúde fechados sem medicamentos, e um covarde no comando!

Estou muito orgulhoso de ser Itabunense... Viva Itabuna!

MENSAGEM DA VEREADORA SOLDADO VALÉRIA MORAIS


FUNDAÇÃO MARIMBETA: FMSICA COMEMORA OS 105 ANOS DE ITABUNA

A Fundação Marimbeta realizou na última semana, eventos em comemoração ao aniversário de 105 anos do município de Itabuna. Durante as ações realizadas nos sítios, os jovens participaram de jogos, atividades e brincadeiras, cujo tema central foi a história da cidade.

De acordo com a Presidente da Fundação Marimbeta, Acácia Pinho, a comemoração “é uma forma dos jovens aprenderem um pouco mais sobre a cidade em que vivem, além de proporcionar uma interação entre os alunos”.


Após as atividades, alunos, colaboradores e membros da Fundação, cantaram parabéns para Itabuna e degustaram um delicioso lanche.

SECRETÁRIO JOSÉ CARLOS TRINDADE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO ITABUNENSE

O Secretário de Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade, foi homenageado com Título de Cidadão Itabunense, nesta segunda-feira (27). A solenidade de entrega do título ocorreu na AABB de Itabuna.

O Título de Cidadão Itabunense, é entregue a personalidades, que não são filhos natos da cidade, porém, contribuem para o seu desenvolvendo e realiza ações em prol da comunidade, este  título se equipara a uma adoção oficial. 

Em se tratando de trabalho desenvolvido, podemos dizer que este título reflete o empenho do Secretário à frente da pasta da Assistência Social, em projetos como o SAS Itinerante, que leva aos bairros mais longínquos e periféricos todo aparato da secretaria, para atender pessoas que têm dificuldade de se deslocarem ate o centro da cidade.

Podemos citar também o Centro de defesa de População de Rua, cujo trabalho já completa um ano e tende a se melhorar, pois o próximo passo é a criação de uma casa de abrigo, onde os moradores de rua não mais dormiram nas calçadas.

Lembrando que o restaurante popular que se encontrava fechado no período em que Jose Carlos Carlos Trindade assumiu a pasta em 2013, sendo reativado no mesmo ano e em breve a população do Bairro de Fátima também  estará sendo comtemplado com um Restaurante Popular.

No âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, espera-se que ao final desde ano, seja entregue à comunidade quase cinco mil moradias.
O secretario conta que o título é muito importante para ele, pois foi dado por uma câmara atuante e independente.


“Como secretário ter o reconhecimento pelo trabalho prestado, muito me honra. Agradeço a todos os vereadores por me concederem o prêmio, em especial ao vereador Joilson Rosa por ter feito a indicação.” Conclui trindade.

EITA CACHAÇA RETADA DE BOA

Quer saber quem é o homem, deixa ele tomar todas. Evans Maxwel Secretário de Esportes de Itabuna conhece bem essa prática, na festa do Beira Rio, nem João Cana Brava personagem de Tom Cavalcante, ganhava pra ele. Tomou todas e soltou a franga. VAI TRABALHAR CACHACEIRO RELENTO.

NÃO ENTENDI NADA

Não entendi nada de Roberto José. Hoje tem a entrega do titulo cidadão itabunense patrocinado pela Câmara de Vereadores na AABB, e ele vai patrocinar a festa da Rádio Difusora no mesmo horário? Isso está cheirando a provocação. Mas voltando ao assunto do patrocínio, em Itabuna tem seis emissoras de rádio, três AMs e três FMs e porque essa farra toda só pra uma??? Pelo jeito a Ficc está nadando em dinheiro.

A FEIRA DA CALIFÓRNIA PARABENIZA ITABUNA PELOS SEUS 105 ANOS



Já entramos na contagem regressiva, e a feira da Califórnia continua na mesma. Se não bastassem os urubus, os ratos, as doenças transmissíveis, tem também famílias morando em condições sub humanas. 

PARABÉNS ITABUNA - ADOTE UMA PRAÇA, DE PREFERÊNCIA NO CENTRO DA CIDADE



Praça Camacan Centro de Itabuna, é uma vergonha, é uma fuleiragem. Nem parece Praça de cidade grande. Parabéns Itabuna pelos seus 105 anos.

PARABÉNS ITABUNA PELOS SEUS 105 ANOS

No final da manhã desta segunda feira (27), moradores do bairro Urbis IV, fecharam a BR-415, na altura do trevo da localidade. O motivo do protesto ainda é desconhecido. A mesma situação é observada no trecho Ilhéus-Itabuna, na mesma BR. Moradores do bairro Teotônio Vilela fecharam a pista. O caos se instaurou na rodovia que corta Itabuna. Motoristas estão utilizando a Ilhéus Uruçuca para se deslocarem. Em ambos os casos, os protestos não têm hora para acabar. (RBN)

CENTRO POP DE ITABUNA COMEMORA SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO


Sem dúvidas o que não faltaram foram motivos para comemorar, isso era notável no olhar de cada um ali presente, desde a população assistida pelo Centro, até aqueles que colaboram para que as ações propostas se concretizem. E foi neste contexto que O Centro Pop de Itabuna, comemorou na manhã dessa segunda-feira (27), o seu primeiro aniversário, oferendo aos referenciados e toda equipe um belíssimo café da manhã, que ocorreu em sua sede, localizado na Praça Santo Antônio, no centro da cidade, das 08 horas ao meio dia.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, popularmente conhecido como Centro Pop, é um programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, que através da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Itabuna, busca identificar as demandas dos usuários com o objetivo de acionar a rede pública para os atendimentos necessários e prioritários, encaminhamentos e acompanhamentos nos diversos equipamentos e serviços da rede de proteção social e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Ansielmo Santana, coordenador do Centro Pop, fez abertura do evento com uma oração de agradecimento a Deus pelas conquistas e enfatizou que essa comemoração foi idealizada com objeto de proporcionar aos moradores em situação de rua referenciados pelo centro, um dia especial.


Esperamos que eles possam se sentir homenageados e compreender que a socialização e o bem estar de cada um são objetivos que buscamos alcançar.” Diz.

TIA ERON...QUER UMA SECRETARIA EM ITABUNA

Quem conhece essa tal de Tia Eron eme Itabuna? A não ser os seguidores  da Igreja Universal. Ela se elegeu deputada pelo (PRB), e hoje está dando as coordenadas na gestão municipal em Itabuna. Era só o que faltava, para afundar mais ainda o "bostético" do Prefeito. Essa deputada, como a galinha de angola deputada Ângela Sousa, nunca trouxeram uma emenda para nossa cidade, e  as duas opinam e empregam seus apadrinhados na Prefeitura de Itabuna em todos os setores. Boca de lacraia me falou que Tia Eron pediu uma das Secretarias do governo Vane, e pretende colocar o Vereador Pastor Francisco como Secretário. Nada contra o Vereador, mas é querer que o povo engula qualquer porcaria.  

ITABUNA E SEUS DESCAMINHOS!

Muitos têm se levantado para pleitear o posto do combalido Vane, algumas pessoas boas, porém sem experiência de gestão e outras, embora até tenham alguma experiência, possuem um passado que lhes condena.
Triste sina a dessa cidade, além das aves de rapina de plantão, alguns oportunistas que já parasitaram cargos públicos, se colocam agora como salvadores da pátria.
Vane perdeu o poder para os comunistas, ambíguos jogam dos dois lados, afagam a ingenuidade burra do prefeito, como se faz com um cachorrinho e, pelas cosas, constroem sua desgraça insuflando as categorias, praticando a queimação, patrocinam os leões de chácara para desqualificar ainda mais a gestão. Apostam que a imagem de fraco do Vane já se tornou um capital político exclusivo dele, que não colará em outros políticos do governo municipal. Em fim, os comunas chupam a estrutura por trás das cortinas e cospem o bagaço para os xingamentos da sociedade.
A prefeitura de Itabuna é um antro de falsidade, de sonsos, de enganação, de mentiras e sujeiras.  O ambiente é muito ruim para os servidores. Tá tudo dominado / controlado e o Vane, pobre coitado, nem saberá o que o abateu. No final das contas vai implorar ao PCdoB pela sua sobrevivência política.
Mas, voltando aos candidatos, há um que amealhou uma imensa fortuna em poucos anos de mandatos, que costuma pregar a geração de empregos na cidade, mas tem carreado seus milhões para o Oeste da Bahia. Junto com outros políticos regionais, tão honestos quanto, acabaram de adquirir vasta área de terras em Luiz Eduardo Magalhães, que será arrendada a Cargill. Interessante, quem a 10 ou 15 anos não tinha onde cair morto - andava de carro velho, agora, depois da curta vida pública virou milionário.
Vamos avançar neste debate, deixar os mais sedentos pela sucessão de Vane, inclusive os novos ricos latifundiários da soja, voarem mais, pois, quanto mais alto maior o tombo. E não adiantará tentar contratar mais laranjas para os laranjas já utilizados, ou buscar CNPJ´s de prateleiras, de aluguel para esconder as falcatruas, pois o caminho já está rastreado. Deixemos apenas a disputa pelo pleito esquentar, para liberar a porteira da lama.  
Por fim, é preciso falar também, que há pessoas boas se colocando, não sabemos se resistirão, pois já estão sendo devassadas, achincalhadas pelos lacaios e leões de chácara dos profissionais da política local.
É Aguardar para ver.


ITABUNA FAZ ANIVERSÁRIO, É COMO SE TODOS NÓS, QUE AQUI MORRAMOS, TIVEMOS NASCIDOS NO MESMO DIA.

Maria José Gonçalves (Tia Nen) Psicóloga.
Itabuna chega aos 105 anos. Uma terra de um povo trabalhador, hospitaleiro, alegre, festivo. Onde cada um tem seus sonhos, seus amores, seu canto, seu papel, seu lugar. Aqui, nessa cidade que amamos, somos todos iguais em nossas diferenças, e é com o pouco de cada um de nós que Itabuna sobrevive, que se forma, se transforma. Itabuna é a nossa casa, nosso abrigo, nosso orgulho, o melhor lugar para se viver. Alguns de nós nasceu, cresceu, criou família, se estabeleceu e nunca saiu de Itabuna; outros precisou andar por outros caminhos, outras paradas, mas sempre volta a terra natal; já outros vieram de cidades circunvizinhas, de cidades mais longe, de outros Estados e caiu de amores por Itabuna, construiu sua vida nessa cidade querida e aqui fez pouso e morada. Itabuna é um povoado que virou cidade, mesmo assim a maioria se conhece. Dificilmente andando pela rua não somos parado por alguém conhecido que não víamos à tempos. Itabuna tem uma história rica, aventureira, cheia de mistério. Itabuna é única e é aqui que eu vivo, mesmo não tendo nascido aqui.

Já vi a minha Itabuna cheia de alegria, cheia de vida, com encantos mil; já vi a minha Itabuna chorosa, triste por perder seus filhos; já vi a minha Itabuna abandonada, esquecida, desprezada, pelos filhos que juraram cuidar dela; já vi a minha Itabuna de todo jeito possível. Mas hoje, 28 de julho, é dia de alegria, pois a minha cidade, a nossa cidade, está aniversariando, apesar de não ter muito o que festejar, é dia de festa. É dia de comemorar os 105 anos de emancipação política de Itabuna, 105 anos em que Itabuna deixou de ser um povoado e passou a ser uma cidade. Uma terra que teve origem na fé de um povo determinado onde o progresso sempre ditou o seu ritmo, onde o potencial intelectual é conhecido mundialmente. Itabuna tem cheiro e sensação de liberdade, cheiro de amor. Esta é a Itabuna que todos nós queremos. A Itabuna humanizada, organizada, cuidada, respeitada.

Por isso, venho hoje, dá os meus parabéns a Itabuna pelos seus 105 anos. Essa é a homenagem de uma filha adotiva, que tem por essa terra muito amor e que possui o titulo de filha legitimamente adotada. Sou cidadã itabunense com muito orgulho e quero o melhor para Itabuna, hoje, em seu aniversário, e sempre, todos os dias. E é por isso que eu repito o titulo dessa minha homenagem: Porque quando a cidade faz aniversário, é como se todos nós, que aqui moramos, tivéssemos nascido no mesmo dia.

MENSAGEM DO VEREADOR AILSON SOUSA


COMEÇAM A “PIPOCAR” OBRAS ELEITOREIRAS NA CIDADE DE ILHÉUS.

Estamos prestes a assistir uma série de“OBRAS” que o governo do Sr. Jabes Ribeiroestá anunciando para toda a cidade. Dentre elas, a construção de diversas QUADRAS DE ESPORTE nos bairros mais carentes, isso sem falar no asfaltamento de toda a cidade, em uma demonstração de puro oportunismo eleitoral,  para enganar as pessoas  mais carentes que se contentam com muito pouco, bastando que a sua rua seja contemplada, mesmo sabendo que “aquela obra” não vai resolver os problemas do seu bairro. Um bom exemplo, é o MATADOURO do Banco da Vitória, que o Prefeito, no início do seu governo disse que iria transformar em uma Central de  HORTIFRUTI, um local onde o pequeno agricultor iria comercializar os seus produtos. No entanto, agora, esse mesmo local, segundo informações, vai se transformar em uma QUADRA DE ESPORTE.
Ilhéus é uma cidade que completou 481 anos de história e tradição. Foi a primeira Capitania Hereditária e não pode ser tratada como uma VILA OU DISTRITO; tem que ser RESPEITADA por tudo que ela representou e  representa para a BAHIA e para o BRASIL.
Não podemos aceitar que um Prefeito que foi eleito pelo povo para GOVERNAR uma cidade e garantir que ela se desenvolva, deixe que as coisas aconteçam sem qualquer planejamento.

Sabe Prefeito Jabes Ribeiro, não se sacrifica uma cidade para ganhar eleição.

O Ilheense deve aprender a exigir plataformas e programas eleitorais claros dos candidatos, pois infelizmente a nossa cidade está sendo dilapidada há mais de 36 anos, por políticos semcaráter nem ética, sem escrúpulos,  que só visam o beneficio próprio em   detrimento do seu povo.

Nós precisamos aprender com tudo isso. Aprender que os políticos não podem ganhar uma eleição para uma cidade como a nossa, sem um verdadeiro programa de governo. Do jeito que está, o eleito ganha, simplesmente,  um cheque em branco para fazer o que quiser, como está fazendo o prefeito Sr. Jabes Ribeiro.

Já se passaram 3 anos sem se fazer absolutamente nada,alegando que o município não tem recursos para realizar coisa alguma. Porém agora, como um “milagre”, bem às vésperas das eleições, vem a velha conversa fiada,prometendo que irá realizar muitas “obras”.

Estamos vendo que já existe MUITOS PRÉ CANDIDATOS,mais de duas dúzias, querendo usufruir das benesses da Prefeitura, mas nenhum com um projeto verdadeiro, ou seja, infelizmente se não aparecer alguém com fibra, coragem, ética e determinação política, estaremos fadados  a continuar vivendo em meio ao CAOS em que meteram nossa cidade.


Nas próximas eleições temos de dizer NÃO aos POLÍTICOS APROVEITADORES, para que Ilhéus volte a ser respeitada como era antigamente.

PROFESSORES - GREVE, STF, CORTE DO PONTO É ILEGAL

Ninguém volta, o desconto e/ou a retenção salarial, é uma afronta constitucional e um desrespeito ao que outrora decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), em casos de greve. Pode-se pedir até mesmo a prisão dos gestores, sabemos que são marginais mas, afrontar ao Supremo, já é demais.

A lei obriga ao gestor o fato de ter cumprido com sua obrigação Constitucional de nos conferir a revisão anual de nossos salários e de apresentar uma proposta de diálogo e negociação. Essa revisão anual dos salários não é algo facultativo para o Governo-empregador: é a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 37, X, que diz que ao servidor público é “assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índice”. Nossa data-base para essa revisão é 1o de março.

Assim, o governo se coloca na ilegalidade quando não revisa o salário apresentando um ZERO de reajuste.

A justiça tem aplicado a Lei no 7.783, de 28 de junho de 1989, também para julgar casos referente às greves no funcionalismo. No seu artigo 6, § 2o, podemos ler que “é vetado às empresas [leia-se governos] adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho”.

Em 2012, julgando um Agravo de Instrumento (AI 853275) interposto pela Fundação de Apoio à Escola Técnica, sobre a possibilidade de desconto nos vencimentos dos servidores públicos dos dias não trabalhados em virtude de greve, o relator ministro Dias Tóffoli declarou a “ilegalidade do desconto”, reafirmando a decisão anterior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Para o TJ-RJ “o desconto do salário do trabalhador grevista representa a negação do direito à greve, na medida que retira dos servidores seus meios de subsistência”. O STF reconheceu “repercussão geral” desta decisão, o que significa que a decisão proveniente dessa análise deve ser aplicada pelas instâncias inferiores.
(http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp…).

Em outra decisão do STF, o ministro Luiz Fux suspendeu uma outra decisão do TJ-RJ que autorizou o governo do Estado do Rio de Janeiro a cortar o ponto dos professores estaduais em greve. Para o ministro, a suspensão do salário “desestimula e desencoraja, ainda que de forma oblíqua, a livre manifestação do direito de greve pelos servidores, verdadeira garantia constitucional”.

Segundo a decisão do STF, o corte de ponto dos professores grevistas tem por objetivo “inviabilizar o exercício dessa liberdade básica do cidadão, compelindo os integrantes do movimento a voltarem às suas tarefas”, o que é vedado pelo artigo 6, § 2o da Lei no 7.783 (http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp…).
Fabrício Ribeiro

PARABÉNS ITABUNA - PELOS SEUS 105 ANOS... E O POVO NA LAMA


Minha cidade tão bonita no papel, mais na verdade Itabuna está abandonada pelo gestor municipal. Parabéns Itabuna sofrida sem sorte de seus gestores. Itabuna 105 anos, e nada para comemorar a não ser o descaso. Muitos buracos, professores, em greve a mais de 4 meses, 10 escola fechadas, o prefeito de Itabuna, Claudevane leite do (PRB) esta deixando a cidade entregue ao descaso, parece que nem tem Prefeito. Falta tudo mesmo, educação, saneamento básico etc.. A cidade está toda esburacadas, Itabuna sofrida não temos sorte com esses bichos preguiças. Só. Deus na causa da gente, porque se depender desse Prefeito estamos fritos. É uma Vergonha nada do quer ele prometeu em campanha foi cumprido. Vamos chamar atenção dos Vereadores para acordar e fiscalizar de perto. PARABÉNS MINHA QUERIDA ITABUNA, PELOS SEUS 105 ANOS... E O POVO ANDANDO NA LAMA.


VEREADOR CAVALCANTE NA LUTA POR UMA PRAÇA LIMPA E REFORMADA

"Aos poucos, a Praça da Piedade da Califórnia vai ganhando cara nova, estamos concluindo o espaço que vai ser destinado a praça de alimentação, onde todas as barracas serão agrupadas de forma organizada, com condições de melhor atender as pessoas e dá uma dignidade melhor de trabalho aos comerciantes". É o vereador Antônio Cavalcante fazendo valer o seu slogam de Vereador atuante.


SEGUNDO BOCA DE LACRAIA.....

Com a ausência maciça do prefeito, o QG da Prefeitura ficou sem comandante. Segundo "boca de lacraia", quem está dando as coordenadas são os soldados rasos, Silas e Leleu. Mas também quem dita às regras é o aspirante do QG, o faxineiro..."Boca de lacraia" disse que o Prefeito foi casar um filho em São Paulo, e aproveitar para tirar um descanso. 

RECADO

Bené” vê se me deixa em paz, vai procurar uma “ROLA”. 








Não me encha o saco. Você é um idiota, um paspalhão, um mal amado que não sente mais prazer, diz que não recebe “jabá”, mas todos sabem que você é um jabazeiro que age na surdina, diz que é radialista mas não trabalha em rádio nenhuma, porque ninguém quer, diz que é jornalista mas não escreve em jornal nenhum. Você é explorador de ideias alheias, e agora vai querer me processar. Você gosta é muito de palanque, eu não vou te dar palanque porque tu é um otário, Que sente orgasmo quando menciona meu nome. Você é mais desprezado que pelanca de carne no açougue. Você é uma anomalia humana, um ser desprezivo, que por não sentir mais TESÃO briga com o próprio espelho, quando se olha.

PARABÉNS ITABUNA PELOS SEUS 105 ANOS


Essa é a Rua de mutuns no bairro santa Inês. Os moradores estão indignados com essa situação, e aí fica a pergunta: o que temos para inaugurar? No santa Inês? 



QUE SITUAÇÃO




A prefeitura ontem 25/07 entrou com a Guarda Municipal no bairro Urbis 4 para acabar com um protesto feito pelos moradores que mostram sua indignação, com o abandono e os buracos, eles alegam que nunca uma maquina passou no local. Segundo os moradores foi usado de truculência. Os moradores disseram que os protestos vão continuar. E que é um direito deles reivindicar melhoras para o bairro.

MENSAGEM DO VEREADOR ZÉ SILVA


SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMEMORA ANIVERSÁRIO DO CENTRO POP DE ITABUNA

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, conhecido como Centro Pop de Itabuna, completa nesta segunda-feira (27), um ano de existência e aproveita para comemorar o aniversário e os resultados obtidos no decorrer deste ano. A cerimônia será realizada a partir das 08 horas, na Praça Santo Antônio, 67, no centro da cidade.

O Centro Pop que é mantido pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo Federal, através da SAS (Secretaria de Assistência Social), é a unidade pública e estatal de referência e atendimento especializado à população adulta que se encontra em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O programa busca identificar as demandas dos usuários com o objetivo de acionar a rede pública para os atendimentos necessários e prioritários, encaminhamentos e acompanhamentos nos diversos equipamentos e serviços da rede de proteção social e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

No decorrer deste ano foram cadastradas 414 pessoas em situação de rua, os quais foram atendidos pela equipe técnica do centro, constituída por Assistente Social, Psicólogo e advogado. Estes são encaminhados se necessários para a rede de Saúde, Plantão social, Bolsa família, CREAS, Atendimento psicológico, Complexo policial, Cartório para retirada de documentos, Presídio, Centro de recuperação, CAPS, MTE, Defensoria pública, 

DST/AIDS, Hospital de Base, CAD ÚNICO entre outros.
Esses moradores recebem diariamente café da manhã e banhos com a disponibilização de kits de higiene pessoal contendo creme dental, sabonete, saboneteira, absorvente, pente, aparelho de barbear, etc.

O Coordenador do Centro Pop, Ansielmo Santana, conta que equipe oferece várias atividades aos referenciados, como oficinas de reciclagem, dinâmicas em grupos, realização de palestras temáticas e conta com a parceria do “Brasil Alfabetizado” e do “TOPA” com aulas semanais de leitura, escrita e operações matemáticas, com objetivo de promover a socialização e ocupar o tempo ocioso.

“Os serviços oferecidos pelo Itabuna Pop, são de grande relevância, pelo seu caráter apropriado de tratar as complexidades específicas da população em situação de rua e por contribuir em um equipamento que pode materializar o dever do Estado diante dessa população específica, buscando resgatar a dignidade dos sujeitos.” Afirma Ansielmo 

ERA PRA SER UMA CICLO FAIXA

Com a palavra a secretária de trânsito da agonizante cidade chamada Itabuna. Essa empresas de recolher entulho faz o que quer na cidade, sem ser importunadas. Esse desrespeito fica na Av. Inácio Tosta Filho, em frente a nova clinica 2 de Julho.

PARABÉNS ITABUNA PELOS SEUS 105 ANOS






Itabuna cidade dos buracos e da violência. Parece não ter gestor. Mais pode ter certeza que em 2016 eles vão bater em sua porta, com a cara de SANTA PUTA LADRONA DE DINHEIRO. Itabuna tem tudo. Não era pra ser assim, aqui tem usina asfáltica e mesmo assim a cidade está entregue as traças. PARABÉNS ITABUNA, O POVO AGRADECE POR ESSAS CENAS.