ROLA NO FACEBOOK

Será Azevedo vice de Augusto?
E aí o que vocês acham? Comentem, sua opinião vale muito. Mas comentem sem ofensas moral.

NOTA

Está chegando o ano eleitoral de 2016. Também é chegada a hora de separar os ‘homens de bem’ dos ‘pilantras’… Hoje eu pude ouvir mais uma vez que a revolta do povo com a maioria desses Vereadores é REPUGNANTE.  Segundo a voz do povo, 98% dos edis tem que arranjar outra ocupação em outra freguesia. Vereadores como Rui Porquinho, Junior Brandão, Joílson Rosa, Aílson Sousa, Socorrinho, Carmem da Saúde, e Gégeu, foram os mais citados e criticados na opinião de muitos eleitores. Segundo a opinião pública, eles não têm serventia nenhuma. Mas ainda corre por fora outros nomes que na opinião dos eleitores não retornaram a "casa do povo".

ITABUNA SOFRIDA

Meu Rio Cachoeira, quem diria que um dia você foi um dos maiores cartões postais da Bahia. Hoje você é só mais um esgoto a Céu aberto. Quem diria que o nosso Rio Cachoeira já matou a fome de muita gente. Hoje é só contaminação, onde os peixes morrem sufocados pela falta de sentimentos de pertencimentos de nossos governantes. Quem diria que um dia as mulheres ficavam a beira do nosso Rio Cachoeira lavando roupas cantarolando, fofocando, mas tudo com alegria. Hoje as águas sujas fedidas não servem nem para molhar as plantas ao redor do rio. Não temos um político se quer, que se apresente com um projeto salvador para nosso Rio Cachoeira. Pobre Itabuna Sofrida, que agoniza nas mãos dos carrascos da natureza... Feliz Ano Novo minha Itabuna. Que você minha idosa de 105 anos, possa rejuvenescer um dia quem sabe. Eu creio que "Um dia os homens pacíficos, reconstruirão o que os egoístas destruíram". 
Abaixo as poesias de  Cyro de Matos e Tica Simões:

RIO CACHOEIRA: 
Cada cidade ou região tem o seu rio, com sua gente, águas, bichos e 
lendas. Escorrendo sentimentos líquidos, cada pessoa carrega no 
coração o rio de sua cidade. 
Cachoeira é como se chama o rio que atravessa a minha cidade. Já 
teve lavadeiras e areeiros, quando ainda não existia a represa 
próxima à Ponte Velha. Baronesas não ficavam entulhadas entre as 
pedras pretas, espalhadas em vários trechos do rio. Bocas de vômito 
não despejavam detritos nas águas claras. Lavadeiras estendiam 
roupas que coloriam as inúmeras pedras. Cores e cantos davam um 
belo visual ao velho rio. 
Cyro de Mattos 

Rio 
Que rio é esse 
sem brilhinhos na correnteza ? 
Que rio é esse sem corredeiras, pitus e lavadeiras? 
Esse não é o rio da minha aldeia 
Esse é o que restou do rio da minha aldeia. 
Tica Simões 

ALDENES MEIRA FAZ BALAÇO DAS AÇÕES DA CÂMARA E DIZ QUE 2015 FOI UM ANO DE SUCESSO

Com 50 projetos aprovados, 308 pedidos de providências e 78 reuniões e audiências públicas, a Câmara de Vereadores de Itabuna encerra 2015 com um balanço positivo e com a constatação de políticas voltadas para uma ampla participação popular, com o intuito de possibilitar o acompanhamento da gestão e proporcionar uma maior transparência dos atos públicos. O vereador e presidente da Casa Legislativa, Aldenes Meira (PCdoB), destacou 2015 como um ano de importantes projetos e ações inéditas para Itabuna.

Concurso Público – Um dos legados deste ano, apontado pelo presidente, está a realização do Concurso Público da Câmara. Resultado da seriedade do Legislativo Itabunense e do empenho de toda Casa, o certame ofertou 47 vagas e contou com a participação de mais de 8 mil inscritos. Em outubro, foram convocados os primeiros candidatos classificados. “Em 2016, pretendemos convocar os demais”, certificou Aldenes.

Celeridade nos projetos – A agilidade na deliberação de projetos de interesse do município também é prioridade do Poder Legislativo. Em 2015, projetos voltados para o bem-estar social e para o desenvolvimento de Itabuna foram detalhadamente analisados e aprovados, a exemplo do que institui a atualização do Código de Obras, do que autoriza a licitação do Transporte Coletivo e do que dispõe sobre a alteração do Código Tributário.

Segundo a Mesa Diretora, houve uma sintonia muito grande e um consenso de todos os vereadores com relação à necessidade de votar esses projetos. Só na última Sessão Ordinária do ano, 11 projetos foram votados e aprovados, incluindo o que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA). Já no dia 4 de janeiro de 2016, mesmo com o recesso parlamentar, novos projetos serão deliberados em Sessão Extraordinária.

Reforma da Câmara – A aquisição de novos equipamentos e a reforma do prédio da Câmara de Vereadores também foi assegurada em 2015 e deverá ser feita com os recursos provenientes da realização do Concurso Público. O processo licitatório referente à contratação da empresa de engenharia civil que será responsável pela execução dos serviços foi divulgado no Diário Oficial do Município na última semana.

Transparência – Audiências Públicas constantes, Portal da Transparência, transmissão das Sessões ao vivo pela internet, gravação e disponibilidade das sessões para a comunidade e o site atualizado diariamente são alguns dos instrumentos assegurados pelo Poder Legislativo de Itabuna, que garantem a participação da sociedade nas ações da Câmara de Vereadores. “Buscamos a maior transparência possível nos projetos que aqui tramitam e a ampla participação dos moradores”, reiterou o presidente.

Aprovação das contas – A transparência, seriedade e a aplicação correta dos gastos públicos resultou, mais uma vez, na aprovação das contas da Câmara pelo Tribunal de Contas do Município da Bahia (TCM-BA), referente ao Exercício de 2014. O parecer favorável foi emitido neste mês.

Planos para 2016 – Entre os planos para 2016 está o debate intensificado sobre o meio ambiente, incluindo as discussões sobre a crise hídrica enfrentada por Itabuna e a cobrança da execução do Projeto de Lei, aprovado na Câmara, que dispõe sobre a destinação dos resíduos sólidos. “Precisamos trabalhar leis que cuidem mais do meio ambiente, tanto na área urbana, quanto na rural”, ressaltou Aldenes.

Construção da nova sede – Outro importante plano para 2016 é a construção da nova sede da Câmara. O empenho para a concretização desse empreendimento já começou e, segundo Aldenes, uma parte dos recursos obtidos com o Concurso será destinada para a elaboração de projetos técnicos e arquitetônicos da nova sede. Esses projetos facilitarão a captação de recursos que darão viabilidade ao empreendimento. A meta é, nesse primeiro trimestre, trabalhar com afinco.

BANCOS SÓ FUNCIONAM ATÉ HOJE, E REABREM DIA 04/01

Hoje é o último dia de funcionamento normal das agências bancárias em todo o país. Na quinta-feira (31), os bancos ficarão fechados para atendimento ao público, e o trabalho será interno para fechamento de balanço do ano. O expediente bancário será retomado na próxima segunda-feira, 4 de janeiro. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso.

NOTA

Todo mundo agora é bonzinho e se apresenta como o “SALVADOR DA CIDADE”. Mas na verdade, estão todos famintos pra encher o bucho no Palácio Firmino Alves. Agora ficam se aparecendo disfarçados de "ovelhinhas" para a mídia se aproveitando e mentindo com a situação em que se encontra cidade. Palanque pra gente sonsa é o que não falta.

MENSAGEM DA ST BEZERRA


COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA, CERVERÓ VIAJA PARA O RIO DE JANEIRO PARA CURTIR FESTAS DE FIM DE ANO

Ex-diretor da Petrobras é acusado de receber propina de contratos da estatal com empreiteiras.
O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, embarcou nesta quarta-feira (23) no Aeroporto Internacional de Curitiba (PR) para o Rio de Janeiro, onde vai passar as festas de fim de ano.

Cerveró deixou a carceragem da PF (Polícia Federal), em Curitiba, por volta 11h30 para aproveitar a família no Natal e no Ano Novo. Colaborador da Operação Lava Jato, Cerveró foi beneficiado com a saída porque firmou um acordo de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal), segundo advogados de defesa. O ex-diretor deve voltar para a prisão em 2 de janeiro e, durante o período, será monitorado por tornozeleira eletrônica e por escolta policial.

Cerveró é acusado de receber propina de contratos da estatal com empreiteiras. O benefício foi autorizado porque o ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou na semana passada novos depoimentos da delação premiada de Cerveró. R7

COMEÇOU CEDO A CAMPANHA ELEITORAL EM ITABUNA

Atenção Justiça Eleitoral, já tem candidatos a Prefeito e a Vereador fazendo propaganda eleitoral antes do tempo. Tem um pré-candidato a Prefeito que imprimiu uma folha de Jornal e distribuiu em muitas residências pedindo votos. Tem outro que fez calendários mostrando que é candidato e fazendo campanha antecipada. E pode isso?

NOTA

Enquanto os trabalhadores passam ‘perrengue’. Sem salários e sem décimo terceiro. Os diretores de sindicatos estão de boa na fita, tiveram suas mesas fartas. E para completar a safadeza, teve Vereador que contratou palhaço para animar as crianças, com distribuição de muitos presentes e deu um super banquete, mas pagar que é bom, ele foge igual à lebre foge do leão, os ciganos que o digam. É a vida...

NOTA DA EMASA

"A forte estiagem que atinge a região há mais de 120 dias já podendo, inclusive, ser considerada a maior dos últimos 30 anos, tem causado a redução gradativa dos níveis de captação de água na estação de Rio do Braço, com consequências para a cidade e para a população de Itabuna. Por conta desta grave situação a Emasa, há 60 dias, se viu obrigada a acionar o sistema alternativo de captação em Castelo Novo, que vem garantindo, através de manobras técnicas, o abastecimento da cidade, evitando, assim, o colapso do sistema. Sem perspectiva de chuva para os próximos dias e com a consequente diminuição das vazões, Castelo Novo passou a ser o principal ponto de captação que abastece, hoje, a cidade. A questão é que Castelo Novo fica próximo à cota do nível do mar. Com o avanço das marés nos últimos dias e a redução de vazão de contribuição nos mananciais, os índices de cloretos na água tendem a aumentar. A Emasa vem acompanhando de perto o fenômeno com a finalidade de manter o cumprimento da Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que determina os limites de concentração destes cloretos. Em virtude desta situação, a Emasa solicita às pessoas hipertensas que evitem a ingestão direta da água que vem sendo tratada e distribuída pela empresa. A Emasa informa que está estudando fontes alternativas, em áreas próximas a Itabuna, para garantir o abastecimento."

MORADOR DE SANTA LUZIA ESTÁ COM O P...DURO HÁ QUATRO DIAS

Mais um caso de Priapismo (pênis ereto por longo tempo), foi registrado no Hospital de Base de Itabuna. Antonio Guedes, 39 anos, morador de Santa Luzia, estava internado desde a última sexta feira (25), quando foi transferido, na manhã de hoje (28), para o Hospital Regional de Ilhéus, onde será atendido por um especialista. Há quatro dias o órgão sexual dele não baixa. Guedes afirma que não tomou nenhum estimulante sexual. Sua bebida é a cachaça. Foi o segundo caso anotado em Itabuna. Em 16 de setembro do ano passado, Valter da Silva Andrade, 27 anos, morador de Camamu, ficou com o p... Duro durante três dias, até que voltou ao normal, com a ajuda de medicamentos. 

INTERVENÇÃO NA AVENIDA ILHÉUS VAI MELHORAR O FLUXO NA REGIÃO

Dando prosseguimento ao programa de mobilidade urbana lançada pela administração municipal, a Secretaria de Transporte e Transito de Itabuna (Settran) concluiu os serviços de intervenção na avenida Ilhéus.

Para o presidente da FICC e ex titular da Settran Roberto José, o trabalho está muito bom, comprovando a unidade do governo Vane, dando continuidade aos projetos. “Esse é um governo republicano, que visa a coisa pública. Os projetos estão sendo devidamente encaminhados e executados”, analisou. Roberto José lembrou também que devido às intervenções que estão sendo feitas na cidade, os índices de acidentes foram reduzidos consideravelmente, o que reflete diretamente nos leitos de hospitais que são liberados para outras necessidades e não para vítimas de acidentes.


Já o atual titular da Settran, Abraão Ribeiro garantiu a melhoria do fluxo na região, com mais organização e de fácil compreensão por parte dos motoristas. “Essa intervenção é fruto do clamor da população do entorno da Avenida Ilhéus, trazendo mais segurança e fluidez no trânsito”, observou.

Abraão disse que fez questão de trazer Roberto José “para que pudesse observar junto conosco in loco as mudanças que estão sendo feitas na região, fruto de um projeto bem elaborado e que está sendo bem executado.”
O Secretário adiantou que a próxima intervenção será na Amélia Amado nas proximidades da rodoviária em parceria com a iniciativa privada “que acredita no governo Vane, pois sabe que o trabalho tem sido feito com transparência e honestidade e só quem tem a ganhar é a população de Itabuna”.

No dia 23 de dezembro, a prefeitura abriu Consulta Pública para colher opiniões da população a cerca do edital e de contrato de concorrência e respectivos anexos, dos serviços de transporte coletivo de passageiros do município, que terá validade para os próximos 20 anos.

COM AS VAGAS GARANTIDAS NA PAPUDA

Dos cinco políticos baianos envolvidos na Operação Lava Jato, apenas o ex-deputado federal Luiz Argolo (sem partido) teve o seu destino definido este ano. 

Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Argolo cumprirá uma pena de 11 anos e 11 meses de prisão. A defesa do ex-parlamentar tem recorrido aos tribunais superiores para amenizar a punição. Na semana passada, chegou a pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o baiano seja submetido às chamadas medidas cautelares, como prisão domiciliar e monitoramento com uso de tornozeleira eletrônica. As cortes, porém, têm resistido aos pedidos dos advogados. 

O futuro do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Mário Negromonte, o do seu filho, o deputado federal Negromonte Júnior, o do vice-governador da Bahia, João Leão e do parlamentar federal Roberto Britto, no entanto, só deve ser definido no próximo ano. Filiados ao Partido Progressista, eles têm foro privilegiado e, portanto, respondem ao processo no STF ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entraram em recesso e só retornam as atividades em fevereiro. 

situação mais complicada é do conselheiro do TCM, Mário Negromonte, que já foi ministro das Cidades. Na decisão que condenou o ex-deputado Argolo, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, afirmou que Argolo presenciou o doleiro Alberto Youssef entregando propina ao conselheiro, que seria distribuída a membros do PP. O magistrado destacou, também que em diversas delações premiadas o ex-ministro foi citado como envolvido no esquema de corrupção da Petrobras.

O filho de Mário Negromonte, deputado Negromonte Jr., também se complicou nos últimos dias. No início deste mês, o ministro do STF, Teori Zavascki, autorizou a abertura de investigação contra ele em um dos inquéritos da Lava Jato.

Zavascki acatou um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No pedido, o procurador afirma que Negromonte Jr. recebeu uma doação ilegal no valor de R$ 500 mil da empresa Jaraguá Equipamentos Industriais, envolvida no esquema da Petrobras. 

Uma testemunha do processo, Aricarlos Rocha, em depoimento, chegou a dizer que Negromonte Jr. ameaçou a família de Argolo para evitar delação premiada do ex-deputado. “Ele [Mário Negromonte Jr.] me disse que se Luiz ficasse pianinho, quietinho, assim  que ele saísse de Curitiba, ele logo, logo seria ajudado para ter um retorno breve à vida política. Mas, se não tivesse, já sabia qual era o destino do delator”, afirmou a testemunha.

O deputado federal Roberto Britto foi incluído no mesmo inquérito de Negromonte Jr. Segundo as investigações, ele também teria recebido R$ 50 mil da Jaraguá para sua campanha.

Neste momento, o vice-governador João Leão é quem tem a melhor situação. Desde que foi colocado na lista de Janot por supostamente receber repasses do esquema de corrupção, em março deste ano, não surgiu novas denúncias contra ele. Na ocasião, Leão disse que não entendia o motivo de estar na incluído na investigação e afirmou que estava cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos”, se referindo às pessoas que o citaram durante as apurações.

ESSE NÃO VOLTA

Esse é um dos vereadores que tem o nome na vasta lista dos que não voltam a ocupar uma cadeira no Legislativo Itabunense em 2017. O partido no qual o Vereador Junior Brandão se elegeu, hoje é uma grande vergonha nacional. Professor Junior Brandão todos conhecem em Itabuna como uma pessoa pacata e tranquila, porém é um dos maiores maquiavélicos dessa bancada de Vereadores. Não conhecemos um projeto desse Vereador. 

Em meio a crise de água e os salários juntamente com o décimo dos servidores que até hoje muitos não receberam, o Vereador não moveu uma palha junto com seus colegas para solucionar os problemas ou apertar o Prefeito. O vereador também no dia da sessão com os professores foi o estopim para que muitas ofensas morais fosse deflagrada dentro do plenário. Ele foi o relator do projeto que chegou nas Comissões Técnica da Câmara cuja esposa ocupa, há anos, o status de dirigente escolar, logo, beneficiária da medida, todavia, enquanto Relator do Projeto, não se declarou impedido, tampouco comunicou ao Sindicato ou ao CME a existência da matéria, que seria aprovada em silêncio, se não fosse a descoberta inusitada por parte de uma das Dirigentes do SIMPI que levava um ofício na Câmara no dia da votação. Daí, teve início o “inferno astral” na “casa do povo”. As pesquisas opiniões apontam uns dois ou três Vereadores que podem voltar. Mas a rejeição é muito grande, e vereadores caloteiros, e mentirosos com certeza nunca mais sentaram em uma cadeira nessa Câmara. Tem três Vereadores envolvidos com ciganos e dois com agiotas. Um desses que deve aos ciganos está dormindo fora de casa na praia, porque os gajão armaram tendas na porta do edil. Tem Vereador turista que só vai na Câmara quando quer ou que é algo de seu interesse. É bom o presidente e o primeiro Secretário, ficarem atentos para as dirias desse turista, porque o estopim pode "booom" estourar a qualquer momento.

É ROUBO

Deve ser uma brincadeira de mau gosto, ou a Emasa está cobrando dos clientes os carros pipas que estão abastecendo a cidade. Esse morador do Jardim América mora sozinho, e há mais de trinta dias não cai água em sua torneira. Mas e Emasa mandou um presente de Natal, uma conta no valor de R$: 248, 31. Se isso não se caracteriza como roubo, então como posso chamar um esse assalto via tarifa de água? 
                                  

A FEIRA LIVRE DA CALIFÓRNIA CONTINUA UMA IMUNDICE.

As Feiras Livres surgiram no século XVIII, e assumiu um grande papel, sendo inclusive um fator cultural, identificada por seus protagonistas, feirantes e fregueses. Uma Feira Livre é um marco importante em uma cidade. Todas as cidades do Brasil, possuem uma Feira Livre. Para as pessoas de fora, os visitantes estrangeiros, ao observar uma Feira tem a impressão de estarem de frente a uma grande riqueza de cores e de sabores, em cada uma com sua história e trajetória no cotidiano do local. E não é diferente a Feira Livre da Califórnia, para nós moradores do bairro, a Feira é um lugar com cheiros diversos, sons e ruídos que nos transporta ao passado, a nossa infância, quando corríamos pelos seus labirintos segurando na saia da nossa mãe, para não nos perdermos ao meio de tanta gente.

No entanto a falta de responsabilidade do poder publico municipal tem demonstrado uma grande falta de zelo com o bem mais precioso do nosso bairro, onde a sujeira, o descaso, a imundície e o acumulo de lixo, convive com as frutas, verduras, legumes, carnes e pessoas. Não é de hoje que o Azulzinho Noticias fala sobre a falta de higiene na Feira da Califórnia. Os restos de pelancas de frango e carne de boi no chão, os peixes podres jogados no canal, trazem para a feira, bandos de urubus que convive com o feirante como se fizesse parte do cenário. Os feirantes, também, precisam de uma nova postura, eles não usam toucas, luvas, uniformes ou qualquer outro aparato de asseio. Muitas irregularidades ocorrem com a conivência dessa administração mentirosa que prometeu, prometeu, prometeu... E até hoje não tomou nenhuma providência.
E vai terminar o período administrativo do Prefeito Vane do Renascer, e ele vai deixar a feira como encontrou, suja, fétida, imunda, com urubus, com bactérias, como um lugar que deveria ser fechado pela Vigilância Sanitária.

Só de uma coisa toda população tem certeza. O atual prefeito nunca mais ganha qualquer cargo eletivo em Itabuna. 

O MISTÉRIO DOS APARELHOS ROUBADOS DO HBLEM.

Finda-se o ano, e o mistério continua: qual o destino dos aparelhos roubados no Hospital de Base. Foram roubados em março de 2014 e até hoje, ninguém sabe, ninguém viu. É muito difícil de acreditar que 4 aparelhos de grande porte, sejam retirado de uma instituição hospitalar, sendo necessário um carro grande para levá-los, com o Hospital funcionando, e ninguém tenha percebido, tenha presenciado, tenha visto, qualquer movimentação.

E o pior de tudo isso, é a conivência da administração que nunca se posicionou ou deu qualquer satisfação para a comunidade. Dizem que quem "acoita" bandido, bandido é. Quem "acoita" ladrão, também é ladrão, pois todo cúmplice é parte do bando. E nesse caso, a administração é conivente com o que aconteceu. Para o administrador da cidade, o Prefeito de Itabuna, Sr. Vane do Renascer, até hoje, não falou o que acha, o que pensa, o que está fazendo em relação ao roubo dos aparelhos do HBLEM.

O Padre Antonio Vieira, escreveu em sua homilia "A Salvação": "...não será possível sem se perdoar o pecado e o pecado não pode ser perdoado sem que se restitua o roubado". Que bom seria que os responsáveis pelos roubos dos aparelhos do HBLEM, tivessem mais consciência e menos certeza da sua impunidade e devolvesse os aparelhos ao Hospital. No meu entender, uma pessoa que tem a coragem de roubar um aparelho tão necessário ao povo, deve ser privado de sua liberdade, ser preso e ainda restituir o que roubou.

O que ouvimos é que o processo corre em segredo de justiça. Faz-me rir. Que segredo de justiça é essa que não consegue resolver um caso tão simples. Basta que olhem quem estava trabalhando no dia do roubo e indiciar todos como cúmplices e co-autores e logo o ladrão aparece. Pois ninguém quer pagar pelos pecados dos outros. No entanto, enquanto esse roubo for tratado como mais um fato corriqueiro, os pobres que necessitam do aparelho, vão ficar morrendo a míngua na porta do HBLEM. E o governo de Claudevane Leite vai terminar e o roubo vai cair no esquecimento. E quem estará lucrando com esse roubo???

Concordo plenamente com o Papa Francisco quando disse que não basta “aos políticos, empresários e religiosos corruptos pedir perdão; eles devem ‘devolver’ à comunidade o que roubaram; os políticos corruptos, os empresários corruptos, os sacerdotes corruptos prejudicam os mais pobres; são os pobres que pagam as festas dos corruptos; são eles que pagam a conta”. E como pagam essa conta? Pagam, diz o papa, "quando o dinheiro da corrupção faz com que falte aos pobres, por exemplo, hospitais e escolas dignas"  O Papa não poderia ser mais claro.  O ROUBO DOS APARELHOS NÃO PODERIA SER MAIS CLARO: TEM GENTE GRANDE NO MEIO.

ATERRAMENTO PARA “PONTE” SOBRE O RIO CACHOEIRA TEM LICENÇA DA PREFEITURA DE ILHÉUS

                                                A CIPPA esteve no local averiguando a denuncia e surpreendentemente a obra tem licença da prefeita de Ilhéus.
A CIPPA esteve no local averiguando a denuncia e surpreendentemente a obra tem licença da prefeita de Ilhéus.

A Cippa Mata Atlântica verificou a denúncia de um leitor do Blog Agravo na matéria Grave crime ambiental: Estão aterrando rio Cachoeira para construir uma ponte”, enviando uma unidade para o local no dia seguinte.

O proprietário da fazenda Monte Alto, apresentou licença por parte da prefeitura de Ilhéus, por intermédio da secretaria de Meio-Ambiente, além do projeto para construção e recuperação de uma “passagem molhada”, também com licença do Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia).

Opinião do Blog: Mesmo com licença, não dá para engolir que o ato denunciado não seja nocivo ao meio-ambiente, principalmente ao sofrido rio Cachoeira. O Ministério Público Federal deveria averiguar, não só o aterramento, como as “licenças” absurdas por parte da prefeitura de Ilhéus e do Inema.

É como diz o ditado popular: Laranja na beira de estrada ou é azeda ou tem marimbondo no pé.

Mas parabéns a Cippa e ao tenente Fábio Nilo, sempre atentos e ágeis ao cumprimento da lei. (Agravo)

IMPRENSA ITABUNENSE SE OMITE QUANTO À INCAPACIDADE DA EMASA DE RESOLVER PROBLEMA DE SANEAMENTO

Até o governador Rui Costa já defende PPP para resolver o problema de saneamento básico de Itabuna. Mas a nossa imprensa continua omissa sobre esta questão. 

Será que ninguém caiu na real em nossa imprensa sobre a incapacidade da Emasa de resolver a falta de água e a precariedade do esgotamento sanitário, que transformou o nosso Rio Cachoeira num esgotão a céu aberto?

Os 220 mil itabunenses não podem continuar a sofrer com os malefícios dessa situação, como a epidemia de doenças provocadas pelo Aedes aegypti. 

Não podemos ficar reféns de sindicalistas que, em defesa de seus interesses corporativos, passam por cima dos direitos à água e à saúde do povo de Itabuna. 

Leiam o que saiu hoje (26/12) na coluna Tempo Presente de A Tarde, e cumpram sua s funções jornalística de defender o interesse público. Vejam o texto do Jornal a tarde: 


PPP, SOLUÇÃO PARA CRISE HÍDRICA DE ITABUNA?
"O governador Rui Costa se diz preocupado com a crise hídrica que atravessa Itabuna, município com a quinta maior população do estado,218 mil habitantes. Fez questão de mencionar o tema no encontro de fim de ano com os jornalistas baianos. “Das grandes cidades do interior, Itabuna é a que tem a pior situação de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Estamos conversando com o município para que isso venha para o estado e possamos proporcionar ao povo itabunense condições dignas de saneamento básico”, disse.

Uma das saídas que propõe é a criação de uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar o sistema de abastecimento de água e esgotamento de Itabuna, além da recuperação do rio Cachoeira, transformado num esgoto a céu aberto.

Para isso, será preciso que o município repasse para o estado a responsabilidade pelo sistema de abastecimento de água. O governo entende que a Empresa Municipal de Água e Saneamento(Emasa)já não atende às demandas com eficiência há alguns anos".



UM ATENTADO AO RIO CACHOEIRA À VISTA DE TODOS...

Além da prolongada estiagem na região, que compromete os principais córregos e riachos que nutrem o Rio Cachoeira, comenta-se que um empresário e fazendeiro conhecido por Raimundo Fontes, proprietário da Fazenda Monte Alto no Km 09 da rodovia Ilhéus /Itabuna, resolveu desafiar todas as leis ao aterrar abertamente um trecho do Rio Cachoeira para fazer um acesso à sua fazenda!

Os tratoristas da Chame Pedreira, trabalham na madrugada para não chamar a atenção. Os vizinhos e as pessoas que passam na altura da curva do Pitú ficam estarrecidos com a situação. O empresário se aproveitou do recesso de fim de ano quando a grande maioria dos dirigentes de entidades fiscais viajam ( Ministério Público, Inema, Secretaria de Meio Ambiente, Policia Ambiental, Delegacia Ambiental) e portanto facilita a ação dos agressores.

A melhor forma de esclarecer é chamar a empresa que está fazendo os serviços :

Chame Pedreira; Endereço: Rod BR 101 - s/n Km 512, Itabuna - BA,(73) 3215-2185 

CÁSSIA MELO DO PROGRAMA ACOLHER, NÃO SERVE NEM PRA SER PORTEIRA DE PRÉDIO

No governo do prefeito Vane do Renascer, gestantes estão tendo muitas dificuldades de acesso e benefícios do programa de apoio à Gestante, denominado de Acolher, cuja serventia se dá apenas para alguns aderentes do prefeito, que ocupam cargos comissionados, com salários de marajás e para algumas dezenas de gestantes. Este programa social foi implantado há mais de 15 anos, nas dependências da Maternidade Ester Gomes, pelo então prefeito Fernando Gomes. 

Com a corrupta gestão do petista Geraldo Simões, sua esposa e inabilitada secretária de Assistência Social, Juçara Feitosa, transferiu os serviços para uma casa alugada, com o nome de Viva Maria. Com o prefeito Azevedo, o programa passou a se chamar Ei Mamãe. Vane ganhou a eleição, tomou posse e fez o Ei Mamãe ser chamado de Acolher. Mudou o nome e mudou a qualidade do programa para muito pior. Nestes 3 anos de administração, o Acolher é como um "Elefante Branco" no governo de Vane. O prefeito nomeou muita gente incompetente para ocupar cargos de marajá na prefeitura de Itabuna. 

Um péssimo exemplo deste fato, é a coordenadora do programa Acolher, Cássia Melo. Já está evidente que esta cidadã não serve nem para ser porteira do prédio do programa de apoio a gestante.  Cássia no Acolher é o que há de mais decepcionante e incompetente na Secretaria de Assistência Social. Esta cidadã parasita  prejudica as mulheres grávidas e contribui para ampliar a rejeição a que o prefeito está submetido. 

O Acolher hoje só serve para promover festinhas, apresentações musicais, palestras, entrega de lanches e doações de 20 enxovais para bebês, em quantidade, vertiginosamente, inferior ao que era liberado nas gestões anteriores. Só para se ter uma ideia dessa situação, no último ano do governo do capitão Azevedo, o programa doou mais de 800 enxovais e este número é quase o dobrou do que o Acolher doou neste decepcionante governo do prefeito Vane. Mentirosamente, a Secretaria da Assistência Social, está anunciando que o Acolher atendeu cerca de cinco mil gestantes nos últimos três anos.

MENSAGEM DE NATAL DO VEREADOR E ADVOGADO COSME ARAÚJO

VEREADOR RONALDÃO DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL

Como de costume desde a época de seu saudoso pai, o vereador Ronaldão surpreende a todos, inclusive os mais carentes com uma generosa doação (mais de uma tonelada de alimentos e produtos de higiene), visitando instituições como Casa de Apoio, Albergue Bezerra de Menezes, Abrigo São Francisco e outros locais que tanto precisam de uma ajuda sincera e na hora certa.
Assim se intensificou desde o inicio de seu mandato, sendo registrado por todos os meios de comunicação e reconhecido por toda população. Vereador destaque, de fácil acesso e com a simplicidade que lhe é peculiar, faz questão de acompanhar de perto suas solicitações junto ao Poder Executivo. Quando se houve falar em um vereador atuante é impossível não lembrar de Ronaldão. O vereador Ronaldão encerra 2015 desejando de verdade e de todo coração um Feliz Natal !..não só nesta data, mas o ano inteiro.

NOTA - VEREADORES

Cuidado com uma tropa de aproveitadores pré-candidatos a Vereadores, que não tem compromisso nenhum nem com a cidade e nem com a população. Muitos deles não passam de uns desqualificados, sem pudor e sem moral. Exemplo disso é uma "corja" de VIRILHADORES que estão sentados bufando nas cadeiras do legislativo. Tem deles que nem casa dorme mais, com medo dos ciganos. Almoça na rua e depois se manda para sua casa de praia. Tem aproveitadores de todo jeito: tem deles que usa o setor público, tipo hospital, posto de saúde, Emasa, escolas, e até tem aqueles que se aproveitam das greves para mostrar que estão do lado do povo. Esses são piores do que abutres em busca de uma carniça. Já nessa gestão de Vereadores que hoje estão no poder, aposto com quem quiser que apenas uns "cinco podem voltar". Mas para isso vão ter suar a camisa e rebolar muito. Tem Vereador que não gosta da imprensa, e se não gosta é porque tem o rabo preso. Tem outros que são uns safados, caloteiros, mentirosos e enganadores. Tem deles que está mais sujo que poleiro de galinheiro. E agora me aparece uma tropa de safados dizendo que são pré-candidatos a Vereadores, quando na verdade estão querendo sair da pendenga em que se encontram, ou querendo entrar pra roubar o erário. Depois que sentar na cadeira, começa a entrar pela porta dos fundos pra não falar com as pessoas da recepção. E isso já acontece nessa gestão.

CHICO DESTRUIU A SAS

O pastor Francisco acabou com o SAS itinerante, com dois restaurantes populares e depois que assumiu a secretaria de assistência social, nada mais positivo e útil aconteceu por lá. A mesma se transformou em um verdadeiro cabide de emprego, a mesma ultrapassou a Emasa. Vane substituiu um de seus melhores secretários (trindade), por um pastor completamente inabilitado para o setor. Chico além de mau caráter é um péssimo Secretário. Como pastor é um fracasso, pois os anos que passou na Câmara só pensou em se beneficiar, além de tudo se juntou com um dos maiores corruptos da política itabunense, Rui porquinho. Na tentativa de ganhar a mesa.

PREFEITO ASSUME QUE LICITAÇÃO AUMENTARÁ PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), concedeu uma entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira/24, em seu gabinete, para anunciar a abertura da Consulta Pública destinada a colher opiniões da população sobre a minuta de edital e de contrato de concorrência dos serviços de transporte coletivo de passageiros do município, que terá validade para os próximos 20 anos. Diante de não mais que seis a oito profissionais de imprensa, o prefeito Vane ex-renascer destacou que a nova licitação do transporte público, exige das empresas participantes a construção de uma estação de transbordo e renovação de toda a frota apresentando o menor valor para a tarifa. O prefeito não conseguiu, convincentemente, responder duas perguntas que fiz para ele (fui o único profissional de imprensa a fazer peguntas). Sua resposta foi evasiva, sobre o fracasso que tem sido o resultado de muitas licitações ocorridas em sua administração e este fato submete à dúvida, os objetivos e viabilização do que exige o edital de contratação de novas empresas para exploração do transporte urbano em Itabuna. 

Ele também foi capcioso ao se recusar detalhar sobre o que será o tratamento a respeito da existência de um estudo tarifário da própria prefeitura de Itabuna, do início deste ano, que estabelece a tarifa de R$ 2.86, embora o preço aplicado seja de R$ 2.50. Entretanto, o prefeito salientou que haverá aumento sim. O atual sistema de transporte público municipal conta com 90 ônibus, emprega 400 trabalhadores (motoristas e cobradores) e atende a uma população estimada de 50 mil pessoas por dia, incluindo os beneficiados com passes gratuitos que representam 40% do total.(Val Cabral)

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA


NATAL


Época na qual se comemora o nascimento dum menino, cantando anjos, badalam sinos. De hoje os meninos não podem mais nascer; falar-vos-ei, vais perceber. E depois requerer: O que fiz pra merecer?

O papo parece esquisito, nos deixa aflitos e em conflito, o que nos assombra hoje, ontem dizias: Nem um pouquito. Assola o povo este mosquito. Transmite a peste que nos apunha, e chamam a tal de Chikungunya. Pior que topada de unha.

Descaso outrora de governantes, deixou o povo ignorante, não instruiu, não investiu e querem um resultado já em instantes. Agora nos privam de termos gestantes. Mas de forma alguma o era assim antes.

Nossas crianças tinham natal, de forma alguma passavam mal, histórias contadas do Pólo Norte, de forma alguma nos assombrava a morte. Presentes na árvore e os sapatinhos, quanta estripulia, ninguém ficava quietinho, nos rodeava a alegria e não se ouvia de microcefalia.

Que nos socorra este Jesus, tanto descaso, tamanha cruz. Que o caminho que nos ensina, somente este que nos conduz. Do evangelho, caminho de luz. Brada a mensagem natalina, pro homem, pra mulher, pro menino, pra menina. Não desfaleça, nem desanima. Maior é aquele que vem de cima; sofreu por todos e nos ensina.

Deixe o que te fazes mal de uma vez. Feliz Natal, pra mim, pra ti, pra vocês, e, por fim, afinal, que te fuja todo o mal e um bom 2016.

CONTRATADOS DA PREFEITURA SEM DÉCIMO

Todos os contratados da prefeitura e principalmente da SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, não receberam o décimo e o que se fala é que a prefeitura não vai pagar o décimo dos contratados. Fizemos compromisso com esse dinheiro, temos contas a pagar. Décimo terceiro é um direito de todo trabalhador. Desabafo de um servidor.

ITAPÉ 54 ANOS: PREFEITURA PAGA 13º E MANTÉM FOLHA EM DIA

A Prefeitura Municipal de Itapé deu início no último dia 18/12, ao pagamento da segunda parcela do 13º salário, referente a 50% do benefício. Em Itapé o prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão) trabalha desde o inicio da gestão, pagando metade do décimo na data do aniversário do funcionário.

O cronograma prever o pagamento do 13º primeiramente aos funcionários efetivos/concursados da saúde, em seguida, no dia 30/12, todos os demais funcionários vinculados as secretarias restantes.
FOLHA DE PAGAMENTO

No que diz respeito aos salários, a prefeitura quitou o mês de novembro dos efetivos/concursados no dia 10/12. Já os salários de dezembro, serão quitados em 10/01.

O prefeito Pedrão vem tratando com responsabilidade e transparência a questão dos salários. “Sempre foi uma meta pagar em dia. Mesmo diante de tantos contratempos estamos conseguindo honrar. Mas para isso, estamos cortando muitas despesas”, esclarece o prefeito.

DIA DE CÃO

Outro dia de cão na porta da Prefeitura de Itabuna. Os agentes de saúde e endemias fizeram uma manifestação para cobrar seus salários. Essa cena desde que Vane assumiu a Prefeitura se tornou comum. Salários atrasados, e décimo atrasado se tornou comum na gestão da moralidade.

GUERRA NA CÂMARA DE VEREADORES



Foi uma tarde como nunca vista na Câmara de Vereadores de Itabuna. O que seria para ser uma sessão tranquila se transformou numa guerra de palavrões e ofensas. Quando a sessão foi aberta até aí tudo bem, mas quando começou a tão esperada votação, o Vereador Junior Brandão abriu a boca falou uma besteira e acendeu o estopim. Os gritos dos Professores tomaram conta do Plenário Raimundo Lima. Em seguida o presidente Aldenes Meira suspendeu a sessão e levou a mesma para sala de comissões que se transformou em uma sala de acusações e ofensas. Mas, como sempre, o Vereador de um mandato só Joilson Rosa, o que sempre foi contra o povo e nunca saiu debaixo da virilha do Prefeito, pediu reforço policial e da guarda municipal, dizendo ele que estava se sentindo ameaçado, e aí os professores deram uma saraivada de vaias no primeiro ministro.

E PODE?


Pode sim! Nesse governo pode tudo! Pode até fazer propaganda de empresa no mural da Prefeitura. Mas de quem é essa engenharia? Deve ser de algum amigo padrinho da gestão.

NOTA

É impressionante a cara de pau de certos políticos. "Somem" do cenário político por alguns "instantes" e quando se aproxima o ano eleitoral, eles mostram a outra face. Começam a fazer reuniões e mais reuniões, aí lembra dos abestalhados que estavam esquecidos e começam a ligar para fazer números nessas reuniões que só servem de interesse para eles. Acorda meu povo.

FESTA DE ARROMBA

Funcionários do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, organizaram uma festa de final de ano para esta última sexta-feira (18). A princípio seria tudo simples, sem muita pompa, mas diante do esforço do pessoal e da oportunidade de aparecer, vários políticos se propuseram a ajudar na realização (financiamento) do evento.

Até aí, nada demais, ano que vem é ano eleitoral e todos querem tirar uma casquinha, aparecer, ter ser nome citado, ser visto. As bandas Kobra Kriada, Amor a Dois e Lordão foram contratadas para dar conta da alegria de todos.

Mas, de acordo com informações, dias antes do evento, ao saber que o Deputado Estadual Augusto Castro (PSDB) havia contribuído com a festa, a turma do PCdoB partiu pra cima dos organizadores obrigando-os a devolverem a contribuição feita pelo parlamentar tucano. O dinheiro foi devolvido. As bandas tocaram. E tudo acabou em festa. Dos comunas, não dos tucanos.

SAS - UM FRANCISCO NÃO FRANCISCANO

O pastor Francisco, Secretário de Assistência Social de Itabuna, publicou um áudio revelador em um grupo de Whatsapp na ultima segunda feira. Nele, o pastor diz que o PRB do Prefeito Vane pode apoiar o Deputado Augusto Castro ou o apresentador Tom Ribeiro ser vice de Augusto na corrida de 2016 à prefeitura.   

Barbeiragens temeristas em vista, o que não se sabe ainda é se Francisco, esquecendo-se de suas obrigações fraternas e de obediência, atropelou a decisão do prefeito de apoiar outro candidato, já que mostrou continuidade nas articulações: "Nós estamos ouvindo todo mundo". 

REFORMA DOS POSTOS DE SAÚDE -

Tem pessoas guerreiras dentro desse governo, e eu destaco aqui, os responsáveis pelas reformas dos postos de saúde de Itabuna. Sandro Lopes, e seu Mestre de obras Calos Gordo. Eles em meio as tantas críticas, tiveram um papel importante, para que todos os postos de saúde de Itabuna tivessem suas reformas concluídas. Vejam nas fotos abaixo, algumas unidades de saúde que mudaram de cara e de roupagem, graças ao empenho e ao esforço desses dois trabalhadores, e sua equipe.  
Santo Antonio
Bairro de Fátima

Lomanto

Mangabinha

Pedro Jeronimo


São Roque
Ainda tem muitos outros que não temos as fotos, mas vamos citar algumas unidades que também receberam uma outra roupagem: Posto do Santa Inês, Posto de Itamaracá, Posto da Vila das Dores (Canecos), posto do São Lourenço, Posto da Califórnia, Posto José Edites, Posto do Novo São Caetano e mais outros que ainda estão quase prontos. Feliz Natal e um Ano Novo com muita garra e muitas realizações, o blog Azulzinho Noticias deseja a Você Sandro Lopes (Sandrinho), a sua família, e toda sua equipe.

PRA RADIALISTA QUE SÓ FALA MERDA NO AR

A construção da UPA24HS no bairro Fonseca está em fase de acabamento. O piso é de porcelanato e a estrutura é tudo de primeira. A construtora Statuus  na pessoa de Day, pretende entregar ainda no primeiro semestre de 2016 toda a obra pronta.
Eu fico retado, como tem aprendiz de radialista que abre a boca pra falar merda no ar. Não conhece a cidade, não conhece as pessoas solta um monte de merdas como se os ouvidos dos ouvintes fossem pinico.

DESAPROPRIAÇÃO DE TERRENO NO BAIRRO JORGE AMADO

Caro amigo
Venho por meio de este blog informar a população do Bairro Jorge Amado sobre  a área entre o Bairro Jorge Amado e o Sinval Palmeira.

No ano de 2012 o ex-prefeito Azedo pediu através da Justiça a desapropriação desta área que pertence a Construtora AKYO na oportunidade foi solicitado ao então prefeito para que fosse feito um campo de futebol no local tanto e verdade que o campo foi aberto pela prefeitura em 2013 já na gestão de Vane e anunciado pelo secretário de esporte senhor Evans Maxwel alegando que o Jorge amado iria disputar o interbairros em sua própria casa no referido ano de 2013.
Ocorre que do nada apareceu um radialista alegando ser o verdadeiro proprietário do terreno e chamou o presidente da Urbis IV  Henrique e Jose Wilson do Jorge Amado  e fizeram um acordo para uso do campo ate novembro de 2015.

Após ser investigado chegamos a um numero de processo que nos revelou  a desapropriação do terreno e quem é de fato verdadeiro dono.
O radialista por sua vez destruiu o nosso campo e fez uma alvenaria para a construção de um galpão no local, o que é mais intrigante e que o juiz ainda não julgou a causa fomos ate a procuradoria do município  e a mesma nos informou por intermédio do doutor Harrison Ferreira de que a prefeitura só vai precisar de 3 hectares, sendo que as terras motivo da desapropriação equivale a 12 hectares  e que em apenas 3 hectares não daria para construir o que se propôs na ação que seria  um projeto habitacional com 215 unidades habitacionais, duas estações de tratamento de esgoto, uma estação elevatória. um centro multifuncional uma praça e uma quadra.
Segundo informações dos próprios moradores  estão vendendo estas terras e algumas pessoas só não compraram porque o vendedor não garantiu as escrituras somente contrato de gaveta.

Ai  eu lhe pergunto? A prefeitura esta desapropriando esta área pra atender a população carente ou pra usar esta área como troca de votos para os pré-candidatos que ela vai apoiar.