LISTA NEGRA DO TCM

A lista que o Tribunal de Contas dos Municípios enviou para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia traz os gestores que tiveram suas contas rejeitadas por decisão colegiada e devem ter sua candidatura negada.

A lista joga areia nas candidaturas de José Nílton Azevedo, Fernando Gomes, Ruy Machado, Edson Dantas, Clóvis Loiola em Itabuna que, pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, ficam inelegíveis.

Em Ilhéus, devem ser impedidos de concorrer Jabes Ribeiro (que já desistiu por motivos de saúde), Newton Lima, Valderico Reis, Jailson Nascimento e Alisson Mendonça.

O presidente do TCM, Francisco de Souza Andrade Netto, entregou a lista, na tarde de quarta-feira (27), ao presidente do TRE, Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello.

A lista traz os gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos 8 anos. Na relação consta cerca de 950 processos de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores é menor.

Muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios, como Azevedo, Gomes e Newton, em todos eles. A Justiça Eleitoral vai identificar os que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável".

Estes se enquadram na Lei de Ficha Limpa e são inelegíveis nas próximas eleições, caso dos ex-prefeitos de Itabuna e Ilhéus. Francisco Netto forneceu a todos os promotores eleitorais senha para acessar o sistema do TCM.

O procurador eleitoral, Ruy Mello, informou que o Ministério Público Eleitoral pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário. (Do A Região)

Nenhum comentário: