A ESTRUTURA CRIMINOSA DO GOVERNO DILMA

Lava Jato e outras investigações da Polícia Federal e do Ministério Público mostram como a presidente afastada institucionalizou a corrupção no governo federal e envolvem mais de vinte ex-ministros com desvios de dinheiro público, achaque a empresas e ameaças a testemunhas
Há exatamente um ano, em despacho redigido em um dos processos que tem como réu o ex-ministro José Dirceu, o juiz Sérgio Moro escreveu que o País passou a vivenciar um quadro de corrupção sistêmica sob o comando do PT. Na ocasião, muitos analistas políticos e observadores das entranhas do Judiciário trataram o alerta do magistrado responsável pela Lava Jato como alarmista. Hoje, não há quem discorde de Moro. Depois de dois anos de investigações em diversas operações da Polícia Federal e de mais de 70 delações premiadas, fica evidente que as gestões petistas transformaram o governo federal em uma verdadeira e organizada estrutura de corrupção. Praticamente todos os ministros de Dilma Rousseff estão envolvidos em desvios de dinheiro público. Desde aqueles que ocuparam gabinetes no Palácio do Planalto até os mais distantes. “A corrupção que o PT promoveu foi uma corrupção institucional, não foi dispersa nem com indivíduos participando isoladamente”, afirma o professor Álvaro Guedes, especialista em administração pública da Unesp. “Pessoas foram escolhidas a dedo para estar em posições estratégicas e promover o desvio de dinheiro”, conclui o professor.
Crimes sob encomenda.
Outros ex-ministros próximos à presidente afastada também agiam dentro da organização criminosa. São os casos de Fernando Pimentel, Jaques Wagner, Giles Azevedo, Ricardo Berzoini, entre outros. O Ministério Público investiga ainda amigos da presidente afastada que não ocuparam cargos no primeiro escalão de sua gestão, mas comandaram setores estratégicos do governo, como Valter Cardeal e Erenice Guerra. O primeiro foi diretor da Eletrobrás e é acusado de ter se beneficiado com propinas nas obras de Angra 3. Erenice, uma das principais auxiliares de Dilma e ex-ministra de Lula, é investigada por ter recebido R$ 45 milhões desviados das obras de Belo Monte. Como quadrilha organizada, expressão que costuma ser usada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, ao se referir às gestões petistas, a estrutura criminosa instalada no governo Dilma também locupletou os ministros que chegaram à esplanada por indicação dos partidos aliados (leia quadro na p[ág. 37). “O PT unificou diversas quadrilhas que agiam em setores diferentes”, diz Paulo Kramer, analista e professor da Universidade de Brasília. “O partido deu um comando central à corrupção, decidia quem entraria para o esquema de poder”, complementa.
Com o avanço da Lava Jato, o governo passou a usar ministros para tentar barrar as investigações. A presidente afastada e o ex-chefe da pasta de Justiça, José Eduardo Cardozo, procuraram nomear ministros comprometidos para os tribunais superiores. Sem êxito, Dilma escalou o ex-ministro Aloizio Mercadante para tentar comprar o silêncio de testemunhas. Ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Mercadante foi um dos principais conselheiros dela. Acusado de receber dinheiro de propina da UTC em sua campanha de 2010, ele foi flagrado, em março deste ano, em uma gravação oferecendo dinheiro e ajuda para tentar melar a Lava Jato. A armadilha foi criada pelo assessor do ex-senador Delcídio do Amaral a quem o ex-ministro fez a proposta indecente para tentar impedir que Delcídio fechasse um acordo de delação. Na ocasião, o processo do impeachment de Dilma parecia caminhar para um encerramento favorável ao governo. Mercadante não conseguiu comprar o silêncio de Delcidio e a delação feita pelo ex-senador, publicada com exclusividade por ISTOÉ, permitiu a retomada do processo que a cada dia desvenda novas falcatruas protagonizadas pelo grupo que se instalou no poder a partir de 2003. “Nos últimos anos foi instalada a cleptocracia em Brasília”, diz o ministro Gilmar Mendes. (IstoÉ)

NOTA DE REPÚDIO

A classe de Advogados, tem se notabilizado como uma das melhores da Bahia. O itabunense é bem representado pelos seus Bacharéis e também pela direção tanto anterior como atual da OAB de Itabuna. São muitos Advogados sérios e compromissados com a sociedade tanto de classe baixa, como média alta. E existem nomes respeitáveis e reconhecidos, que se eu for citar aqui levarei o dia todo. Tem muitos Advogados que dignificam a profissão e honram o juramento feito quando é registrado. Entretanto, há também o chamado “espírito de porco”, ou simplesmente “o advogadozinho sem expressão” que emporcalha a classe. Ninguém em Itabuna, é mais lacaio, subserviente, mequetrefe, cachorro vira-lata, relento, fedorento... que Jorge André Cerqueira Latrilha (Jorge Latrilha)! Esta minha afirmação, decorre dele fazer uso da profissão sob a tutela de bagatelas (nunca superior ao valor de um pinico de plástico e nem tão menos fétido, que o seu conteúdo). 

Como não engulo calado as investidas de um Advogado de quinta categoria, quero aqui denunciar a existência de uma exceção desprezível na pessoa de um mercantilista vigarista, safado, medíocre, fedorento... Ontem antes do início da conversão do PCdoB no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho, esse verme se dirigiu a uma pessoa ali presente convidada do vice Prefeito Wenceslau Jr, e disse que a pessoa não seria bem-vinda e que ele tiraria dali na porrada, aí começou o bate-boca e a turma do deixa disso acalmou os ânimos de ambos. A conversa chegou até Wenceslau que imediatamente procurou o projeto de Advogado e o enquadrou na frente de todo mundo com as seguintes palavras: “ele é meu convidado é e sempre será bem-vindo, se coloque no seu lugar”. O relento procurou uma privada para enfiar a cara de tanta vergonha que passou na frente das pessoas mais próximas. Quer dizer então se a pessoa é de outro partido não pode ir ouvir as propostas de governo do outro candidato? E o direito de ir de vim fica aonde? Acho bom a cúpula do prefeiturável que não teve nada a ver com episódio, reunir seu pessoal e dizer pra eles que o momento é de unir e não afastar as pessoas. 

CONVENÇÃO DO PCDOB

Aproximadamente 600 pessoas lotaram o Centro de cultura Adonias Filho na conversão do candidato do PCdoB, onde foi sacramentada a candidatura de Davidson Magalhães. Lembrando que tinha mais gente do que a convenção de Geraldo, que foi realizada no dia anterior.

CONVITE

Viemos por meio deste convidar este veículo de comunicação e a todos itabunenses para a Convenção Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – Itabuna, com o intuito de homologar as candidaturas a vereador, prefeito e vice-prefeito, a ser realizada no dia 2 de Agosto de 2016, as 19 horas, na USEMI (Avenida Manoel Chaves, s/n – Em frente a Vila Olímpica).

O PSOL, fundando em 2006, terá como representantes na chapa majoritária, o músico e compositor Mister Cuca, como pré-candidato a prefeito, e o Professor Max, como pré-candidato a vice. Levando a bandeira do socialismo e liberdade, acreditamos na construção de uma Itabuna livre das amarras do coronelismo que historicamente rege nossa cidade, construindo uma Cidade para as Pessoas.


Contamos com sua presença.

ÂNGELA SOUSA, A INÚTIL

Com um mandato de Vice-prefeita, mais 3 mandatos de Deputado Estadual, a Deputada Ângela Sousa é de uma completa inutilidade enquanto cidadã. Somente fotografias com autoridades, e mais nada. Cada mergulho, um flash…

A CARTADA DE CARLITO DO SARINHA

Está pegando fogo a política em Itabuna. Nesta sexta-feira o vereador Carlito do Sarinha (SDD), decidiu sair do grupo do Capitão Azevedo. Carlito almoçou com Davidson Magalhães (PCdoB), e uma composição não está descartada. Dizem que 80% já está bem adiantada. Essa pedra eu já tinha cantado alguns dias atrás. Pergunta: como vai ficar a situação dos pré-candidatos a Vereadores que não tem muita simpatia com os comunas? 

DECEPÇÃO:
O que parecia ser uma saudável novidade na política de Itabuna. Apequenou-se, agachou-se, está de cócoras…  

CONVENÇÃO EM IBICARAÍ

A coligação: IBICARAÍ RUMO AO UM NOVO TEMPO realizou a Convenção do PTN e coligação, em Ibicaraí, que escolheu Adriana Macedo de Assis, para candidata a prefeita da cidade e Americo Ferreira Filho Ferreira, para Vereador. Uma festa cívica, democrática e muito concorrida, com a presença do Deputado Estadual Alex Lima e o Deputado Federal, Antônio Antonio Brito. Além de muitas pessoas o evento contou com a presença do deputado federal e presidente estadual do PTN  João Carlos Bacelar.



EFEITO SUSPENSIVO...

Efeito suspensivo quase chegando lá. Fernando Gomes conseguiu em Brasília, dos 4 processos pendentes, três efeito suspensivo, até a decisão final. Com isso, basta mais um para que o mesmo fique livre para tentar o seu quinto mandato. que hoje pelas pesquisas estaria próximo. 

PRÉ-CANDIDATO MARDSON SILVA SE REÚNE COM LIDERANÇAS EM FLORESTA AZUL

O Pré candidato a Prefeito de Floresta Azul Mardson Silva (PSD) realizou reunião na qual se fizeram presentes líderes e militantes além dos pré candidatos a vereadores. Durante a reunião Mardson colocou em discussão alguns dos projetos do plano de governo que vem apresentando, que a saúde e a geração de emprego e renda terá atenção especial.

Foi cobrada a importância da implantação de um reforço e apoio a polícia Militar, para que possa ter um trabalho em conjunto com a Guarda municipal, para coibir a criminalidade. “ precisamos da participação de todos, de cada um morador, cada um comerciante, enfim de todos para que possamos construir uma Floresta Azul melhor para se viver, gerando renda e empregos”.

TCM:LISTA COMPLETA DE GESTORES DE CONTAS REJEITADAS

Olá caro leitores, hoje com muita responsabilidade publicamos uma matéria, tão importante para uma cidade que faz 106 anos de aniversário de emancipação política. Estamos falando de Itabuna, localizada na Bahia. Sim, no último dia 27/07/2016, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, publicou uma postagem (Presidente do TCM entrega lista de gestores com contas rejeitadas). Nesta postagem, fica publicado nomes de gestores com contas regeitadas pelos analistas do TCM-BA.
Em suma, segue a lista...

Lista do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Decisão sobre Regeição das Contas das Entidades Descentralizadas do município de Itabuna - Bahia.
Link em PDF desta lista (AQUI)
Ordem: 44
Processo: 03818-13
Gestor: Antônio Geraldo Brilha
Entinade: Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A
Publicação: 11/09/2013

Ordem: 45
Processo: 04103-13
Gestor: Eduardo José Soares BRandão
Ana Maria da Silva Brito
Gilnay Cunha Santana
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Publicação: 16/08/2013
Observação: Representação ao Ministério Público

Ordem: 46
Processo: 08509-13
Gestor: Sandra Marina Cavalcanti Ramalho de Souza
Entinade: FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania
Publicação: 13/06/2014
Observação: Represetação ao ministério Público

Ordem: 37
Processo: 39799-13
Gestor: Antônio da Silva Costa
José Leopoldo dos Santos
Antonio Barros
Gilnay Cunha Santana
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Publicação: 09/03/2013
Observação: Represenação ao Ministério Público

Ordem: 28
Processo: 03571-11
Gestor: Alfredo Oliveira Melo
Entinade: Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A
Deliberação: 00186-12
Publicação: 09/02/2012

Ordem: 29
Processo: 38060-11
Gestor: Antônio da Silva Costa
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Deliberação: 00149-12
Publicação: 11/04/2012
Observação: Representação ao Ministério Público

Ordem: 23
Processo: 37966-10
Gestor: Antônio da Silva Costa
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Deliberação: 00029-11
Publicação: 11/08/2010

Ordem: 11
Processo: 04454-09
Gestor: Isaias Mendes Lima Filho
Entinade: Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento S/A
Deliberação: 00547-10
Publicação: 30/06/2010
Observação: Representação ao Ministério Público

Ordem: 12
Processo: 08449-09
Gestor: Maria José da Gama
Entinade: FMSICA - Sítio de Integração da Criança e Adolecente
Deliberação: 00018-10
Publicação: 10/02/2010
Observação: Representação ao Ministério Público

Ordem: 04
Processo: 03338-14
Gestor: Maria José da Gama
Entinade: FMSICA - Sítio de Integração da Criança e Adolecente
Deliberação: 03338-14
Publicação: 29/04/2015
Observação: Representação ao Ministério Público

Ordem: 05
Processo: 03574-08
Gestor: Raimundo Vieira da Silva
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Deliberação: 01070-08
Publicação: 16/07/2008

Ordem: 05
Processo: 03574-08
Gestor: Raimundo Vieira da Silva
Entinade: FASI - Hospital Luís Eduardo Magalhães
Deliberação: 01070-08
Publicação: 16/07/2008


Lista do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Decisão sobre Regeição das Contas de Vereadores do município de Itabuna - Bahia. 
Link em PDF desta lista (AQUI)
Ordem: 203
Processo: 08229-11
Gestor: Clovis Loiola de Freitas
Parecer: 00204-12
Publicação: 25/04/2012
Observação: Representação ao Ministério Público Estadual

Ordem: 158
Processo: 09772-10
Gestor: Clovis Loiola de Freitas
Parecer: 01018-10
Publicação: 16/12/2010

Ordem: 102
Processo: 08408-09
Gestor: Edson Luiz Ramos Dantas
Parecer: 00654-09
Publicação: 10/12/2009


Lista do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Decisão sobre Regeição das Contas de Prefeitos do município de Itabuna - Bahia. 
Link em PDF desta lista (AQUI)
Ordem: 724
Processo: 09920-13
Gestor: José Nilton Azevedo Leal
Publicação: 25/09/2014
Observação: Representação ao Ministério Público Estadual

Ordem: 538
Processo: 07583-13
Gestor: José Nilton Azevedo Leal
Publicação: 12/04/2013

Ordem: 425
Processo: 08163-11
Gestor: José Nilton Azevedo Leal
Parecer: 00585-12
Publicação: 06/11/2012
Observação: Representação ao Ministério Público Estadual

Ordem: 354
Processo: 09198-10
Gestor: José Nilton Azevedo Leal
Parecer: 00539-11
Publicação: 18/11/2011

Ordem: 210
Processo: 08382-09
Gestor: Fernando Gomes de Oliveira
Parecer: 00119-10
Publicação: 26/03/2010
Observação: Representação ao Ministério Público Estadual

Ordem: 51
Processo: 09260-08
Gestor: Fernando Gomes de Oliveira
Parecer: 00866-08
Publicação: 17/12/2008
Observação: Representação ao Ministério Público Estadual

Fonte: Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia
Link: http://www.tcm.ba.gov.br/index.php/presidente-do-tcm-entrega-lista-de-gestores-com-contas-rejeitadas/

ABSURDO...

Esse cidadão mora no Jardim América Um e é pré-candidato a Vereador pelo PSB. O cumulo do absurdo aconteceu no bloco 35. Ele queria usar o apartamento que eu prefiro manter em sigilo o numero, para fazer um consultório de exames de vistas. Segundo informações a suposta médica atende pelo nome de Juliana. O comportamento da suposta médica deixou os moradores de orelha em pé e causou desconfiança em algumas pessoas. Alô Justiça Eeleitoral...

LISTA NEGRA DO TCM

A lista que o Tribunal de Contas dos Municípios enviou para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia traz os gestores que tiveram suas contas rejeitadas por decisão colegiada e devem ter sua candidatura negada.

A lista joga areia nas candidaturas de José Nílton Azevedo, Fernando Gomes, Ruy Machado, Edson Dantas, Clóvis Loiola em Itabuna que, pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, ficam inelegíveis.

Em Ilhéus, devem ser impedidos de concorrer Jabes Ribeiro (que já desistiu por motivos de saúde), Newton Lima, Valderico Reis, Jailson Nascimento e Alisson Mendonça.

O presidente do TCM, Francisco de Souza Andrade Netto, entregou a lista, na tarde de quarta-feira (27), ao presidente do TRE, Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello.

A lista traz os gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos 8 anos. Na relação consta cerca de 950 processos de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores é menor.

Muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios, como Azevedo, Gomes e Newton, em todos eles. A Justiça Eleitoral vai identificar os que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável".

Estes se enquadram na Lei de Ficha Limpa e são inelegíveis nas próximas eleições, caso dos ex-prefeitos de Itabuna e Ilhéus. Francisco Netto forneceu a todos os promotores eleitorais senha para acessar o sistema do TCM.

O procurador eleitoral, Ruy Mello, informou que o Ministério Público Eleitoral pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário. (Do A Região)

CONVITE

Olá amigos de Floresta Azul, Coquinhos e Zona Rural venho convidar a todos que desejam discutir o futuro da nossa cidade para o lançamento da nossa candidatura no Auditório Municipal Amélia Macedo, na Avenida 23 de abril, Próximo ao CEFA, no dia 31 de julho.

PREFEITA JAQUELINE MOTTA COMETE DESVIO DE FINALIDADE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A biblioteca de Barro Preto, espaço que deveria ter por finalidade armazenamento de livros, dispostos para estudo e consulta, tornou-se um ambiente para palco de badernas, orgias, sem falar do total abandono que o local apresenta ao londo dos últimos 03 anos. Várias reclamações tem chegado a redação do FRN, acerca da desorganização e desvio de finalidade que o ambiente apresenta.

Conforme informações obtidas com exclusividade pelo site, a prefeita Jaqueline Motta (PT), decidiu, de forma abrupta e truculenta, suspender os serviços da biblioteca, para dar lugar a grupos de dança e ensaios de bandas. A medida isolada da alcaide desagradou a maioria da população, principalmente os que moram nas imediações da biblioteca, que reclamam do barulho ensurdecedor e da bagunça generalizada. “Nós, barropretenses, estamos insatisfeitos com tal situação, pois temos nosso direito à educação e a cultura relegada a segundo plano”, desabafa uma moradora.

PERSONA NON GRATA

Cidadão Itabunense ou Persona Non Grata? O que leva uma pessoa a merecer o título de cidadão de uma cidade? Serviços prestados, claro. E aí vai a pergunta que não quer calar: Por que João Lourenço Botti de Cerquira recebeu esse título da Câmara de Vereadores de Itabuna? Se dependesse da carreta de ex-funcionários da rádio Difusora, o título seria de Persona Non Grata. Veja o listão dos radialistas que estão putos da vida com esse empresário, campeão de queixas trabalhistas: Cláudio Roberto, Paulo Leonardo, Osvaldo Bispo, Sérgio Teixeira, Jó França, Marcos Soares, José Hamilton, Tatiana Barreto, Marcelo Soares, Florentina Girimun, Wellington Ribeiro, Domingos Silva, Magdália Silva, Osvaldo Gomes, Kátia Gomes, Gerdán Rosário, Aline Meira, dentre outros. O vereador, presidente da Câmara, Aldenes Meira, certamente buscando mais espaço na emissora, foi o autor da proeza. O edil não teve nem a preocupação de procurar saber os antecedentes de Botti. E mais: é triste ouvir radialistas da emissora, fazendo média. 

QUEM VAI PAGAR A CONTA???

Regrado ao som da banda Lordão e com um Buffet regado a whisky caríssimo. A festa de entrega do titulo cidadão itabunesnse realizado pela Câmara de Vereadores na AABB ontem (26), teve um custo altíssimo. A pergunta é: Quanto custou essa bonança? Quem vai pagar essa conta altíssima? A população precisa de uma resposta. O portal da transparência da Câmara não funciona. Porque?

FARRA DAS DIÁRIAS - NÃO REELEJA VEREADORES

Em conversa nos bastidores da Câmara de Vereadores a gestão está pior do que o "loyolagate" com a farra das diarias. Tem Vereadores que estrapolou o limite.  Itabuna x Salvador e outros estados. NÃO REELEJA VEREADORES.

E PODE???

Perguntar não ofende: quero saber da Justiça Eleitoral se algum Vereador e pré-candidato a reeleição, pode fazer caminhadas pedindo votos nos bairros da cidade? Teve um pré-candidato visitando a Bananeira, mas só agora? NÃO REELEJA VEREADORES.

É CANDIDATO!

O juiz a da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ruy Eduardo Almeida Britto, concedeu uma liminar suspendendo os efeitos do Decreto Legislativo n. 060/2013, que rejeitou as contas referentes ao ano de 2011 do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (PTB). O mesmo é pré-candidato a prefeito. Com isso Azevedo está livre para disputar o pleito.

FESTA DO DIA DA CIDADE

Vai ser um show pra ficar na história de Itabuna. No dia da cidade esse trio vai tocar na Praça do Beira Rio as 19:hs. Os barraqueiros já estão com tudo comprado para venderem na festona. A expectativa é de aproximadamente 125 mil pessoas (eleitores).

ENGANAÇÃO...

Senhor Aldenes Meira presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, venho através deste humilde blog lhe informar que os poços artesianos que o senhor disse que foi de sua autoria mandar cavar, até hoje estão só no buraco funcionar que é bom nada. Pra o senhor ver que estou falando a verdade comece visitando esses poços que a empresa de Salvador cavou. será que o estão pensado que o povo sofrido com a falta de água são bestas ou idiotas?

EMASA - VENDIDA



Nesta segunda-feira (25), com o acerto dos últimos detalhes para firmação de convênio entre Estado e Município. O assunto foi discutido pelo governador Rui Costa em reunião com o prefeito Claudevane Leite e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, no prédio da Governadoria, em Salvador. Tudo acertado agora EMASA passará a ser EMBASA. Agora quero saber como vai ficar a situação dos funcionários e dos que já foram demitidos e ainda não receberam suas rescisões? E os Vereadores quanto receberam para ficarem caladinhos? Dizem que foi muito dinheiro, tem Vereador limpando o fiofó com nota de 100 reais. NÃO REELEJAM VEREADORES.