PRESIDENTE MICHEL TEMER TEM SITE PESSOAL HACKEADO

O presidente Michel Temer (PMDB) teve o site pessoal hackeado. Na página principal aparece uma mensagem contra partidos e, contra o Congresso Nacional. O autor diz que não se identifica com a direita, com a esquerda e nem com o centro. A página pessoal de Temer é administrada pelo PMDB de São Paulo. O partido informou que já tomou as providências. Já o Palácio do Planalto informou que não tomaria providências sobre o assunto por se tratar de um site pessoal.

AVENIDA PRINCESA ISABEL DE CARA NOVA





A construtora Aliança que ganhou a licitação para restaurar a calçada da Avenida Princesa Isabel no São Caetano, está de parabéns. Os pontos de ônibus é coisa de capital, embora foi travada uma batalha com o supermercado Itão, o inimigo de Itabuna. Porque o inimigo? Porque o Itão tentou de todo jeito que a construtora não fizesse um ponto em frente a loja, e conseguiu. Inimigo de Itabuna porque nunca fez nada para o crescimento de nossa cidade. Observem nas imagens que a Avenida Princesa Isabel ganhou outra roupagem. O que era antes e o depois de pronto.



GILMAR MENDES PERMITE POSSE DE TRÊS PREFEITOS QUE O TSE CONSIDERAVA INELEGÍVEIS

Esse Gilmar Mendes é um bandido de alta periculosidade disfarçado de presidente do TSE. 

Vejam a ultima desse infame: O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, permitiu que três candidatos considerados inelegíveis tomem posse como prefeitos no domingo. A decisão beneficia Sebastião de Barros Quintão (PMDB), de Ipatinga (MG), Luiz Menezes de Lima (PSD), de Tianguá (CE), e Geraldo Hilário Torres (PP), de Timóteo (MG).

Eles foram os mais votados em suas cidades, mas, por condenações do ano de 2008 que os tornaram inelegíveis, haviam tido os registros indeferidos para as eleições de 2016 por decisões do próprio TSE. Deveriam pegar essa "Ficha Limpa" rasgar e enfiar no fiofó. Absolveram a maioria dos "Ficha Suja" do País.

ITABUNA 2 X 0 PETISTAS

E assim Itabuna desceu a lenha no PT, com a votação na Câmara de Vereadores. Os petistas queriam tomar a Emasa no grito e receberam também no grito um NÃO. A cidade já não tem cinemas, um time de futebol, Centro de Convenções, acabaram com a Telebahia e depois com a Telemar, e agora queriam tirar o único bem que nós temos, a Emasa. Nota 10 para os Vereadores que disseram não. E nota 0 para os que disseram sim.

NOTA

Ao contrário do que muitos andaram falando, ontem na coletiva, Fernando Cuma disse que não via acabar com a Zona Azul.

PARTIU

E assim o governo da moralidade se despede de Itabuna. Na bagagem vai levando o PCdoB alguns pastores que só fez atrapalhar e muitos amigos meus como por exemplo: Ettinger, Marcos Kiko, Marcelo Andrade, Binho Shalon, e algumas tranqueiras que só fez atrapalhar o governo Vane, Maxwel, Mariana Alcântara, Dinalva  Melo.

BAFÔMETRO NA CÂMARA

Dizem que na nova gestão de vereadores de Itabuna tem um que adora tomar umas "tequilas". Algumas pessoas já até sugerem colocar um bafômetro na porta de entrada do Plenário Raimundo Lima. Tem outro que não aguenta ver um rabo de saia, será que vai fazer como em umas gestões de outrora, onde o presidente fazia do gabinete motel?

NOTA

Sobre uma nota divulgada em todos os meios de comunicações acusando o Tributos em falcatruas, hoje a verdade veio a tona. A empresa contratada pela Prefeitura de Itabuna para prestar serviço de informática a E&L,  está envolvida no esquema de roubos juntamente com algumas pessoas da cidade, segundo uma fonte que pediu para seu nome não ser divulgado. Segundo o informante, o Tributos não tem nada a ver com o rombo que é grande. Segundo a informação, os caras da empresa entrava com a senha do Secretário da Fazenda e fazia a transferência. Aguardem mais detalhes

CHICO REIS SERÁ O CANDIDATO A PRESIDENTE DO “G 12”

Os membros do “g12” realizaram uma votação e definiram que o candidato a presidente do grupo será o edil Chico Reis (PSDB).
A chapa ficou assim, Charliane será a primeira secretária, Milton Gramacho (PRTB) na segunda e Guinho (PDT) na terceira. Nada contra os edis Charliane e Enderson Guinho, mas os dois além de Nel do Bar, estão com problemas na Justiça Eleitoral. Segundo informações os advogados de ambos entraram com recurso e a Justiça negou.

SÓ FALTA A SETTRAN

Com muito puxa-saquismo, Fernando Cuma anunciou na tarde desta quinta-feira, 29, seu secretariado que tomará posse a partir do próximo mês, por enquanto. De novidade, dentre os que já estavam sendo especulados, apenas o de Jader Martins, que vai presidir a Emasa, além do nome do secretário de transporte e trânsito (Settran), que não foi anunciado.

Cuma anunciou também a extinção da Secretaria de Esportes e Recreação que será agregada a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC e a junção das Secretarias da Fazenda e de Planejamento e Tecnologia. Na coletiva Cuma falou em fazer o carnaval em Itabuna, mas em momento nenhum ele falou de salvar o Rio Cachoeira, e nem abastecer os postos de saúde. Falou em crise  mas não abre mão da festa do rei Momo.

Veja os nomes:
Victor do Amor Lavinsky (Saúde)
Anorina Smith Lima (Educação)
Daniel Leão (FICC)
Jader Martins (Emasa)
Francisco França (Desenvolvimento Urbano)
Dinailson Gomes (Administração)
Sandra Neilma (Assistência Social)
Paulo Fontes (Fazenda e Planejamento)
Maria Alice (Assuntos Governamentais)
Luiz Guarnieri (Procurador do Município)
Jonh Orleans Nascimento (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente)
José Leopoldo Monteiro (FASI-Hospital de Base) 

CÂMARA ENCERRA TRABALHOS COM VOTAÇÃO DA EMASA

Por nove votos NÃO e cinco votos SIM, a câmara de vereadores de Itabuna rejeitou o texto do executivo que buscava uma cooperação técnica entre Emasa e Embasa, confirmando a votação de ontem. A única surpresa foi o vereador César Brandão (PPS) que na primeira votação votou sim e hoje disse não ao projeto do executivo. Os servidores da Emasa que estavam no plenário deixaram o local antes mesmo do final da votação.


Com a pauta de hoje a Câmara encerrou suas atividades numa despedida de alguns vereadores e a expectativa de outros reeleitos com a eleição da mesa no próximo domingo. A disputa continua entre Chico Reis (PSDB) e Ronaldão (PTB).

VEREADORA É AGREDIDA VERBALMENTE POR FUNCIONÁRIO DA EMASA


No vídeo o funcionário chama a Vereadora de vagabunda. Isso não pode acontecer dentro de um Legislativo. (Vídeo Chaparrau).

A SARDINHA ESTÁ ASSANDO DENTRO DA GCM

Noticias boas para uns e péssima para outros dentro da GCM. Segundo uma fonte ligada ao Prefeito Fernando Cuma, os inspetores que foram beneficiados infringindo a Lei ou por apadrinhamento da péssima Secretária de Administração Mariana Alcântara, não vão gozar desse privilégio por muito tempo. A fonte disse que algumas medidas serão tomadas dentro da corporação.

NOTA

Cuma prega a moralidade e o coronelismo, mas já tem ladrão em seu governo mesmo antes de assumir. Fiquei sabendo que um futuro chefe de setor, já fez traquinagem por onde passou. Na gestão passada do próprio Cuma, o traquino agiu, na Gestão de Azevedo o traquino levou 50 celulares, na FTC deu até Policia Federal, porque o traquino se envolveu nos roubos dos disquetes lembram? No RH tinha maracutaia de uma traquina que fazia transferências do dinheiro público para outros funcionários e depois dividia com a traquina. 

NOTA

Os docentes presentes do SINDAE nesta quarta-feira (28/12/16), deixou a desejar. De pessoas pacificas passaram a serem taxados como covardes, truculentos e ameaçadores da integridade física alheia. Repudiamos a ação truculenta de membros do Sindicato englobado por funcionários da Emasa, e por alguns que não tem compromisso nenhum com a sociedade. O presidente do Sindicato esqueceu de ler a cartilha para alguns assanhadinhos e dizerem pra eles que: quem com ferro fere, com ferro pode ser ferido.

CALOTE NO CONSELHO TUTELAR

Queremos chamar a atenção do Prefeito para pagar os 10 funcionários do Conselho Tutelar, os mesmos não receberam o Décimo, sendo que emitiram um contracheque dizendo que já foram pagos desde dia 30 de novembro, onde sairia a primeira parcela do décimo, até hoje eles esperam por esse abençoado décimo e nada. 

VEREADORA AGREDIDA: "VOU ATÉ O FIM"

A vereadora Valéria Morais (SDD) explicou sobre a agressão que sofreu na tarde desta quarta-feira, 28, em sessão que discutia um acordo de cooperação técnica entre a Emasa e a Embasa na Câmara de Vereadores de Itabuna.

Segundo a vereadora, um funcionário da Emasa, identificado como Paulo Sérgio, proferiu diversos xingamentos a sua pessoa e atirou um capacete em sua direção. Ainda segundo a vereadora, ela só não foi atingida porque se esquivou. A partir daí, de acordo com relato de Valéria Morais, os demais edis e a guarda municipal agiram e evitaram o pior, tendo o presidente da casa, vereador Aldenes Meira dado voz de prisão ao agressor.

A vereadora Valéria Morais afirmou que já prestou queixa e vai mais além. "entregarei um relatório a Emasa para abertura de processo administrativo contra este funcionário.".

9x7: VEREADORES REJEITAM PROPOSTA DE ENTREGA DA EMASA PARA O ESTADO

Por nove votos contra e sete a favor, a primeira votaçao garante permanência da Emasa municipal. A votação aconteceu durante sessão tumultuada. A vereadora Valéria Morais (SDD) foi agredida verbalmente por um servidor da Emasa identificado como Paulo, com palavras de baixo calão.

Segundo informações, revoltado com o resultado final, Paulo partiu pra cima da vereadora a chamando de vários nomes tendo que ser contido por guardas municipais. O presidente da Câmara, Aldenes Meira (PCdoB) deu voz de prisão ao servidor por ter agredido a vereadora no plenário. Amanhã acontecerá a segunda votação e servidores prometem lotar o plenário.

Se o resultado for mantido na sessão de amanhã, a emasa estará disponível para o prefeito eleito Fernando Gomes (DEM) propor uma PPP. O projeto de autoria do executivo prevê um acordo de cooperação técnica onde o controle da Emasa passaria para a Embasa. Se aprovado, pelo menos 180 funcionários poderiam ser desligados da empresa.
Veja como foi a votação:

NÃO: Ronaldão, Carlos Coelho, Pastor Francisco, Valéria Moraes, Glebão, Joilson Rosa, Carmen, Antônio Cavalcanti, Ruy Machado

SIM: Ailson, Zé Silva, Júnior Brandão, Carlito do Sarinha, Nadson Monteiro, César Brandão e Jairo. Araújo.

ESTÁ DANDO POLICIA NA PREFEITURA DE ITABUNA

Prefeitura de Itabuna pede à Polícia Civil para investigar incidente com DAMs no Departamento de Tributos. A equipe do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda de Itabuna, coordenada pelo secretário Marcos Antônio Nascimento de Cerqueira, em processo de fiscalização e auditoria interna, iniciada há 90 dias, identificou irregularidade de pagamento de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no valor total de R$ 58.091,60 até presente data, todos vinculados a contribuintes pessoas físicas. Na ocasião foi iniciada sindicância interna nº 24.128/2016, tendo o Departamento de Tributos solicitado à empresa prestadora de serviços do aplicativo que informasse ao Departamento Fazendário a máquina e usuário que efetuou as referidas baixas dos DAMs no sistema tributário do município sem os respectivos recolhimentos.

No curso da sindicância, constatou-se a ocorrência de irregularidades na baixa de DAMs, sem o respectivo pagamento ao erário, fatos esses decorrentes de condutas criminosas praticadas. Assim, diante de tal fato criminoso, o secretário municipal de Fazenda, Marcos Cerqueira (foto), no exercício de seu dever legal autorizou que queixa fosse prestada a 2ª Delegacia Territorial da Polícia Civil de Itabuna, como atesta o Boletim de Ocorrência nº 16-00843, no qual narrou todos os fatos delituosos detectados, bem como forneceu documentos e nomes dos envolvidos para que a autoridade competente possa instaurar inquérito para a punição dos responsáveis.

De outra sorte, ainda no regular exercício do seu poder-dever de zelo pelo erário municipal e evitando-se que o mesmo sofresse qualquer lesão irreparável, foram identificadas todas as baixas irregulares de DAMs, tendo o Departamento Municipal de Tributos notificado os contribuintes envolvidos para recolherem aos cofres públicos municipais os valores correspondentes, com incidência de juros e multas.

COLETIVA

Amanhã as 14:hs, Fernando Cuma dará uma coletiva para toda imprensa anunciando seu Secretariado. Tivemos acesso a uma informação e obtivemos os nomes de alguns que serão anunciados amanhã.

Administração: Dinailson Oliveira (Som Gomes)
Educação:  Anorina Smith
SAS: Sandra Neilma (esposa de Cuma)
FICC: Daniel Leão
Sedur: Francisco França
Governo: Maria Alice
Indústria e Comércio: Jonh Orleans Nascimento
Saúde: Vitor do Amor Santos Lavinsky
Fazenda: Paulo Fontes

NOTA

Dos três candidatos novatos eleitos que estão com problemas na Justiça Eleitoral, um está quase resolvido e dois estão na mão do carrasco. Segundo informações, dos dois que estão na pior situação, o mais complicado é Nel do Bar.

CONFINADOS

Segundo informações, dez Vereadores estão confinados em um hotel na praia de Acuípe. Todos estão incomunicáveis. Dizem que Fernando Cuma mandou um representante ir conversar com os edis no hotel na praia, mas o mesmo não foi recebido. Segundo informações, Milton Gramacho mandou um recado para Cuma "se ele quiser conversar que venha pessoalmente". Dizem que a conta do hotel foi dividido em partes iguais. Sobre a eleição da Mesa Diretora, segundo uma fonte, a disputa está entre Chico Reis (PSDB) e Ricardo Xavier (PPS). A escolha da chapa poderá ser feita na próxima sexta-feira. Na bolsa de aposta o nome de Ronaldão é considerado o favorito. A eleição promete ser uma das mais emocionantes da história da cidade.

NOTA PÚBLICA

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – Sinttel Bahia, representante legal dos trabalhadores da Tel Telemática e Marketing, torna pública a sua preocupação com os cerca de 1300 empregados da Tel Telemática, localizada na cidade de Itabuna. Os trabalhadores estão apreensivos quanto ao imbróglio que se tornou público sobre a concessão do prazo de mais um ano para que a Tel Telemática construa a sua sede na cidade de Itabuna, no terreno outrora concedido pela Prefeitura, situado no bairro Conceição.

A preocupação do Sindicato e dos trabalhadores torna-se pertinente levando-se em conta que não há qualquer segurança jurídica da manutenção dos postos de trabalho na cidade de Itabuna, sem que haja um consenso entre a empresa e  Poder Público quanto a concessão do terreno e a construção da sede da empresa na cidade.

O Sinttel Bahia reitera que a sua preocupação está concentrada na manutenção dos postos de trabalho dos cidadãos itabunenses, que assim como brasileiros de várias cidades do País, tem sofrido com os altos índices de desemprego. Sendo o trabalho no teleatendimento a porta de entrada de muitos jovens em seu primeiro emprego e a possibilidade de reinserção de muitas pessoas da terceira idade no mercado de trabalho, ratificamos a relevância da manutenção desses empregos na cidade.

Neste sentido, os dirigentes da entidade sindical não têm medido esforços em fazer o que se faz necessário para garantir esses postos de trabalho em Itabuna. Têm acompanhado todos os debates na Câmara Municipal, conversado com vereadores e com os trabalhadores, tem cobrado da empresa um posicionamento, se reuniu como o atual secretário municipal de indústria, comércio e turismo, José Humberto Martins, e se reunirá com o prefeito eleito, Fernando Gomes para debater a questão e buscar uma solução imediata e definitiva para o problema.

O Sinttel Bahia não se furta da sua responsabilidade social e sindical com esses trabalhadores e garante que todas as ferramentas possíveis serão utilizadas no sentido de buscar resolver a situação o quanto antes, mesmo sabendo que o debate e a resolução do problema está concentrada entre a Prefeitura, a Tel Telemática e a Câmara de Vereadores de Itabuna. Com esse objetivo, o Sindicato conta com o bom senso de todos e com a responsabilidade dos vereadores eleitos através do voto de confiança dado pelo povo para que auxiliem e mantenham os empregos dessas centenas de trabalhadores. 

Sobre o Sinttel Bahia:
O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. O Sinttel Bahia representa os trabalhadores em telefonia móvel, fixa, banda larga e os teleoperadores (trabalhadores em call center). A sede do Sinttel Bahia fica localizada na Rua Bela Vista do Cabral, nº 247, Nazaré, Salvador Bahia.

Com 71 anos de história, o Sinttel Bahia é um sindicato de vanguarda que sempre atuou ativamente em momentos decisivos da história política do Brasil e da classe trabalhadora. Seus dirigentes lutaram bravamente contra a ditadura militar e contra a as privatizações – sobretudo a do Sistema Telebrás – que atingiu em os trabalhadores telefônicos. 

Informações a imprensa
Márcia Ferreira
Tel: 71 3326-4077 l  9 8744 -1354 l 

COTADO

Segundo informações, está cotado para assumir o comando da GCM de Itabuna o Coronel Cleberlito. O mesmo é um dos homens de confiança de Fernando Cuma. Cleberlito já foi Comandante do 15º Batalhão da Policia Militar, e também já comandou a GCM.

NOTA

Eu ainda não entendi porque a direção da Câmara mantem aqueles dois seguranças lá dentro, se os caras não resolvem  p...nenhuma. A não ser ficarem transitando no corredor ou sentando na cadeira da recepção assistindo televisão. O povo invadem plenário, sentam em cima da mesa, ontem duas cenas aconteceram e os seguranças sumiram. Uma mulher do PT chamada Zilma, entrou dizendo que ia ver os ladrões, outra turma invadiu o plenário em reforma e mandou parar a obra, então pra que segurança? Se não resolvem nada.

O HOMEM MAIS PERIGOSO DE ITABUNA

Em tempos de crise moral e existencial, na qual, a Operação Lava-Jato vem mostrando veementemente a corrupção entrelaçada dentro dos Três Poderes, é de se clamar por mudanças hodiernas, creditando esperanças em nomes até pouco tempo atrás desconhecidos como os Procuradores, Deltan Martinazzo Dallagnol, e Rodrigo Janot. Como também o do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro.

Diante de uma sociedade que se acostumou com a corrupção, pessoas honestas passam a assustar e incomodar, além de se tornarem “perigosas”, afinal, os tais ameaçam a por fim num ciclo vicioso que permeia desde os primórdios da nação “Cabraliana”, que trouxe pra estas terras não somente os marginalizados de Portugal, como também, os viciados em propinas, barganhas e enriquecimento ilícito.Notar-se-á que a Constituição de 1824 estabeleceu “a Divisão e harmonia dos Poderes Políticos” como ver-se-á: “o princípio conservador dos Direitos dos Cidadãos e o mais seguro meio de fazer efetivas as supostas garantias que a Constituição oferecia” (art. 9). De acordo com tal princípio, o Poder Judicial passou a ser um dos quatro Poderes Políticos (art. 10). Na vida real, porém, essa proclamada autonomia dos órgãos judiciários em relação aos demais Poderes, sempre foi uma ilusória ficção. O corpo de magistrados permaneceu estreitamente ligado às famílias dos ricos proprietários no plano local, e subordinado ao Poder Executivo central na Corte.

É interessante notar que:
*No relato de sua Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, efetuada no segundo decênio do século XIX, Auguste de Saint-Hilaire comenta que “em um país no qual uma longa escravidão fez, por assim dizer, da corrupção uma espécie de hábito, os magistrados, libertos de qualquer espécie de vigilância, podem impunemente ceder às tentações”.Na mesma época, o comerciante John Luccock, que para cá viera após a Abertura dos Portos, comentando o costume da aquisição por vizinhos, em hasta pública, de terras penhoradas pelo não pagamento de impostos, observou:

“Nessa transação, observam-se estritamente as formalidades legais e tem-se a ilusão de que a propriedade foi adjudicada ao maior ofertante da hasta pública; mas na realidade, o favoritismo prevalece sobre a justiça e o direito, pois que não há ninguém bastante atrevido para aumentar o lance de uma pessoa de fortuna e influência.” […] “Na realidade, parece ser de regra que em todo o Brasil a Justiça seja comprada. Esse sentimento se acha por tal forma arraigado nos costumes e na maneira geral de pensar, que ninguém o considera ilegal [a tort]; por outro lado, protestar contra a prática de semelhante máxima pareceria não somente ridículo, como serviria apenas para atirar o queixoso em completa ruína.”Até mesmo Charles Darwin em seu diário da viagem do Beagle, identificou este mal existencial, em data de 3 de julho de 1832, quando fazia estadia no Brasil, a desonestidade da Justiça era apenas uma parte da corrupção generalizada do serviço público: “Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. 

Todos aqui podem ser subornados. Um homem pode tornar-se marujo ou médico, ou assumir qualquer outra profissão, se puder pagar o suficiente. Foi asseverado com gravidade por brasileiros que a única falha que eles encontraram nas leis inglesas foi a de não poderem perceber que as pessoas ricas e respeitáveis tivessem qualquer vantagem sobre os miseráveis e os pobres.”Segundo consta, nem mesmo o mais alto tribunal do Império permaneceu isento de corrupção. Em declaração ao Visconde de Sinimbu, D. Pedro II desabafou:“A primeira necessidade da magistratura é a responsabilidade eficaz; e enquanto alguns magistrados não forem para a cadeia, como, por exemplo, certos prevaricadores muito conhecidos do Supremo Tribunal de Justiça, não se conseguirá esse fim”.A pergunta que fica é: O que mudou?
Em Itabuna surgiu um homem “perigoso”, que desafiou os “poderosos” desta terra, fez estremecer os corruptos, pois a todo o momento fazia desacreditar a sua candidatura. Antônio Mangabeira França – Médico, bacharel em Direito, Administrador, concluinte dos cursos de Engenharia civil e ambiental. Não quis acordos inescrupulosos com nenhum dos partidos e seus vícios, empresários o procuraram para financiar a sua campanha em troca da EMASA, receberam um não como resposta. Cumpriu todos os requisitos que a lei determina para sair candidato, na véspera da eleição, não permitiu que ninguém ligado ao seu partido jogasse santinhos nem propagandas no chão desta cidade. Porém, contrariando a todo o bom senso, princípios morais e éticos, o TRE optou por empossar um político ficha suja, que pela primeira vez na história do TCU, foi condenado unanimemente, por apropriar-se de verba federal. 

Além de um histórico inigualável de crimes contra o erário público. Lavou a alma de todo o cidadão de bem, que paga os seus impostos, que do suor do seu rosto, leva o pão cotidiano para a mesa de seus filhos, quando a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) entrou com o embargo de declaração da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que vergonhosamente por 5 votos a 1, deferiu o registro do candidato Fernando Gomes (DEM). Com isso, Mangabeira − o “homem mais perigoso de Itabuna” − para os corruptos, surge novamente como um assombrador de assombrações. Destes que trazem pesadelos e transtornos, fazendo desértica uma cidade que nunca soube prosperar. “Com tiranos não combinam brasileiros corações” – Povo de bem, vamos lutar, erradicar a corrupção e tirar de nós este jugo que por séculos nos foi imposto, principalmente este sinônimo de corruptos diante de todas as nações.

Referencial Histórico
Revista Carta Capital: O Judiciário no Brasil, segundo Comparato. Obra publicada pela Editora Itatiaia Limitada, em colaboração com a Editora da Universidade de São Paulo, 1975, pág. 157. Notas sobre o Rio de Janeiro e Partes Meridionais do Brasil, Editora da Universidade de São Paulo – Livraria Itatiaia Editora Ltda., 1975, pág. 321. O Diário do Beagle, Editora UFPR, 2006, pág. 100. Apud José Murilo de Carvalho, D. Pedro II – Ser ou Não Ser, Companhia das Letras, 2007, pág. 83. 

INFORMATIVO ZONA AZUL

Lamentavelmente alguns funcionários que não estão cumprindo com suas funções estão tentando passar informações que não são verdadeiras, todos os funcionários que vem cumprindo com suas funções estão em dia com o seu salário e suas duas parcelas do decimo terceiro. A empresa Dom Parking deseja a todos um feliz 2017 repleto de sucesso, mesmo em um pais com 13 milhões de desempregados.

MESA DIRETORA

Um edil mentiu ao dizer que iria visitar a mãe que estava doente em outra cidade, mas na verdade para tentar fugir das investidas de um grupo que almeja a Mesa Diretora, foram a praia curtir o Natal. Só que segundo informações, Fernando Cuma já entrou no circuito e já tem três Vereadores de um grupo na palma da mão.

CUMA MOSTRA AS GARRAS

Segundo uma fonte que pediu para não se identificar, Fernando Cuma vai demitir mais de 2 mil funcionários da da folha da prefeitura. A fonte assegura que Cuma vai fazer de tudo para suspender o concurso público, ou seja aqueles que já foram chamados correm o risco de serem afastados.

NOTA

Nunca vi na história de Itabuna, uma desmoralização tão vergonhosa igual o que está acontecendo na Câmara de Vereadores. Os caras gritam vamos invadir e parar a obra da reforma do plenário, e invadiram e colocaram o pessoal que estavam trabalhando pra fora. Tá parecendo "casa de puta governada por sacana.

TRISTE GCM

Em 2014 foi aprovada a lei 2248 que criou a Guarda Civil Municipal de Itabuna, a qual determinava a criação de um regimento interno, onde deveria especificar como o servidor dá GCMI poderia acender e galgar os cargos superiores. Além disso, Além disso, determinava, que todos os servidores dá antiga polícia administrativa passarem por decreto a ocupar a Guarda Civil municipal. No entanto, isso não aconteceu. Nem o regimento, nem o enquadramento. O que aconteceu, porém, foi que nos últimos meses, administração pública, em nome do prefeito Vane e através dá secretária de administração Mariana Alcântara começou a enquadrar seus aliados político que estavam nomeados na função de fiscal ou inspetor nos cargos superiores. 

É muito triste saber que em pleno ano de 2016 a prefeitura de Itabuna cometa algo tão ilegal é tão imoral, em um cenário político de grandes embates contra a corrupção servidores municipais cometam atos deste tipo tão claramente. Como um prefeito pode vim a enquadrar servidores em um cargo superior sem ao menos abrir espaço para que outros tenham oportunidade ao menos de tentar? Sem medir o mérito de cada um, sem uma prova interna, sem um regimento que determine a capacidade de cada um? E sim por uma mera indicação político. 

Onde estão os princípios constitucionais que limitam a administração pública, como imparcialidade (igualdade), moralidade, legalidade e eficiência. Não aceitamos que nos últimos dias de governo, infligindo as leis eleitorais isso venha a acontecer. Pessoas que nunca trabalharam na guarda, sempre estiveram em desviou de função, volte para a GCMI já ocupando um cargo que deveria ser de pessoas que sempre batalhou pela nossa guarda. Pior ainda é saber que essas mesmas pessoas passaram de uma simples indicação política para ascensão do cargo. É de indignar e desmotivar qualquer servidor. É como se pegasse um indicado político e o transformasse em efetivo. 

Isso não existe em nem um lugar do Brasil. Pois, depois da constituição de 88 este ato é claramente proibido. Por esse motivo, venho pedir a ajuda de todos. Já tem um documento anexado na câmara de vereadores com 15 assinaturas dos vereadores e agora venho pedir ajuda a imprensa de Itabuna. Isso não pode mais acontecer em nossa cidade é com a nossa prefeitura.

REFORMA DO PLENÁRIO DA CÂMARA SERÁ ENTREGUE NESTA QUARTA, 28

As obras de reforma no Plenário Raymundo Lima, da Câmara itabunense, entraram na fase de acabamento. A inauguração está confirmada para quarta, 28, às 10h, simultaneamente com a posse de outros seis candidatos aprovados no primeiro concurso do Legislativo de Itabuna.

Orçado em cerca de R$ 400 mil, o trabalho incluiu pinturas, piso vinílico (autoadesivo, sendo mais resistente e durável) aplicado em tablado de madeira, novas bancadas e poltronas para os vereadores e cadeiras acolchoadas e reclináveis para o público; além disso, pavimentação externa no térreo e a destinação e adaptação de um espaço para a Ouvidoria. 

O QUE SIGNIFICA "SINAL AMARELO?"

A TV Santa Cruz exibiu nesta segunda-feira, 26, uma reportagem sobre a falta de temporizadores nos semáforos de Itabuna, o que estaria acarretando sustos e multas aos condutores. Na matéria, motoristas e motociclistas explicam que "estão passando no sinal amarelo, mas muda para o vermelho rapidinho.".

Mas ora, o que significa afinal o sinal amarelo? De acordo com o código nacional de trânsito, significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também. 

Em Itabuna, muitas pessoas aproveitam a mudança de semáforo do verde para o amarelo e aceleram o veículo para não precisar parar no sinal vermelho. Especialistas em trânsito alertam que ao avistar o sinal amarelo, o motorista deve sinalizar, diminuir a velocidade e então parar. 

O PMDB NA LAVA JATO

A coluna estadão desta terça-feira, 27, traz uma constatação interessante. De todos os peemedebistas citados na operação Lava Jato, cinco deles são ex lideres da legenda na câmara federal: Michel Temer, Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Alves, Eunício Oliveira e Geddel Vieira Lima. Até parece ser uma regra.

ITABUNA TERÁ DIA MUNICIPAL DA POESIA


O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, sancionou a Lei Municipal nº 2.369, de 8 de dezembro de 2016, de autoria do vereador Joilson Rosa, que institui o da 27 de julho como Dia Municipal da Poesia, em uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade e aos poetas itabunenses.

A lei se refere ainda à celebração da data que será denominada "Pomar com Poesia", cujos festejos e comemorações deverão ocorrer sempre nas proximidades do Café do Pomar, na Rua Osvaldo Cruz, no centro de Itabuna.

INFORMATIVO ZONA AZUL

Lamentavelmente alguns funcionários que não estão cumprindo com suas funções estão tentando passar informações que não são verdadeiras, todos os funcionários que vem cumprindo com suas funções estão em dia com o seu salário e suas duas parcelas do decimo terceiro.
A empresa Dom Parking deseja a todos um feliz 2017 repleto de sucesso, mesmo em um pais com 13 milhões de desempregados.

SUSPENDEU

A sessão que seria hoje para celebrar o termo de cooperação entre entes federados EMASA. ( Transferir a Emasa para a Embasa), foi suspenso. Ninguém sabe informar o porque de ter suspendido a sessão.

CALOTE

A construtora LIGA LEVE, entrou na justiça para receber o dinheiro da reforma que a mesma fez no Restaurante Popular do bairro de Fátima. Segundo o proprietário, toda vez que vai a Prefeitura não encontra ninguém para solucionar o problema.

NÃO CONVIDEM PARA A MESMA MESA...

Nem começou e já surgiu as desavenças entre Cuma e Vereadores. Querendo dar pitacos na eleição da mesa, Cuma ligou para Milton Gramacho e o o mesmo respondeu em cima da bucha: "estou na praia, se você quiser falar comigo que venha ao meu encontra". Dizem que Cuma vai dar o troco.

NOTA

Esperamos que o Prefeito Vane, pague os salários de dezembro aos funcionários. Ao contrário desse ficha suja que vai assumir no dia 1º de janeiro, que em seu ultimo mandato deixou os funcionário cinco meses sem salários.

DEIXOU O PAÍS NO FUNDO DO POÇO, E AINDA QUER VOLTAR!!

O PT pretende lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril, de acordo com o jornal Estadão. Mais uma vez o "chefe da quadrilha" querendo usar de estratégias para fugir das garras da justiça. Muito me surpreende é o PT, pois, esse Partido sempre colocou a ética como sua principal bandeira de atuação política, e agora resolve pré-lançar um candidato ficha suja e réu. Esse bandido é RÉU em cinco processos.

A EMASA É NOSSA

Convocamos toda população para estarem hoje no plenário da Câmara de Vereadores às 14:hs, protestando contra a venda da empresa para o estado. Nessa briga há muito jogo de interesses pessoais e a Emasa é nossa não pode ser entregue de mãos beijadas para o governo. Vamos lá dizer não!

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

Agora você pode ir trabalhar tranquilo, porque seus filhos vão estar na mais perfeita harmonia, segurança, tranquilidade e lazer. Na escola Creche planejando o futuro, seu filho tem um aprendizado de primeira mão. Corra que as matriculas estão com um desconto de 50%. Maiores informações ligue agora: 8855-6151 e fale com a pedagoga Monique Anunc.

TRANSPORTES COLETIVOS DE ITABUNA ESTÁ NA MIRA DA JUSTIÇA

O serviço de transportes coletivo urbano está sobre judicie. O interventor nomeado pelo Conselho de Transportes Urbano, Zenisson Soares representante da Associação dos Usuários do Transportes Coletivo do Sul da Bahia, afirma que o presidente da associação Neilton Soares (foto). Tem toda autonomia para juto ao Ministério Público tomar medidas cabíveis sobre a licitação fraudulenta do transportes coletivos que aconteceu na Prefeitura.  

VANE SAIRÁ CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL


Em conversa hoje com algumas pessoas bem próxima a Vane, foi nos passada a informação que Vane será candidato a deputado Federal. Segundo informações, ainda não se sabe qual será o partido que ele sairá candidato, mas tudo indica que será pelo partido da deputada Ângela Sousa o PSD. Vane ficou bastante otimista e diz que as conversas estão bastante adiantadas. Como em Brasília a maioria dos deputados são ladrões, nada melhor do que colocar uma pessoa bem próxima e que não tem nada que denegrida sua imagem para nos representar. Os outros candidatos a deputados de fora, só vem aqui de quatro em quatro anos buscar votos depois somem.

NOTA

Raimundo Vieira mais conhecido como "Raimundo Caixão", teve um principio de infarto e está internando na UTI do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. Segundo o boletim médico, o estado de Raimundo ainda inspira cuidados. 

EMASA X EMBASA

Amanhã a Câmara de Vereadores se reúne para votar o projeto EMASA X EMBASA. Vou logo adiantar aqui, o projeto não vai passar e a empresa vai continuar sendo EMASA para o bem de nossa população. Governador nenhum nunca fez nada em prol de nossa cidade, e agora me aparece um, que não investiu em nada no município querendo tomar o que é nosso.

PROCURADORIA RECORRE CONTRA DEFERIMENTO DE FERNANDO GOMES

A novela Cuma e Justiça, volta novamente ao cenário nacional. A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) entrou com o embargo de declaração da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que por 5 votos a 1 deferiu o registro do candidato mais votado de Itabuna, Fernando Gomes (DEM).
Segundo informações, a PRE juntou no recurso o acordão do Tribunal de Contas da União (TCU), que por unanimidade rejeitou uma conta de Fernando Gomes.( acórdão 3079/2016)
O TRE se encontra em recesso e só terá sessão a partir do dia 21 de janeiro. O recurso da procuradoria já está concluso e se encontra com o relator Fábio Alexsandro Costa Bastos.
O grupo do segundo colocado, Mangabeira (PDT), está na expectativa deste recurso, pois acredita que poderá reverter a situação. Vale lembrar que o PDT entrou com o pedido de cassação do diploma de Fernando Gomes.(Políticos do Sul da Bahia)


O FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA

A briga continua acirrada, é um tal de pula pra cá e pula pra lá que ninguém sabe quem tem mais aliados. De um lado os candidatos de Augusto Castro, do outro os candidatos de Fernando Cuma. Até o momento nada definido. As reuniões continuam acontecendo regrada a café da manhã, almoço e janta. Dos novatos, cinco já se posicionaram ocultamente apoiar Ronaldão. Até a virada do ano muitas águas vão rolar em baixo da ponte. Quem vencerá essa cana de braço FERNANDO CUMA OU AUGUSTO CASTRO?

ABSURDO

Os nossos judiciários estão todos infectados pelo vírus da corrupção. Não expiram confiança o TCM, TCE, TRE. Todos contaminados pela imoralidade de absolver políticos fichas suja.

NOTA

Os"ximbungos" do Jornaleco anunciaram o fim da edição imprensa e depois me atacaram porque eu disse que foi a falência. E tem outra explicação? Veja a nota abaixo que o próprio diretor escreveu.

"Em sua “Carta ao Leitor”, o diretor e editor de A Região, Marcel Leal, anunciou o fim da edição impressa do jornal a partir de outubro, após 29 anos de circulação semanal no sul da Bahia alegando calotes. Marcel justifica o fim da edição impressa afirmando que “embora seja o jornal mais lido, é ignorado pelos anunciantes e pelos calotes recebidos. A venda nas bancas continua boa, mas não cobre nem 10% do custo de fazer um jornal de qualidade”. “Não temos mais como bancar uma edição impressa que não se paga e é responsável por 80% dos custos. Só faremos edição impressa em ocasiões especiais, como o Natal”, afirma Marcel. Fundando por Manoel Leal, pai de Marcel, A Região se consolidou como um dos mais combativos órgãos de imprensa do Estado e, em sua primeira década, leitores chegavam a esperar nas bancas pelo jornal, famoso por reportagens exclusivas e pelas ´Malhas Finas` e `Malhas Grossas`, que traziam a marca da irreverência de Leal. Marcel Leal assumiu o jornal e manteve a publicação, que com o fim da edição impressa, terá apenas a edição online". 

ITABUNENSE QUER A CONTINUAÇÃO DA EMASA COM O MUNICÍPIO

O Itabunense se posicionou contra a negociação da Empresa Municipal de Águas e Saneamento-EMASA S/A, foi o que ficou constatado numa enquete realizada pela comunicadora Jaqueline Mendes em seu programa “Verdade Verdadeira”, transmitido através dos microfones da Rádio Difusora Sul da Bahia. A maioria absoluta dos participantes do programa via telefone e o WhatsApp, disse que a empresa é de Itabuna e deve ficar aqui; “O que falta mesmo é gestão séria, competente e transparente”, levando-se em conta a boa gestão da nova diretoria, sob o comando de Abraão Ribeiro.

Neste curto período, a nova diretoria, conseguiu pagar todos os compromissos da EMASA, comprar o material para a composição química da água que já foi liberada para o consumo humano e ampliar frente de trabalhos no campo.  

Transferência
Como a votação da transferência ou não da empresa para o Estado deverá acontecer na próxima terça-feira (27), os vereadores que têm uma grande missão pela frente, com certeza, deverão ficar do lado do povo. Até mesmo, dentro da empresa, 80% dos seus funcionários querem a continuação da mesma com município, apesar do Sindicato (SINDAE), deixar transparecer pela transferência da Empresa Municipal, para o Estado.

FORAGIDO, PREFEITO ELEITO DE OSASCO DESEMBARCA EM SP E SE ENTREGA À POLÍCIA

Rogerio Lins, do PTN, teve prisão decretada pela Justiça no dia 6 de dezembro. Ele é suspeito de contratar funcionários públicos fantasmas em investigação do Ministério Público de SP.
O Prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins, do PTN, desembarcou na manhã deste domingo (25) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, e se entregou à polícia. De acordo com o o boletim de ocorrência, Lins desembarcou de Miami, nos Estados Unidos, às 5h, se apresentou à Polícia Federal, e foi encaminhado para a Deatur (Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista) de Cumbica, onde a ocorrência foi registrada. Ele está detido no Cadeia Pública de Osasco. A informação é da TV Globo.

Rogério Lins estava foragido desde o dia seis de dezembro, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em mais uma fase da operação Caça-Fantasmas, do Ministério Público de São Paulo.

Ele e seis vereadores reeleitos são acusados de contratar funcionários públicos fantasmas que não apareciam para trabalhar. Segundo o Ministério Público, os políticos ainda ficavam com parte dos salários. Como não se trata de crime eleitoral, eles foram diplomados por procuração.(G1)

VEREADOR CHAMA COLEGAS DE VAGABUNDOS.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Jacobina, Clériston Alves (PPS), usou as redes sociais para justificar a aprovação da emenda que permite estabilidade econômica a vereadores que exercem o cargo por 10 anos, e acabou xingando os colegas que criticaram a emenda. Ele chamou de “vagabundos” e “safados” os edis que não concordaram com a lei que possibilita salários vitalícios aos vereadores, mesmo após deixar cargo. 

NOTA

O editor da "Malha Fina" insiste em me atacar, dessa vez me chamou de "jabazeiro" devido a uma nota publicada aqui sobre a falência do jornaleco a região. Nada contra as opções sexuais de vocês, mas é melhor ser jabazeiro do que XIBUNGO". E outra vocês aí são os maiores jabazeiros da imprensa. 

VEREADO ELEITO, PODE NÃO ASSUMIR O CARGO POR TER COMETIDO CRIMES POLÍTICOS E ELEITORAIS.

A situação do candidato eleito a Vereador Manoel Farias da Silva (Nel do Bar), está cada vez mais complicada. Somente um milagre ele continuará no mandato após a posse. O advogado de Nel do Bar, deu entrada com pedido de revogação do processo mas a Juíza negou. O documento foi para o MP e seguida devolvido para a Justiça Eleitoral. De acordo com algumas informações, o candidato eleito pode assumir mas em seguida ser afastado do cargo.
Manoel Farias da Silva (Nel do Bar) teve suas contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral

De acordo com a Justiça Eleitoral, o candidato realizou despesas excessivas. O vereador eleito foi notificado para apresentar defesa, porém, os documentos e argumentos apresentados no processo não foram suficientes para sanar as irregularidades.

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela reprovação das contas de campanha de Nel do Bar. Segundo informações a Juíza acatou parecer do MPE, e reprovou as contas de campanha do vereador eleito. Nel do Bar foi eleito vereador para ocupar uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal de Itabuna, após obter 1.098 votos.

OBS: O blog Azulzinho Noticias não tem nada pessoal contra o candidato eleito Nel do Bar, apenas damos a noticia aos eleitores de Nel, a população e aos nossos leitores assíduos. A noticia que estamos dando, já vincula tanto na Justiça como nas rádios de Itabuna. Se os demais blogs não estão publicando assuntos de interesses da sociedade, não é problema nosso, cada um tem seu jeito de trabalhar.

MENSAGEM DA ORGANIZADA ITA FLA


APÓS O BI, VANE PERDE A CHANCE DE CHEGAR AO TRI

Após ter as contas da Prefeitura de Itabuna aprovadas em 2013 e 2014, dois primeiros anos de sua administração, o Prefeito Claudevane Leite, teve as contas do exercício de 2015 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Município.
De quebra, Vane recebeu uma multa de R$ 10mil e foi obrigado a devolver a bagatela de R$ 798.898,99, por despesas sem comprovação e mais R$ 48.832,22 de juros pelos atrasos em diversos pagamentos. De acordo com informações, existe grande possibilidade de rejeição das contas de 2016, último ano desta administração. 

CUMA E O NEPOTISMO

O prefeito que uma parte de Itabuna votou e escolheu para administrar a cidade, nem bem começou e já está mostrando as garras. Excelentíssimo Senhor Prefeito eleito Fernando Cuma, acho que o senhor chegou na idade e esqueceu que NEPOTISMO é crime.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta, em qualquer local do Município, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".

a) Pode haver a nomeação da esposa do Prefeito eleito para exercer o cargo de secretária, ou qualquer outro parente?

b) Em havendo esta nomeação, pode ser considerada nepotismo, nos termos do que prevê a súmula vinculante n. 13 do STF?

A nomeação de parentes para ocupar cargos na Administração Pública, prática conhecida como nepotismo, sempre esteve presente na política nacional. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, esta conduta revela-se incompatível com o ordenamento jurídico pátrio, pois, através dos princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e isonomia, evitam que o funcionalismo público seja tomado por aqueles que possuem parentesco com o governante, em detrimento de pessoas com melhor capacidade técnica para o desempenho das atividades.

Além da força normativa dos princípios constitucionais, temos a previsão do Estatuto dos Servidores da União, Lei nº. 8.112/90, que em seu art. 117, inciso VIII, proíbe o servidor de manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil. No Poder Executivo Federal, dispõe sobre a vedação do nepotismo o Decreto nº 7.203, de 04/06/2010. No âmbito do Poder Judiciário, foram editadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a Resolução nº7 (18/10/2005), alterada pelas Resoluções nº9 (06/12/2005) e nº 21 (29/08/2006). Também para o Ministério Público, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) publicou as Resoluções de nº 1 (04/11/2005), nº 7 (14/04/2006) e nº 21 (19/06/2007). Conforme as lições de Fernanda Marinela.

“Esses diplomas proíbem a presença de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive dos respectivos membros ou juízes vinculados ao tribunal, assim como de qualquer servidor ocupante de cargo de direção ou assessoramento, para exercer cargo em comissão ou função de confiança, para as contratações temporárias e para as contratações diretas com dispensa ou inexigibilidade de licitação em que o parentesco exista entre os sócios, gerentes ou diretores da pessoa jurídica.” (Curso de Direito Administrativo, 5ª ed., pg. 65.)

Mesmo com todos estes dispositivos, a perniciosa prática persistia. Em agosto de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) editou a Súmula Vinculante nº 13, na tentativa de impedir o nepotismo em todos os órgãos do Estado, incluindo as estruturas do Poder Executivo e Legislativo, bem como as pessoas jurídicas da Administração Pública indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista). Estabelece a referida Súmula:
Parente em linha reta
Parente colateral
Parente por afinidade (familiares do cônjuge).
1ª grau
Pai, mãe e filho(a).
Padrasto, madrasta, enteado(a), sogro(a), genro e nora.
2º grau
Avô, avó e neto(a).
Irmãos.
Cunhado(a), avô e avó do cônjuge.
3º grau
Bisavô, bisavó e bisneto(a).
Tio(a) e sobrinho(a).
Concunhado(a).

AMEAÇA DE MORTE E TERROR DENTRO DA GCM

Os guardas municipais Luciano Miranda, Marcos Almeida, Elisabete, Ronildo, e Shellins estão ameaçados de morte por um grupo de dentro da própria corporação. Esses nomes citados, são guardas que lutam contra as irregularidades que a gestão pública vem praticando contra a categoria pois a mesma beneficia meia dúzia de servidores. Os GCMs ameaçados estão acionando a Policia Federal para identificar de onde veio os comentários ameaçando de morte os GCMs.

PEGA FOGO A ELEIÇÃO DA MESA

Alguns vereadores que formam hoje o bloco de oposição a mesa da câmara, estão com sérias dificuldades para legislar. Como a eleição da Mesa Diretora É MERCADO DE COMPRA E VENDA, alguns que já começam com dificuldades financeiras, não terão dificuldades em vender seu apoio seja para um lado ou para outro. O voto está sendo pago a preço de ouro. Alguns vão ter a ceia de natal recheada com onças e garoupas, regrado a peru gordo.

NATAL E NOVO ANO

Fim de ano é um período muito movimentado e, também, voltado para algumas reflexões. Primeiramente, já que vivemos no ocidente, sob a forte presença do cristianismo, comemoramos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma data que, verdadeiramente, não sabemos ao certo, mas que o calendário da Igreja coloca no dia 24 de dezembro. Segundo a tradição cristã, nessa data, em uma manjedoura simples em Belém da Judéia, nasceu o Menino Jesus, prontamente adorado pelos três Reis Magos que, seguindo uma estrela, vieram do oriente para homenagear o salvador da humanidade. Isso tudo está na tradição cristã e, para os que não crêem, o Natal não deixa de ter o seu valor já que a maioria de nós muda o seu comportamento, pensa-se na fraternidade entre as pessoas e os povos e há essa troca de mensagens e de presentes, além da tradição do Papai Noel, verdadeiro encantamento para a gurizada.

Após o Natal deparamos com a mudança de ano e novas reflexões; ano novo é esperança de melhores dias, de concretização de sonhos longamente acalentados; virada no calendário e o anseio de que o mundo se torne melhor, o que nem sempre acontece; mudança de comportamento, refazendo velhos valores, realçando a fraternidade, com respeito e amor ao próximo, tudo isso pode contribuir para uma comunidade melhor, para um mundo melhor. E aí, mais um ensinamento do Cristo, que “a paz esteja convosco”; essa paz tão falada e que, se realmente estivesse no coração de todos os homens e mulheres, o mundo seria outro, bem melhor.

Como pensar em paz quando vemos genocídios sendo praticados em algumas partes do mundo, tal como sucede, no momento, na Síria? Que paz é essa quando um sujeito joga o peso de um caminhão sobre pessoas que se divertiam e se preparavam para os festejos de fim de ano em uma cidade da Alemanha, matando alguns e ferindo dezenas, entre adultos e crianças?

Infelizmente, nunca houve uma autêntica paz no mundo; além das guerras mundiais, convivemos com guerras focais, que não deixam de ser guerras e de destruir vidas; a ganância, a corrupção, o obscurantismo, o fanatismo religioso, o enorme lucro adquirido com a fabricação e venda de armas letais, contribuem para afastar os seres humanos, desestabilizar a convivência entre os povos e afastar a tão sonhada e desejada paz.

Mas, se cada um de nós, cumprir o dever e os ensinamentos cristãos, já se terá alcançado alguma conquista, contribuindo para melhorar o mundo.

Que o espírito de Natal invada cada um de nós e que o enfrentamento de um novo ano seja feito com dedicação, respeito, fraternidade visando a tão almejada paz mundial. - João Otávio Macedo.