COM A VITÓRIA DE CHICO, QUEM GANHA OU PERDE?

O vereador Chico Reis (PSDB) ganhou o voto de 12 dos seus 21 edis de Câmara Municipal para assumir a presidência da Casa pelos próximos dois anos. Um dos maiores obstáculos para manter o elevado apoio, na opinião do próprio gestor, é administrar as finanças em um período de crise. Já entre a bancada de oposição, o maior pedido é pela garantia da independência em relação ao executivo.

Chico e o prefeito Fernando Cuma, mantém uma relação não tão próxima, já que FG apoiou o grupo encabeçado por Ronaldão.  "A gente espera, por exemplo, que os projetos de lei cumpram o calendário, a tramitação prevista no regimento, e que sejam debatidos", destaca Manoel Junior que apoiou o novo presidente eleito da Casa.

"Este poder não pode estar atrelado ao executivo, tem que ter autonomia, tem que ter transparência", defendeu o Vereador Junior Brandão, que reassumiu seu segundo mandato na Câmara neste domingo (1º).

Outro Vereador avalia que Chico tem dado sinalizações de que pretende fazer um diálogo com a oposição superior ao que vinha sendo feito, mas que "ainda é cedo para avaliar". Os integrantes da Mesa Diretora eleita voltam suas preocupações para a questão econômica e pela crise que a cidade vem enfrentando. 

O Vereador Robinho também destaca o papel da opinião pública. "Há uma exigência da população sobre o cenário político de Itabuna, por maior ética, maior transparência e isso não é simples", disse o vereador, que assume seu primeiro mandato.

Agora o antecessor de Chico, Aldenes Meira, prefere o viés político para aconselhar o presidente e ressalta que o apoio dos demais vereadores é fundamental: "O presidente sozinho não faz nada, finalizou. O grupo vencedor, poderá sofrer algumas mudanças principalmente na mesa, se os vereadores Charliane, Enderson Guinho e Nel do Bar, forem afastados pela Justiça Eleitoral. O caso desses três novos edis, ainda não foi resolvido e tudo pode acontecer.

Um comentário:

NINO RIBEIRO disse...

Beto, estou gostando muito de suas postagens. Seu profissionalismo é bastante sério, continue assim.
PARABÉNS PELO BLOG.
SOU SEU FÃ.
"Nino Ribeiro 100% Califórnia"