O CERIMONIALISTA...

A administração pública é um espaço hierárquico que exige observância constante das formalidades e dos ritos que envolvem os atos solenes a compor ou não os diferentes tipos de eventos.

Quais as diferenças das funções de um cerimonialista, do chefe de cerimonial e do mestre de cerimônias?

O cerimonialista é o responsável por elaborar o roteiro de cerimonial, bem como dar suporte ao mestre de cerimônias quando houver necessidade. O cerimonialista é responsável pelo script dos acontecimentos, por inserir de forma correta as leis que regem o Cerimonial e Protocolo, a etiqueta e todo o cuidado necessário para a realização de uma cerimônia; o mestre de cerimônias é o profissional gabaritado para executar o cerimonial, ser o porta-voz da solenidade, e deve-se ter muito cuidado ao escolher um “MC” para os eventos. Mestre de cerimônias requer mais experiência e noções de Cerimonial e Protocolo, principalmente ser discreto; já o chefe de cerimonial é quem comanda toda a equipe de cerimonial. É ele que faz os últimos ajustes em um cerimonial, que faz contato direto com as autoridades e que as recebe em ocasiões oficiais. Uma Prefeitura de cidade com porte de mais de 250 habitantes, requer um cerimonialista experiente e expert no assunto, porque o cartão de visita na hora das apresentações é a voz do cerimonialista, se o mesmo não entender da área, obviamente deixa um vácuo na hora das festividades municipais. Eu acho que é cada um na sua área.

O cerimonialista é a pessoa designada pelo gestor para garantir o bom andamento dos eventos de acordo com os seus anseios. É ele quem toma para si todas as questões relacionadas aos convidados, protocolos e formalidades. Está sempre pronto para resolver qualquer tipo de imprevisto. “Seu trabalho tem como principal foco o andamento da cerimônia seja ela qual for”. Isso significa estar presente no local do evento desde antes da chegada dos convidados para recebê-los, um a um, e garantir a montagem de cada detalhe de acordo com o projeto idealizado. Antes do início da cerimônia, a equipe se divide para receber os convidados e acomodá-los em seus lugares, preparar e orientar a entrada. 

Nenhum comentário: